Premier League

Liverpool tem tudo para disparar na liderança da Premier League diante de um inconstante Newcastle

Para começar 2024 com o pé direito, o Liverpool é franco favorito contra o Newcastle pela 20ª rodada da Premier League

Nesta segunda-feira (1), às 17h (horário de Brasília), o Liverpool enfrenta o Newcastle em Anfield pela 20ª rodada da Premier League. A equipe de Jürgen Klopp lidera o campeonato com 42 pontos e tem a oportunidade de abrir vantagem de três pontos. Já o time de Eddie Howe ocupa apenas a 9ª posição com 29 pontos.

No primeiro dia de 2024, os torcedores dos Reds esperam que o ano comece com o pé direito, já que uma vitória em casa pode fazer a diferença na sequência da liga. Por outro lado, os Magpies fecharam a metade inicial de 2023/24 de forma muito inconstante, e a esperança é que os problemas sejam resolvidos a partir de janeiro visando os objetivos da temporada.

Liverpool tem tudo para disparar na Premier League

Com a melhor defesa da Premier League, que só foi vazada 16 vezes, o Liverpool tem tudo para disparar na Premier League. Mesmo sem Thiago Alcantara, Andy Robertson, Stefan Bajcetic, Joel Matip e Kostas Tsimikas – todos lesionados -, Klopp deve contar com Alexis Mac Allister, que se recuperou de um problema no joelho.

A partida contra o Newcastle pode ser ainda mais especial para Mohamed Salah, que está a um gol de distância de marcar 150 tentos com a camisa dos Reds no Campeonato Inglês. Apenas Harry Kane (Tottenham), Sergio Agüero (Manchester City), Wayne Rooney (Manchester United) e Thierry Henry (Arsenal) atingiram a marca por um clube na competição.

Vale ressaltar que o Liverpool venceu os últimos cinco jogos contra os Magpies pela Premier League, e não perde para o rival há 14 partidas, cuja última derrota aconteceu em dezembro de 2015, por 2 x 0. De lá para cá, são 10 triunfos e quatro empates. Além disso, os Reds costumam vencer quando entram em campo no dia 1 de janeiro.

Desde a derrota para o Chelsea por 1 x 0, em 2005, o Liverpool jogou cinco jogos no primeiro dia do ano e não perdeu nenhum, sendo quatro vitórias e um empate. Cenário ideal para os Reds. Contudo, isso não significa que o Newcastle vai se entregar antes mesmo de batalhar dentro de campo.

Newcastle tem (muitos) problemas

As lesões se tornaram comuns no futebol europeu nesta temporada. Como citado anteriormente, o Liverpool é um dos afetas pela bruxa à solta. Só que a situação dos Reds nem se compara ao drama dos Magpies no departamento médico.

Entre machucados e suspensos, Howe não poderá contar com Nick Pope, Jacob Murphy, Harvey Barnes, Jamaal Lascelles, Elliot Anderson, Javi Manquillo, Joe Willock, Sandro Tonali e Matt Targett, que sequer viajaram com o restante da delegação do Newcastle.

Quem pode entrar em campo – mas segue como dúvida – é Joelinton, que recebeu sinal verde do DM após uma lesão no tendão da coxa durante o Boxing Day. Em relação ao retrospecto, as coisas também não vão bem para os Magpies. São quatro derrotas nas últimas seis rodadas da Premier League.

Para piorar, o Newcastle não vence o Liverpool fora de casa pelo campeonato desde 1994, quando ganhou por 2 x 0. De lá para cá, foram 27 partidas, cinco empates e estrondosas 22 derrotas. Nada parece estar a favor de Eddie Howe e companhia, mas o jogo é jogado e o lambari é pescado. Tudo pode acontecer no futebol, e por isso que o esporte é tão apaixonante.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo o futebol. Por mais redundante que seja, ama escrever sobre o que é apaixonado, ficando de olho em tudo o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo