Premier League

Os elogios de Alisson e os segredos de Slot: o que explica o bom início do Liverpool

Além de ter vencido os três primeiros jogos da temporada, o Liverpool ainda não sofreu gols sob o comando de Arne Slot

Os três primeiros jogos de Arne Slot no comando no Liverpool empolgaram o torcedor dos Reds.

Rapidamente, a desconfiança no novo treinador, que chegou para substituir o ídolo Jurgen Klopp, e a chateação pela falta de contratação para a temporada, se transformaram em euforia.

Euforia essa que ficou ainda maior depois da vitória maiúscula por 3 a 0 no clássico contra o Manchester United, em plano Old Trafford

Nos três primeiros jogos da temporada, o time somou 7 gols marcados e nenhum sofrido (única equipe ainda não vazada), garantindo a liderança da Premier League, empatados com o Manchester City.

Primeiros jogos do Liverpool na temporada 2024/25

  • Ipswich Town 0 x 2 Liverpool
  • Liverpool 2 x 0 Brentford
  • Manchester United 0 x 3 Liverpool

O que explica o bom início do Liverpool na temporada 2024-25? O goleiro brasileiro Alisson Becker tem a resposta.

Os motivos do bom início do Liverpool de Arne Slot

Ipswich Town, Brentford e Manchester United: três jogo, três vitórias. Mais do que isso, três atuações impecáveis dos comandados de Arne Slot.

Em entrevista divulgada pelo site oficial do Liverpool, o goleiro brasileiro Alisson Becker fez questão de exaltar aquela que talvez seja a principal característica do time na temporada: esforço máximo.

— Quero destacar o trabalho duro desses caras defensivamente. Eles estão correndo muito, estão trabalhando muito duro para o time quando não têm a bola.

Com trabalho sem a bola, esforço e efetividade somados, o Liverpool achou a matemática perfeita para o início avassalador.

O Liverpool funciona basicamente da seguinte forma: quando tem a posse de bola, o time tenta cuidar o máximo para mantê-la – não à toa teve médias de 59% de posse nos primeiros três jogos da temporada.

Ao mesmo tempo que não deixa de lado o jogo de velocidade e definição rápida dos seus homens da frente, uma das principais características da equipe.

Sem a bola, por sua vez, os jogadores mais avançados tendem a ocupar os espaços da defesa adversária, fechando a linha de passe e deixando poucas opções de saída.

Ou seja: pressionar para forçar o erro.

Foi com essa combinação que, inclusive, o time fez os três gols contra o Manchester United. Pressão alta, velocidade para aproveitar a vantagem e finalizar.

Publicado por @liverpoolfc
Ver no Threads

Ideias simples e inteligentes: os elogios de Alisson ao novo comandante

Sempre que um técnico novo desembarca, o principal desafio que enfrenta nos primeiros duelos é conseguir fazer os jogadores aplicarem em campo suas ideias.

É comum que a troca de comando técnico também signifique a troca de filosofia. Mas, no Liverpool, a coisa foi o um pouco diferente.

Primeiro que Klopp não foi demitido por insatisfação e resultados ruins. O treinador, na verdade, pediu para deixar o clube e para iniciar uma pausa em sua carreira.

Enquanto organizava sua saída, fez parte da comissão que escolheu o novo comandante. Tudo para que os jogadores pudessem ter no novo treinador uma ideia de jogo parecida com a do ex-líder.

Mas, para além disso, Arne também tem muito crédito no fato dos jogadores terem comprado tão rápido suas ideias.

Os motivos para isso? Simplicidade e inteligência.

Durante a entrevista, Alisson elogiou não somente o trabalho de Arne Slot durante os treinos, mas também a sua didática.

As ideias dele [Slot] não são muito complicadas. Ele é um técnico muito inteligente, não apenas sobre a maneira como ele pensa sobre futebol, mas a maneira como ele implementa suas ideias. Ele é muito claro — destacou o brasileiro.

A clareza de Arne facilitou a implementação do seu trabalho, ao mesmo passo que isso aumentou a confiança dos jogadores.

— A mensagem é realmente clara, então para nós jogadores não é muito complicado executar. Ganhamos confiança ao fazer as coisas que ele nos pede para fazer. Mas ele exige muito trabalho duro de nós e, da nossa parte, temos que continuar com esse tipo de coisa — finalizou.

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo