Inglaterra

Calafiori talvez nem jogue de zagueiro no Arsenal e isso é uma boa notícia

Nos Gunners de Mikel Arteta, italiano provavelmente entrará como lateral-esquerdo, posição de origem e acostumado a fazer

O Arsenal oficializou a chegada do zagueiro Riccardo Calafiori nesta segunda-feira (29), em um negócio que pode atingir os 42 milhões de euros, pagos ao Bologna.

O jovem de 22 anos já se juntou ao elenco nos Estados Unidos, onde os Gunners estão realizando a pré-temporada antes do início de 2024/25, marcado para 17 de agosto.

Como um dos mais promissores zagueiros da Europa, o italiano fez uma grande última temporada no Rossoblù, sempre à esquerda da zaga, e depois fechou com uma Eurocopa sensacional, apesar da eliminação precoce da Itália – inclusive, Calafiori estava suspenso no jogo final.

Ironicamente, a principal contratação do Arsenal na janela de transferência até aqui talvez nem jogue na sua posição de destaque, e nós da Trivela explicamos.

Calafiori encontrará dupla de zaga consolidada no Arsenal

Na Premier League de hoje provavelmente nenhum time tenha dois zagueiros tão consolidados e regulares como os vermelhos de Londres.

Mikel Arteta achou a dupla ideal com o brasileiro Gabriel Magalhães, canhoto como Calafiori, e o francês Wilian Saliba. Rápidos, bons na saída de bola e ainda melhores no jogo aéreo, seja defensivo ou ofensivo.

Por isso que o italiano chega para ser um reserva imediato da dupla, mas isso não quer dizer que ele ficará no banco.

Isso porque a lateral esquerda do Arsenal é uma questão. Titular em outros momentos, Oleksandr Zinchenko perdeu seu status pelas recorrentes lesões e viu o zagueiro Jabuk Kiwior ganhar a posição.

Agora, com a chegada de Calafiori, o polonês quer sair e a Internazionale poderia ser um caminho, conforme publicaram jornais da Itália.

Parece um caminho natural, Kiwior sai e o ex-Bologna ocupará esse espaço como o lateral-esquerdo, função que Arteta exige que faça a saída ao lado da dupla de zaga, algumas vezes realizando ultrapassagens pelo corredor ou se tornando outro meio-campista ao lado de Declan Rice – tudo isso, claro, no momento com bola.

— Nós identificamos Riccardo como parte de nossa estratégia para contratar jogadores que se encaixem em nosso perfil e que irão reforçar nosso elenco para competir no mais alto nível. Calafiori tem 22 anos, mas traz qualidade e experiência. Ele rapidamente se tornará um jogador do Arsenal e tem mostrado consistentemente sua qualidade por clube e seleção. — analisou Edu Gaspar, diretor-esportivo do Arsenal.

E não há nenhum problema nisso para Calafiori, que começou a carreira justamente como lateral na Roma.

Só conseguiu ter sequência na carreira no Basel, onde foi quase 100% do tempo lateral-esquerdo. Em duas oportunidades exerceu a função no Bologna em 23/24.

Vale citar que o zagueiro pode trazer também uma nova alternativa tática a Arteta pela possibilidade de jogar em uma linha de três.

Riccardo é ótimo em passes que quebram linhas e lançamentos, o que dará os Gunners qualidade e rapidez na saída de bola.

— É um jogador que acompanhamos há mais de um ano. Nós o identificamos como um jogador que pode nos dar habilidades e qualidades que podem nos tornar melhores e ainda assim, você está contratando um jogador com uma enorme capacidade de desenvolvimento. — elogiou o técnico dos Gunners.

Outro fator inusitado é a manutenção da escalação com quatro zagueiros. Calafiori se juntaria a Magalhães e Saliba, além de Ben White, hoje o dono da lateral direita.

O holandês Jurrien Timber, reserva, também pode jogar no centro ou lados da linha de quatro, e Takehiro Tomiyasu normalmente sai do banco podendo atuar nas duas laterais.

O Arsenal inicia oficialmente a temporada 24/25 contra o Wolverhampton, em casa, pela abertura do Campeonato Inglês. Além das copas locais, também disputará novamente a Champions League.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo