Premier League

Ídolo do United, Solskjaer pode assumir clube campeão da Premier League

Ole Gunnar Solskjaer não treina nenhuma equipe desde 2021, quando deixou o Manchester United

O ex-jogador e hoje treinador Ole Gunnar Solskjær pode estar voltando à Premier League após dois anos e meio sem comandar nenhuma equipe. O ídolo e ex-treinador do Manchester United é o favorito para assumir o Leicester City, campeão inglês na temporada 2015/16.

O Leicester, que conquistou o título da EFL Championship, a segunda divisão inglesa, na última temporada, e carimbou seu retorno à elite inglesa, busca um treinador desde a saída de Enzo Maresca.

Maresca, ex-jogador e hoje técnico de 44 anos, liderou o Leicester na campanha de 97 pontos na Championship.

O italiano deixou o clube para assumir o bilionário Chelsea, que encerrou sua ligação com o argentino Mauricio Pochettino após campanha decepcionante na Premier League de 2023/24.

Os Blues ficaram na sexta colocação da liga inglesa, conquistando uma vaga na UEFA Conference League, uma espécie de terceira divisão continental, atrás da Europa League e da badalada Champions League.

Enzo Maresca deixou o Leicester, rumo ao Chelsea, após título da Championship
Enzo Maresca deixou o Leicester, rumo ao Chelsea, após título da Championship – Foto: Icon Sport

De acordo com o jornal inglês The Sun, o Leicester já fez contatos com o treinador norueguês de 51 anos.

Além de Solskjaer, outros nomes estão no radar dos Foxes, sendo eles o ex-jogador Ruud van Nistelrooy, Carlos Corberan, do West Brom, David Moyes, ex-West Ham, Graham Potter, sem clube, e Steve Cooper, que comandou o Nottingham Forest recentemente.

Apesar da extensa lista, é Ole Gunnar Solskjær o favorito ao cargo.

Ele, inclusive, vê com entusiasmo a possibilidade de retornar à principal liga de clubes do mundo após tanto tempo desempregado. O treinador chegou a recusar propostas, até mesmo para comandar seleções, no período.

A carreira de Solskjaer

A carreira de Ole Gunnar Solskjær como treinador de clubes profissionais começou em 2011, quando comandou o Molde FK, da Noruega.

Antes disso, havia trabalhado na comissão técnica do Manchester United, entre 2007 e 2008, e liderado os reservas dos Red Devils entre 2008 e 2010.

Após três anos no Molde, Solskjaer voltou à Grã-Bretanha para treinar o Cardiff City, do País de Gales, onde ficou por menos de um ano.

Após deixar o Cardiff, ficou cerca de um ano parado até voltar ao Molde, ficando de outubro de 2015 até o final de 2018.

Saiu do clube para assumir o Manchester United, de forma interina. Foram três meses no modelo até ser contratado de forma definitiva, após bom desempenho do clube.

Solskjaer é um grande ídolo do Manchester United, onde foi multicampeão como jogador
Solskjaer é um grande ídolo do Manchester United, onde foi multicampeão como jogador – Foto: Icon Sport

Solskjaer ficou por cerca de dois anos e meio como treinador efetivo do United. Durante esse tempo, viveu altos e baixos, jamais se tornando uma unanimidade no clube.

Foi demitido em novembro de 2021 após uma goleada sofrida para o Watford, por 4 a 1, e desde então não assumiu nenhuma equipe.

O também ex-jogador e ídolo do United, Michael Carrick, assumiu interinamente, por 12 dias, antes do alemão Ralf Rangnick ser escolhido para o cargo, também de forma interina.

Rangnick ficou no clube por seis meses até o fechamento da temporada, quando o Manchester United escolheu o holandês Erik Ten Haag, atual treinador, para comandar o clube.

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo