Premier League

Brighton conta com gols de Welbeck e João Pedro para aniquilar o United no Old Trafford

Brighton confirma fama de carrasco do Manchester United e vence com tranquilidade, com gols de Welbeck, Groß e João Pedro

Em pleno Old Trafford, o Brighton amassou o Manchester United neste sábado (16) e venceu com um 3 a 1 de respeito pela quinta rodada da Premier League. A lei do ex de Danny Welbeck foi devidamente aplicada contra os mandantes, além de um gol do carrasco Pascal Groß e do brasileiro João Pedro. O jovem turco Hannibal Mejbri, de 20 anos, descontou ao marcar pela primeira vez pelo time profissional dos Red Devils.

Os três gols do Brighton o deixaram definitivamente como o melhor ataque do campeonato, com 15 marcados em cinco rodadas, ocupando a terceira colocação. Apenas em 12º está o United, com duas vitórias.

A partida representou a estreia de Ansu Fati com a camisa do time do sul da Inglaterra, enquanto Sergio Reguilón debutou pelo lado vermelho de Manchester, que teve Rasmus Højlund como titular pela primeira vez.

United sufoca no início, Brighton toma controle do jogo e abre o placar

O técnico holandês Erik ten Hag optou por uma inovação em sua escalação por conta do afastamento dos pontas Antony e Jadon Sancho. A equipe mandante se armou com um losango no meio-campo, composto por Casemiro como o responsável pela saída de bola, tendo à direita Scott McTominay e à esquerda Christian Eriksen, além do português Bruno Fernandes de meia. Marcus Rashford e Højlund faziam a dupla de ataque, com o inglês mais móvel e caindo pelas pontas.

O Brighton de Roberto De Zerbi, sem Pervis Estupiñán e Solly March por questões físicas, se fechou em um 4-4-2 sem a bola com a pressão do United. Os minutos iniciais foram de muita intensidade pelo lado do United, que beirou os 70% de posse de bola aos 10 minutos. A criação das jogadas mesclava entre a forma pausada, como quando após troca de passes, Rashford recebeu dentro da área e parou no goleiro Jason Steele, ou de forma rápida por meio de contra-ataques, estes também puxados pelo inglês. Em um dos contragolpes, por pouco o dinamarquês Højlund não completou um cruzamento para o gol.

Por volta dos 15 minutos, o Brighton conseguiu colocar a bola no chão, rodar e viu a pressão adversária baixar. Quando via o espaço, buscava lançamento para os atacantes de lado do campo. Mas pelo chão também encontrava lacunas na marcação, principalmente pelo lado direito. Foi assim que aconteceu o primeiro gol. De pé em pé, a jogada chegou em Simon Adingra. O jovem marfinense cruzou, o experiente Adam Lallana deu um belo corta-luz e Danny Welbelck, que começou a jogada, apareceu na marca do pênalti para concluir às redes.

A desvantagem no placar não representou a retomada de controle pelo United, mas isso não quer dizer que a equipe de Ten Hag sentiu o gol. Aproveitando o espaço entre os holandeses Joël Veltman (lateral-direito) e Jan Paul van Hecke (zagueiro), Rashford conseguiu criar boas chances, incluindo o gol do empate nos minutos finais, ao deixar a marcação para trás e cruzar para Højlund marcar. Entretanto, o árbitro de vídeo analisou e viu que a bola saiu pela linha de fundo.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Carrasco Groß e João Pedro fecham show do Brighton

As escapadas de Rashford pelo lado esquerdo continuaram na etapa final. Como no gol anulado, o inglês levou a bola até a linha de fundo já dentro da área e cruzou rasteiro. Mas dessa vez ninguém apareceu para concluir. Novamente ele receberia após Hojlund armar o contra-ataque, mas ao levar para a esquerda finalizou na rede pelo lado de fora. Parecia que o gol do atacante do United estava amadurecendo, mas quem marcou na sequência foi o outro lado.

Aos oito minutos, o japonês Kaoru Mitoma dominou lançamento pela esquerda e recebeu apoio do lateral improvisado daquele lado, Tariq Lamptey, que deu um belo toque para Groß dentro da área. O alemão passou por Lisandro Martínez ao dar um lindo drible de corpo e viu de frente a meta de André Onana para ampliar a vantagem do Brighton. Esse foi o sétimo gol do meio-campista contra os Red Devils, um verdadeiro carrasco.

Minutos depois do gol, os técnicos realizaram mudanças simultaneamente. No Brighton, os jovens Ansu Fati e João Pedro entraram nos lugares de Lallana e Welbeck. Já Ten Hag trocou o nove Højlund por outro centroavante, o francês Antony Martial, e o brasileiro Casemiro saiu para a entrada do jovem turco Hannibal Mejbri – substituições que resultaram em vaias na arquibancada.

As alterações deixaram ainda mais exposto o United. Vendo uma lacuna na esquerda, o Brighton acelerou pelo lado, Lamptey cruzou para trás e o brasileiro João Pedro bateu de primeira, superando Onana que ainda tocou na bola. O terceiro da equipe do sul da Inglaterra fez torcedores deixaram o Old Trafford. Uma pena, pois perderam primeiro gol de Hannibal como profissional, logo na sequência, em um bom chute de fora da área.

Empurrado pela torcida que permaneceu, o United esboçou uma pressão para tentar igualar o placar, que ficou apenas na empolgação dos torcedores mesmo. O Brighton ainda ameaçou um gol quarto gol, parando três vezes em Onana após tentativas Mitoma, Evan Ferguson e Fati.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo