Premier League

Benjamin Mendy é inocentado pela justiça britânica das acusações de estupro

Lateral, que deixou de ser jogador do Manchester City ao final de seu contrato, era acusado por seis mulheres de estupro e tentativa de estupro

O lateral Benjamin Mendy foi absolvido das acusações de estupro e tentativa de estupro que tramitavam na justiça britânica. O francês de 28 anos, que não teve seu contrato renovado com o Manchester City ao final da última temporada, foi julgado como inocente em todos os casos. Quatro denúncias já tinham sido avaliadas como improcedentes no primeiro julgamento, realizado em janeiro de 2023, e a decisão foi repetida nesta sexta-feira para outras duas denúncias. O novo julgamento durou três semanas, na Corte de Chester Crown, com júri popular composto por seis homens e seis mulheres.

+ LEIA MAIS: Vini Jr publica textão em defesa de Mendy e divide opiniões

Ao todo, seis mulheres fizeram acusações contra Benjamin Mendy. Os casos tinham supostamente ocorrido de outubro de 2018 a agosto de 2021. O francês era acusado de atacar as mulheres em sua mansão, sobretudo em festas ilegais ocorridas durante o período mais restrito da pandemia.

Mendy foi detido pela polícia a primeira vez em novembro de 2020, depois de uma das acusações de estupro. Liberado durante a investigação, o futebolista voltou a ser preso em janeiro de 2021, após novas acusações. Apesar de ter sido solto sob a condição de não realizar mais festas em sua casa, Mendy descumpriu o trato com a justiça. Uma terceira acusação ocorreu em agosto de 2021, feita por uma mulher de 17 anos. Já em novembro de 2021, aconteceram mais duas acusações.

Mendy pediu privacidade para reconstruir sua vida

Segundo o relato do site The Athletic, Mendy chorou diante do tribunal nesta sexta-feira, durante o veredito que o inocentava. Na saída da corte, a advogada do francês, Jenny Wiltshire, leu um comunicado para a imprensa presente no local: “Benjamin Mendy gostaria de agradecer os membros do júri por se concentrarem nas evidências desse julgamento e não nos boatos e insinuações que seguiram este caso desde o início. Esta é a segunda vez que o Senhor Mendy foi julgado e considerado inocente por um júri. Ele está satisfeito porque ambos os júris chegaram a vereditos corretos”.

“Já se passaram quase três anos desde que a polícia começou a investigar o assunto. O Senhor Mendy tentou permanecer forte, mas o processo, inevitavelmente, teve um sério impacto sobre ele. Ele agradece a todos que o apoiaram durante esta provação e agora pede privacidade para que possa começar a reconstruir sua vida”, complementou Wiltshire.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Primeiro julgamento aconteceu em janeiro

Benjamin Mendy foi absolvido de quatro acusações em janeiro de 2023, incluindo denúncias de estupro e de abuso sexual. No entanto, naquele momento, o júri popular não chegou aos vereditos sobre duas outras acusações. No novo julgamento concluído nesta sexta-feira, Mendy também resolveu as duas novas absolvições. Uma das mulheres acusou o futebolista de tentativa de estupro e outra, de estupro. Segundo o jornal The Guardian, o lateral se defendeu dizendo que desistiu do ato sexual com a primeira mulher quando recebeu a negativa e que transou consensualmente com a segunda.

A defesa de Mendy se concentrou sobre o fato de que as mulheres queriam transar com o jogador e que muitas vezes passavam a noite também com amigos do francês. Ainda conforme o Guardian, o futebolista declarou que tinha “facilidade” para conhecer garotas em casas noturnas e levá-las para sua mansão. Sobre a afirmação de que algumas mulheres eram obrigadas a entregar seus celulares, Mendy negou forçá-las a isso e afirmou que apenas fazia um pedido, por “questão de privacidade”.

Durante seus depoimentos, Mendy também declarou que “aprendeu muitas coisas sobre a vida” enquanto estava sob prisão preventiva. O futebolista afirmou que refletiu sobre seu comportamento e admitiu que muitas vezes falava com as mulheres de maneira “desrespeitosa”. Ainda apontou que só então percebeu que poderia ferir sentimentos das mulheres “mesmo se os dois estivessem bem para transar”.

Mendy não entra em campo há dois anos

Benjamin Mendy teve contrato com o Manchester City até 30 de junho de 2023. O defensor recebeu seus salários normalmente até setembro de 2021. Porém, após a terceira vez que o francês foi detido sob acusação de estupro, o clube suspendeu seus pagamentos – estimados em £90 mil (R$565 mil, na cotação atual) por semana. O técnico Pep Guardiola chegou a prestar depoimento à justiça britânica e defendeu o francês.

Benjamin Mendy assinou com o Manchester City em julho de 2017, por €57,5 milhões, então recorde da Premier League por um defensor. O lateral disputou 75 partidas pelo clube, mas não conseguiu se estabelecer como titular absoluto mesmo nas primeiras temporadas, por causa das constantes lesões. O defensor disputou dez partidas pela seleção da França e foi reserva na conquista da Copa do Mundo de 2018.

Mendy ainda entrou em campo pelo Manchester City depois das primeiras acusações de estupro, em novembro de 2020. O lateral disputou 18 jogos desde então. Sua última partida pelo clube aconteceu em agosto de 2021, antes da terceira vez em que acabou detido pela polícia.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo