Europa

Vini Jr publica textão em defesa de Mendy e divide a opinião dos seguidores

Jogador francês foi absolvido nesta semana de acusações de estupro e tentativa de estupro feitas por seis mulheres entre 2018 e 2021

Benjamin Mendy foi inocentado pela justiça britânica das acusações de estupro e tentativa de estupro feitas por seis mulheres em casos que teriam ocorrido entre outubro de 2018 e agosto de 2021. Neste sábado (15), Vini Jr publicou em suas redes sociais uma longa mensagem em inglês em defesa do jogador francês.

“Sinto muito por tudo o que você tem passado, Benjamin Mendy. Você perdeu dois anos de carreira, mas isso é o menos importante de toda esta situação. O que falar do dano psicológico? Com certeza sua vida nunca mais será a mesma. A cultura de destruir reputações fez mais uma vítima”, escreveu o brasileiro, antes de completar:

“Até quando seremos acusados e condenados sem direito à defesa básica? Fake news são criadas e espalhadas sem checagem de qualquer fato (algo que eu pessoalmente senti muito nestas férias) e aí a situação só piora. Ser responsável seria o mínimo para qualquer profissional, mas atualmente trabalho sério se tornou uma exceção. Não há limites para obter mais cliques e engajamento. Minha pergunta é: o que será feito para reparar os danos?”.

Benjamin Mendy é inocentado pela justiça britânica das acusações de estupro

A mensagem foi postada no Twitter e no Instagram Stories. Na primeira rede social, as opiniões dos seguidores do atacante se dividiram entre apoio, oposição e neutralidade em relação às palavras do jogador. Um perfil de mais de quatro mil seguidores escreveu que “realmente é impossível ter ídolos no futebol” em tom crítico sobre a manifestação de Vini Jr. “É impossível gostar e admirar qualquer jogador de futebol por muito tempo” foi outro comentário com muito engajamento no Twitter.

Também houve apoio de internautas que apontaram a absolvição de Mendy como argumento suficiente para a defesa: “Respeito o Vinicius por isso. Ele receberá muito ódio injustificado, especialmente de mulheres, por falar. Mas as pessoas querem inventar coisas para prejudicar celebridades.”

Mendy foi absolvido pela justiça inglesa na sexta

Quatro denúncias já tinham sido avaliadas como improcedentes no primeiro julgamento, realizado em janeiro de 2023, e a decisão foi repetida nesta sexta-feira para outras duas denúncias. O novo julgamento durou três semanas, na Corte de Chester Crown, com júri popular composto por seis homens e seis mulheres.

Ao todo, seis mulheres fizeram acusações contra Benjamin Mendy. O francês era acusado de atacar as mulheres em sua mansão, sobretudo em festas ilegais ocorridas durante o período mais restrito da pandemia.

Mendy foi detido pela polícia a primeira vez em novembro de 2020, depois de uma das acusações de estupro. Liberado durante a investigação, o futebolista voltou a ser preso em janeiro de 2021, após novas acusações. Apesar de ter sido solto sob a condição de não realizar mais festas em sua casa, Mendy descumpriu o trato com a justiça. Uma terceira acusação ocorreu em agosto de 2021, feita por uma mulher de 17 anos. Já em novembro de 2021, aconteceram mais duas acusações.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Mendy pediu privacidade para reconstruir sua vida

Segundo o relato do site The Athletic, Mendy chorou diante do tribunal nesta sexta-feira, durante o veredito que o inocentava. Na saída da corte, a advogada do francês, Jenny Wiltshire, leu um comunicado para a imprensa presente no local: “Benjamin Mendy gostaria de agradecer os membros do júri por se concentrarem nas evidências desse julgamento e não nos boatos e insinuações que seguiram este caso desde o início. Esta é a segunda vez que o senhor Mendy foi julgado e considerado inocente por um júri. Ele está satisfeito porque ambos os júris chegaram a vereditos corretos”.

“Já se passaram quase três anos desde que a polícia começou a investigar o assunto. O senhor Mendy tentou permanecer forte, mas o processo, inevitavelmente, teve um sério impacto sobre ele. Ele agradece a todos que o apoiaram durante esta provação e agora pede privacidade para que possa começar a reconstruir sua vida”, complementou Wiltshire.

Primeiro julgamento aconteceu em janeiro

Benjamin Mendy foi absolvido de quatro acusações em janeiro de 2023, incluindo denúncias de estupro e de abuso sexual. No entanto, naquele momento, o júri popular não chegou aos vereditos sobre duas outras acusações. No novo julgamento concluído nesta sexta-feira, Mendy também resolveu as duas novas absolvições. Uma das mulheres acusou o futebolista de tentativa de estupro e outra, de estupro. Segundo o jornal The Guardian, o lateral se defendeu dizendo que desistiu do ato sexual com a primeira mulher quando recebeu a negativa e que transou consensualmente com a segunda.

A defesa de Mendy se concentrou sobre o fato de que as mulheres queriam transar com o jogador e que muitas vezes passavam a noite também com amigos do francês. Ainda conforme o Guardian, o jogador declarou que tinha “facilidade” para conhecer garotas em casas noturnas e levá-las para sua mansão. Sobre a afirmação de que algumas mulheres eram obrigadas a entregar seus celulares, Mendy negou forçá-las a isso e afirmou que apenas fazia um pedido, por “questão de privacidade”.

Durante seus depoimentos, Mendy também declarou que “aprendeu muitas coisas sobre a vida” enquanto estava sob prisão preventiva. O futebolista afirmou que refletiu sobre seu comportamento e admitiu que muitas vezes falava com as mulheres de maneira “desrespeitosa”. Ainda apontou que só então percebeu que poderia ferir sentimentos das mulheres “mesmo se os dois estivessem bem para transar”.

Mendy não entra em campo há dois anos

Benjamin Mendy teve contrato com o Manchester City até 30 de junho de 2023. O defensor recebeu seus salários normalmente até setembro de 2021.

Foto de Gabriel Carneiro

Gabriel Carneiro

Jornalista formado e pós-graduado em transmídia na Faculdade Cásper Líbero, foi repórter da Gazeta Esportiva, do LANCE! e do UOL, cobriu a Copa do Mundo no Qatar e está no time de coordenação da Trivela desde março de 2023.
Botão Voltar ao topo