Premier League

Liverpool garante vaga na Champions, Chelsea perde, mas se classifica após Leicester tomar virada do Tottenham

Liverpool venceu e saltou para o terceiro lugar na Premier League em grande reta final; Chelsea e Leicester perderam, mas clube de Londres fica com a vaga

O Liverpool confirmou o favoritismo e está classificado para a próxima edição da Champions League. Depois de uma temporada difícil, a reta final dos Reds premiou um bom desempenho. Nesta última rodada da Premier League, o clube voltou a Anfield, pela primeira vez na temporada com torcida, e venceu o Crystal Palace por 2 a 0. Os Reds, aliás, ficaram com o terceiro lugar, porque tanto Chelsea quanto Leicester tropeçaram na rodada. O time de Tuchel é que irá à Champions pelo saldo de gols, enquanto o Leicester terá que se contentar com a Liga Europa.

Foi o retorno ao seu estádio, Anfield Road, com torcida. O Liverpool entrou em campo já com a camisa que será usada na temporada 2021/22. O final de temporada foi feliz para o Liverpool em uma temporada que foi muito tumultuada em campo. Os desfalques na defesa e a busca de substitutos foi um processo longo, demorado e caro ao time, que desperdiçou muitos pontos. O time se recuperou na parte final da temporada, enquanto Leicester e Chelsea derreteram e não conseguiram manter o pique.

O Crystal Palace começou ameaçando. Primeiro em um cruzamento perigoso que Alisson precisou colocar para escanteio. Depois, aos 13 minutos, em um erro do Liverpool, Andros Twosend interceptou, com campo para correr, avançou e chutou cruzado e a bola passou perto, mas foi para fora.

O zagueiro Nathaniel Phillips perdeu um gol incrível em uma cobrança de escanteio que ele cabeceou para fora, sozinho no meio da área. Só que foi em um escanteio, com participação do zagueiro, que o gol saiu. Andrew Robertson cobrou escanteio da esquerda, Phillips desviou e a bola ficou pipocando dentro da área para Sadio Mané colocar para dentro: 1 a 0, aos 35 minutos.

O segundo gol saiu já no segundo tempo, dando um pouco mais de tranquilidade em um jogo que o Liverpool era claramente melhor. Aos 29 minutos, em uma grande arrancada de Mohamed Salah, Sadio Mané tocou para marcar, com desvio, o 2 a 0 no placar.

Logo depois do segundo gol, Jürgen Klopp sacou o meio-campista Georginio Wijnaldum, que entrou em campo como capitão do time. Seu contrato se encerra em junho e ele não deve ficar no clube. É especulado para integrar o time do Barcelona de Ronald Koeman, que busca bons negócios gastando pouco. Como o holandês fica sem contrato, ele vira uma boa opção. O jogador foi muito aplaudido pelos torcedores no estádio e abraçado pelo técnico dos Reds.

Chelsea e Leicester perdem e time de Stamford Bridge vai à Champions

Jogadores do Aston Villa comemora gol contra o Chelsea (Imago / OneFootball)

O Liverpool era o favorito para ficar com uma das vagas por ter o jogo considerado mais fácil, mas a disputa mesmo parecia estar entre Chelsea e Leicester. Os dois decepcionaram e perderam seus jogos. Com isso, a equipe de Stamford Bridge, finalista da atual edição da Champions, garantiu a classificação para a próxima temporada. O Leicester fica com a vaga na Liga Europa.

O Leicester precisa de uma vitória de qualquer forma diante do Tottenham. Em casa, os Foxes vêm em melhor fase, mas enfrentar um adversário desse peso é sempre complicado. Ainda assim, de pênalti, o Leicester saiu na frente com Jamie Vardy. Só que no fim do primeiro tempo, Harry Kane empatou o jogo.

No outro jogo, o Chelsea perdia para o Aston Villa no intervalo do jogo. Bertrand Traoré marcou o gol que derrotava o time dos Blues. Aos sete minutos do segundo tempo, o Leicester voltou a ficar em vantagem no seu jogo, novamente com Jamie Vardy. A vaga, naquele momento, era do Leicester.

Naquele mesmo minuto no outro jogo, o Aston Villa ampliou o placar para 2 a 0 com Anwar El Ghazi. A situação no Villa Park parecia já muito mais tranquila. Bastante ao Leicester manter o bom resultado em casa.

Só que as coisas começaram a se complicar aos 31 minutos. Kasper Schmeichel, herói do time na conquista da Copa da Inglaterra, saiu muito mal do gol e acabou colocando a bola para dentro em um cruzamento de escanteio. Ele é quem toca a bola para dentro do gol e deu o empate aos Spurs.

Tudo se complicou de vez aos Foxes quando Gareth Bale, aos 42 minutos, virou o jogo, em uma jogada de ataque que começou com ele, passou por Son e Kane, e colocou na rede para marcar 3 a 2. No final, já aos 51 minutos, Bale marcou mais um e colocou 4 a 2 no placar para fechar a conta e decretar a derrota do Leicester. O time de Brendan Rodgers, que fez uma grande temporada e conquistou um título, vai ter que se conformar com a Liga Europa.

Gareth Bale gol contra o Leicester (Imago / Onefootball)

Standings provided by SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo