Premier League

Dono do Sparta Praga compra 27% de ações do West Ham e se torna segundo maior acionista do clube

Daniel Kretinsky se torna parte da diretoria do West Ham com a compra, que o torna o segundo maior acionista do clube de Londres

O empresário tcheco Daniel Kretinsky completou a compra de 27% das ações do West Ham e, assim, tornou-se o segundo maior acionista dos Hammers. Kretinsky é um dos donos do Sparta Praga, um dos principais clubes tchecos, e seu colega, Pavel Horsky, foi indicado para o conselho do clube. Juntou-se, entre outros, aos presidentes David Sullivan e David Gold, além da vice-presidente Karren Brady.

VEJA MAIS:
20 times europeus que excedem as expectativas em suas ligas e entram na Data Fifa em alta
Maior artilheiro da história do Campeonato Inglês, Jimmy Greaves colecionou cicatrizes e marcou época por Tottenham e Chelsea
O West Ham de 1985/86: maior momento da história dos Hammers na liga inglesa

Com essa compra, as ações de Sullivan, que segue como principal acionista, foram reduzidas de 51,5% para 38,8%. Os outros acionistas também tiveram suas porcentagens reduzidas: Gold teve suas ações reduzidas de 35,1% para 25,1%, Tripp Smith reduziu de 10% para 8% e o número de ações nas mãos de outros investidores caiu de 3,4% para 1,1%.

O interesse checo no West Ham não é uma coincidência. O elenco dos Hammers tem três jogadores tchecos, sendo um deles um grande destaque: o meio-campista Tomas Soucek, de 26 anos. Além dele, o lateral direito Vladimir Coufal, de 29 anos, e o volante Alex Krral, de 23, também fazem parte do plantel. Curiosamente, nenhum deles veio do Sparta Praga. Todos passaram pelo Slavia Praga, rival do Sparta na capital tcheca.

Segundo fontes informaram ao Guardian, isso não significa que Kretinsky irá automaticamente comprar o clube de Sullivan e Gold, os principais acionistas até então. Kretinsky é um empresário com diversos investimentos no Reino Unido, entre eles no Royal Mail [o sistema de correios do Reino Unido], Sainsbury’s [uma das maiores redes de supermercados do Reino Unido] a o jornal francês Le Monde. Ele é um advogado qualificado para atuar no Reino Unido também.

“Estou satisfeito que esse processo detalhado foi agora concluído com sucesso. Sou apaixonado por futebol. Admiro e respeito muito a excepcional história e tradição do West Ham United, assim como sua base de torcedores leais e apaixonados e também o papel muito inspirador que exerce em iniciativas e programas sociais”, afirmou Kretinsky.

Recentemente, o West Ham rejeitou duas propostas recentemente de aquisição da PAI Capital, uma empresa de investimentos que é liderada por Nasib Piriyev. O West Ham é um clube de muita tradição de Londres, que arrendou o Estádio Olímpico de Londres – chamado agora de London Stadium – depois dos jogos Olímpicos na cidade, em 2012.

“Sempre estamos procurando continuar a progredir e o envolvimento de Daniel traz investimentos que irão fortalecer a posição do clube e, por sua vez, ajudará no desenvolvimento das principais áreas de enfoque do clube”, afirma Karren Brady. “David Sullivan e David Gold sempre foram muito abertos sobre encontrar o investidor certo para se juntar a eles como guardiões do West Ham United e a forte visão de negócios de Daniel e a experiência no futebol serão de grande benefício para o clube. Estamos muito ansiosos para trabalhar com ele e Pavel”.

Sempre que há compra de ações de um dono estrangeiro, mesmo que não tenha se tornado acionista majoritário, gera algum tipo de preocupação de um lado, já que é uma pessoa que não necessariamente entende a natureza do clube, e também alguma dose de empolgação, já que vem com ele a possibilidade de mais investimentos.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo