Alemanha

Muitos gols e estádio lotado: como foi retorno de Klopp ao Borussia Dortmund

Sem clube desde que deixou o Liverpool, técnico alemão volta ao Signal Iduna Park para jogo festivo

Jürgen Klopp voltou a ser técnico do Borussia Dortmund. Mas calma, não é exatamente o que você está pensando. Neste sábado (7), o treinador alemão, que está sem clube desde que deixou o Liverpool, retornou ao Signal Iduna Park para um jogo festivo entre lendas da equipe auri negra.

✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky

O time ‘comandado' por Klopp venceu por 5 a 4 e fez a festa da Muralha Amarela. Mais de 81 mil torcedores estiveram presentes no estádio e puderam reencontrar o sempre sorridente e carismático treinador.Organizado pelo Borussia, o evento homenageou Jakub Blaszczykowski e Lukasz Piszczek, dois ex-jogadores poloneses importantes na história da equipe. Ambos integraram o elenco comandado por Klopp, que conquistou o bicampeonato da Bundesliga em 2010 e 2011 e o título da Copa da Alemanha de 2011.O meio-campista (Blaszczykowski) defendeu os aurinegros de 2007 a 2016, disputando mais de 250 jogos com a camisa do time. Ele encerrou a carreira no ano passado, no Wisla Cracóvia. Já o lateral-direito atuou no Dortmund de 2010 a 2021, somando mais de 350 partidas pelo clube.

Jakub Blaszczykowski e Lukasz Piszczek, os homenageados em Dortmund
Jakub Blaszczykowski e Lukasz Piszczek, os homenageados em Dortmund (Foto: IMAGO Images)

Escalação das equipes no jogo festivo em Dortmund


Aproveitando a pausa da Data Fifa, a diretoria do Borussia Dortmund decidiu promover o encontro de personagens marcantes da história do time para celebrar as carreiras de Blaszczykowski e Piszczek. A equipe do meio-campista, que teve Jürgen Klopp como treinador, contou com os brasileiros Dedê, Antônio da Silva e Felipe Santana.Por outro lado, nomes como Marcel Schmelzer e Nuri Sahin – atual técnico do Borussia – integraram o time do lateral português — ‘dirigido' por Peter Krawietz (auxiliar inseparável de Klopp).Time Jakub Blaszczykowski: Roman Weidenfeller, Mats Hummels, Julian Koch, Dede, Neven Subotic, Felipe Santana, Marcin Wasilewski, Patrick Owomoyela, Moritz Leitner, Antonio da Silva, Giovanni Federico, Kevin Großkreutz, Kamil Grosicki, Mohamed Zidan, Lucas Barrios, Mladen Petric, Jakub Blaszczykowski, Nelson Valdez, Ebi Smolarek. Técnico: Jürgen Klopp.Time Lukasz Piszczek: Marwin Hitz, Jaroslav Drobny, Lukasz Piszczek, Joo-Hoo Park, Marcel Schmelzer, Ömer Toprak, Sokratis Papastathopoulos, Erik Durm, Nuri Sahin, Oliver Kirch, Florian Kringe, Gonzalo Castro, Henrikh Mkhitaryan, Jacek Krzynowek, Artur Wichniarek, Adrian Ramos, Julian Schieber. Técnico: Peter Krawietz.


Klopp observa aquecimento dos jogadores antes do início do jogo festivo
Klopp observa aquecimento dos jogadores antes do início do jogo festivo (Foto: IMAGO Images)

História de Klopp no Borussia DortmundApós bom início de carreira como treinador no Mainz 05 — onde encerrou a trajetória como jogador — Jürgen Klopp chegou ao Borussia Dortmund em 2008. Começava ali uma relação de amor e idolatria.Nas sete temporadas em que esteve à frente do clube aurinegro, Klopp marcou época e cravou seu nome na história da instituição.Ele fez a equipe bater de frente com o Bayern de Munique, interrompeu a hegemonia bávara no futebol alemão e se tornou o técnico mais vitorioso do Borussia — ao lado de Ottmar HItzfeld. Ao todo, foram cinco títulos conquistados, com destaque para o bicampeonato alemão citado acima. Títulos de Klopp pelo Borussia Dortmund
  • Bundesliga: 2 (2010/2011 e 2011/2012)

  • Supercopa da Alemanha: 2: (2013 e 2014)

  • Copa da Alemanha: 1 (2011/12)

  • Vice-campeão da Champions League (2012/13)

  • Foto de Guilherme Calvano

    Guilherme CalvanoRedator

    Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
    Botão Voltar ao topo