Premier League

Guia rápido da Premier League 2024/2025: Favoritos e quem pode surpreender

Atual tetracampeão inglês, Manchester City de Pep Guardiola mantém favoritismo no torneio; veja projeções

Para alegria dos amantes do futebol inglês, a Premier League 2024/2025 vai começar! Nesta sexta-feira (16), a partir das 16h (horário de Brasília), Manchester United x Fulham se enfrentam em Old Trafford e abrem a nova temporada da competição.

A 1ª rodada da Premier League, a ser inaugurada por Red Devils e Cottagers, ainda contará com jogos no sábado (17), domingo (18) e segunda-feira (19).

1ª rodada da Premier League

  • Manchester United x Fulham – sexta-feira (16), às 16h
  • Ipswich Town x Liverpool – sábado (17), às 8h30
  • Arsenal x Wolverhampton – sábado (17), às 11h
  • Everton x Brighton – sábado (17), às 11h
  • Newcastle x Southampton – sábado (17), às 11h
  • Nottingham Forest x Bournemouth – sábado (17), às 11h
  • West Ham x Aston Villa – sábado (17), às 13h30
  • Brentford x Crystal Palace – domingo (18), às 10h
  • Chelsea x Manchester City – domingo (18), às 12h30
  • Leicester x Tottenham – segunda-feira (19), às 16h

O Manchester City defende uma hegemonia na elite do futebol inglês. Em 2023/24, o time comandado por Pep Guardiola alcançou feito inédito e fez história ao se sagrar tetracampeão da Premier League. Apesar de tal façanha, os Citizens seguem insaciáveis e se colocam novamente como os principais postulantes ao título.

Depois de bater na trave duas vezes seguidas, o Arsenal quer colocar um ponto final no reinado do City. Bem montada e altamente competitiva, a equipe de Mikel Arteta promete ser novamente a grande desafiante do esquadrão de Manchester pela ponta da tabela.

Confira neste guia rápido da Trivela os detalhes sobre a Premier League 2024/2025: quem são os favoritos ao título inglês, quais times podem surpreender e decepcionar ao longo da campanha.

Premier League 2024/2025

  • Início: 16 de agosto de 2024 (sexta-feira)
  • Fim: 25 de maio de 2025 (domingo)
  • Número de equipes: 20
  • Atual campeão: Manchester City
  • Promovidos para a 1ª divisão: Leicester City, Ipswich Town e Southampton

Distribuição de vagas

  • Champions League: quatro primeiros colocados
  • Liga Europa: quinto colocado
  • Conference League: sexto colocado
  • Rebaixamento: três últimos colocados

Onde assistir

Os direitos de transmissão da Premier League no Brasil seguem exclusivos dos canais Disney. Você pode assistir às partidas da competição na ESPN (TV por assinatura) e no Disney+ (plataforma de streaming).

Vale destacar que, em junho, a Disney confirmou a fusão das plataformas de streaming Disney+ e Star+ no Brasil.

Clubes participantes

Arsenal, Aston Villa, Bournemouth, Brentford, Brighton, Chelsea, Crystal Palace, Everton, Fulham, Ipswich Town, Leicester City, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Newcastle, Nottingham Forest, Southampton, Tottenham, West Ham e Wolverhampton.

Jogadores brasileiros na temporada

  • Arsenal: Gabriel Jesus, Gabriel Magalhães e Gabriel Martinelli
  • Aston Villa: Diego Carlos
  • Bournemouth: Neto
  • Brentford: Igor Thiago
  • Brighton: Igor Julio e João Pedro
  • Chelsea: Deivid Washington
  • Crystal Palace: Matheus França
  • Fulham: Andreas Pereira, Carlos Vinícius e Rodrigo Muniz
  • Liverpool: Alisson
  • Manchester City: Ederson e Savinho
  • Manchester United: Antony e Casemiro
  • Newcastle: Bruno Guimarães e Joelinton
  • Nottingham Forest: Carlos Miguel, Danilo e Murillo
  • Southampton: Wellington
  • Tottenham: Richarlison
  • West Ham: Luis Guilherme e Lucas Paquetá
  • Wolverhampton: João Gomes, Matheus Cunha e Pedro Lima

Favoritos para Premier League em 2024/2025

Manchester City e Arsenal despontam como os grandes favoritos ao título da Premier League. Enquanto um busca manter a hegemonia recente, o outro espera se inspirar no passado de glórias para tentar quebrar um jejum de 20 temporadas sem erguer o principal troféu do futebol inglês.

Manchester City

Jogadores do Manchester City celebram título da Premier League
Jogadores do Manchester City celebram título da Premier League (Foto: IMAGO Images)

Jogadores decisivos, sistema de jogo bem definido, projeto vencedor e Pep Guardiola na área técnica. São muitos os motivos que nos levam a crer que o Manchester City conquistará mais uma vez a Premier League.

É bem verdade que o clube tem deixado um pouco a desejar na atual janela de transferências. Apenas Savinho foi contratado e, de quebra, Julián Álvarez acabou vendido ao Atlético de Madrid. Mas nem isso é capaz de afugentar o favoritismo dos Citizens.

Dono de uma mente brilhante e obcecada por trabalho, Guardiola conhece o elenco que tem em mãos e sabe exatamente como extrair o melhor de cada atleta. Com uma proposta agressiva e sufocante, o técnico catalão não se cansa de passar por cima dos adversários ingleses, e tentará manter tal ‘sina' nesta temporada.

Apesar da postura tímida no mercado, novos reforços devem chegar para agregar ainda mais no plantel do Tubarão. Rodri, De Bruyne, Bernardo Silva, Haaland, entre outros. Os nomes e a qualidade acima da média falam por si só…

Arsenal

Desbancar o City e vencer a Premier League é o grande sonho e objetivo do Arsenal
Desbancar o City e vencer a Premier League é o grande sonho e objetivo do Arsenal (Foto: IMAGO Images)

Eis a principal ameaça do Manchester City. O Arsenal, ainda que não conquiste a Premier League desde 2003/2004, provou nas últimas temporadas que está muito perto de sair da fila.

A falta de experiência em momentos decisivos e a pressão de voltar a ser campeão inglês minaram o resultado final dos Gunners, que bateram na trave tanto em 2022/2023, como em 2023/2024.

A decepção é um sentimento importante para o crescimento, e é nisso que Arteta e companhia se apegam. Mais cascudo, o Arsenal dá indícios de que está pronto para gritar é campeão. Será que agora vai?

Calafiori, destaque da seleção italiana na Eurocopa, foi contratado para resolver o problema da lateral-esquerda. A falta de um artilheiro, entretanto, continua sendo um ponto fraco dos Gunners. A conferir se o clube londrino fará movimentações neste sentido no mercado.

Quem pode surpreender

Do chamado Big Six, Liverpool e Tottenham são os clubes que podem surpreender nesta edição de Premier League. Além da dupla, o Aston Villa, grande sensação de 2023/2024, é outro que merece um olhar especial.

Liverpool

Liverpool inicia uma 'nova era' após a saída de Klopp
Liverpool inicia uma ‘nova era' após a saída de Klopp (Foto: IMAGO Images)

Jürgen Klopp foi embora, mas o futuro do Liverpool parece promissor. Agora sob o comando de Arne Slot, os Reds fizeram boa pré-temporada e mostraram que continuam sendo um time capaz de bater de frente com qualquer adversário.

Por outro lado, a falta de reforços (até o momento) e a inexperiência de Slot na Premier League são fatos que deixam uma pulga atrás da orelha do torcedor. Será difícil para o técnico holandês e sua comissão acompanharem o ritmo de City e Arsenal.

Se peças chegarem e o elenco for encorpado, o ‘novo' Liverpool pode brigar por coisas grandes na temporada. A tendência é que a equipe se mantenha no G4 e alcance uma vaga na Champions League. Porém, não se pode subestimar a capacidade dos destaques dos Reds.

Afinal, quem tem um ataque com Salah, Luis Díaz e Darwin Núñez, e uma defesa sólida, cujas referências são Alisson e Van Dijk, deve mirar no topo da tabela.

Tottenham

Ange Postecoglou em jogo do Tottenham
Ange Postecoglou em jogo do Tottenham (Foto: IMAGO Images)

Ange Postecoglou chegou chegando na Inglaterra. O treinador australiano teve um impacto inicial avassalador no comando do Tottenham, contudo, a gasolina não durou por muito tempo.

Os Spurs caíram drasticamente de produção na metade final da temporada 2023/2024 e sequer asseguraram vaga para Champions — estão na Liga Europa.

A frustração foi grande, mas não maior que o belo cartão de visitas de Ange. Aclamado por boa parte da torcida do Tottenham, o treinador conta com a confiança da diretoria e tem tudo para seguir desenvolvendo seu bom trabalho à frente de um plantel interessante.

Os Spurs mantiveram a base e adicionaram jovens com alto potencial de crescimento. Tal estratégia de mercado, aliada a permanência de Postecoglou, dão esperanças de que o clube do norte de Londres terá uma jornada de sucesso pela frente.

Aston Villa

Ollie Watkins comemora gol pelo Aston Villa
Ollie Watkins comemora gol pelo Aston Villa (Foto: IMAGO Images)

Técnico mantido, base de jogadores mantida e um ambiente hostil para os adversários. O Aston Villa tem razões de sobra para vislumbrar mais uma temporada expressiva na Premier League.

Com o ótimo Unai Emery na área técnica, o clube de Birmingham demonstrou ousadia na janela ao contratar jogadores como Amadou Onana (59,3 milhões de euros) e Ian Maatsen (44,5 milhões de euros).

O elenco do Villa é qualificado e já deu amostras suficientes de que encara de igual para igual os peixes grandes da Premier League.

Mais do que isso, a experiência do treinador espanhol no futebol inglês e seu tato com esse grupo de jogadores também precisam ser levados em conta. Briga por G4 deve ser o campeonato do time de Emery.

Quem pode decepcionar

O Chelsea é forte candidato a possível decepção do futebol inglês em 2024/25. Clube mais gastão das últimas temporadas na Europa, os Blues contratam, contratam e parecem não sair do lugar.

Chelsea

Maresca orienta Caicedo durante amistoso do Chelsea em Stamford Bridge
Maresca orienta Caicedo durante amistoso do Chelsea em Stamford Bridge (Foto: IMAGO Images)

Desde que comprou o Chelsea, o ‘mantra' de Todd Boehly é: empilhar jovens, planejar o futuro e ignorar o presente. O clube londrino não se cansa de bater recordes de transferências e não resolver as deficiências de seu plantel.

Mauricio Pochettino conseguiu boa arrancada na reta final de 2023/24, mas isso não foi suficiente para mantê-lo no cargo. O técnico argentino apresentava claras divergências perante à diretoria dos Blues e, em comum acordo, decidiu interromper seu trabalho.

Enzo Maresca foi contratado, e os problemas parecem ter aumentado pelos lados de Stamford Bridge. Agora, além de um elenco caro, inexperiente e deficitário, o Chelsea terá de ter paciência para se adaptar ao estilo do novo treinador.

O comandante italiano, que ‘fez escola' com Pep Guardiola no Manchester City e levou o Leicester ao título da Championship na última temporada, é adepto do chamado jogo posicional. Isso leva tempo, dedicação e planejamento. A ver se vingará nos Blues.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo