Inglaterra

Fim da era Klopp, início da era Slot: o que esperar do novo técnico do Liverpool

Novo técnico começará seu trabalho em Anfield Road a partir de primeiro de junho

A partir do dia primeiro de junho, o holandês Arne Slot assumirá o cargo de técnico do Liverpool no lugar de Jürgen Klopp, iniciando uma promissora nova era em Anfield Road. O treinador de 45 anos conquistou a Eredivise (Campeonato Holandês) na última temporada, e faturou a Copa da Holanda do ciclo atual pelo Feyenoord. Conhecido pelo estilo ofensivo, em termos de modelo de jogo, a torcida do clube inglês pode nem sentir tantas diferenças neste começo de trabalho.

O Liverpool confirmou o anúncio de seu mais novo treinador na tarde desta segunda-feira (20), em suas redes sociais, e o vínculo do clube com Slot será de três anos, encerrando-se inicialmente em 2027. Procurado por outros clubes do futebol inglês como Chelsea, Tottenham, e Leeds, o mais novo treinador dos Reds havia renovado seu contrato com o Feyenoord até 2026. Porém, decidiu dar um novo rumo à sua carreira, aceitando o desafio de substituir um dos técnicos mais vitoriosos da história recente da equipe de Anfield Road.

Por que o Liverpool escolheu Arne Slot?

O time inglês tinha como escolha prioritária a vinda de Xabi Alonso para o lugar de Jürgen Klopp. O excepcional trabalho à frente do Bayer Leverkusen, e a identificação do espanhol com o clube, eram pontos colocados em pauta no convite feito ao treinador. Com a escolha do comandante em estender seu vínculo com os alemães, restou ao Liverpool voltar ao mercado, e avaliar opções que estivessem conforme o que já era aplicado por Klopp.

Arne Slot tem características de trabalho muito parecidas com as de Klopp. O holandês conseguiu fazer do Feyenoord um time competitivo no cenário doméstico, jogando um futebol ofensivo, intenso, praticamente no mesmo molde aplicado por Jürgen durante sua passagem de nove anos por Anfield Road.

Rúben Amorim, campeão português pelo Sporting, e Roberto De Zerbi, recém-desligado do Brighton, foram outros nomes cogitados pela diretoria do Liverpool antes do acerto com Slot. Como não avançou nas outras opções, o clube inglês foi rápido em acertar com o prodígio holandês para conseguir se organizar melhor em sua preparação a partir da próxima temporada.

Como Arne Slot arma suas equipes?

Arne Slot tem preferência pelo esquema 4-3-3, ou mesmo o 4-2-3-1, com dois pontas de velocidade pelos lados. O holandês pode alternar entre estes sistemas de jogo dependendo do adversário que o Liverpool terá pela frente. Adepto do futebol ofensivo, o jovem comandante gosta de ter o controle da bola, e costuma pedir a seus comandados para pressionar a saída de bola a todo o momento durante o jogo.

Além disso, Slot é conhecido por gerenciar muito bem as categorias de base, e não será nenhuma surpresa caso o Liverpool promova alguns jogadores jovens para integrar o elenco principal caso tenha a necessidade de algumas peças no decorrer da temporada.

— Somos uma equipe de ataque, que gosta de ter muita bola e jogamos com muita intensidade. Quando não temos a bola, queremos recuperá-la o mais rápido possível, sendo agressivos e pressionando para recuperar a posse — explicou Slot ao site da Uefa em 2022;

Como foi a passagem de Slot no Feyenoord

Logo em seu primeiro ano como treinador na Holanda, Slot terminou o Campeonato Holandês na terceira colocação. Ademais, conseguiu levar o Feyenoord a uma final europeia após 20 anos, perdendo a decisão da Conference League para a Roma. Na temporada 2022/2023, a equipe sofreu uma reformulação, mas o jovem técnico aproveitou o momento instável dos rivais Ajax e PSV para liderar com folga a Eredivise, faturando seu primeiro título como treinador.

Na atual temporada, Slot faturou o título da Copa da Holanda ao bater o NEC Nijmanen por 1 a 0, gol marcado por Igor Paixão, encerrando seu ciclo em Roterdã com o vice-campeonato da liga nacional. Em 148 jogos disputados pelo Feyenoord, o treinador conquistou 97 vitórias, 24 empates, sofrendo apenas 24 derrotas.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo