O técnico do Arsenal, Mikel Arteta disse que tem como uma das suas prioridades na janela de transferências de janeiro reduzir o seu elenco. Por isso, selou o empréstimo de Sead Kolasinac ao Schalke 04 até o final da temporada. O lateral esquerdo bósnio estava fora dos planos do treinador. Ele é só o primeiro de uma série de jogadores que deve deixar o Emirates na janela que se abre neste dia 1º de janeiro.

LEIA TAMBÉM: Situação sanitária se agrava na Inglaterra, mas Premier League segue convencida de que não precisará parar

Kolasinac só fez um jogo pela Premier League nesta temporada, no dia 19 de setembro, contra o West Ham. Naquele dia, o jogador atuou como zagueiro, que não é a sua posição de origem. Jogou também a Community Shield, a Copa da Liga e a Liga Europa. Seu último jogo foi pela Copa da Liga, no dia 22 de dezembro, quando o time foi atropelado por 4 a 1 pelo Manchester City.

Aos 27 anos, Kolasinac defendia justamente os Azuis Reais antes de chegar ao Arsenal, em 2017, depois do término do seu contrato. Ele foi formado pelo clube alemão, que defendeu de 2012 a 2017. Nascido em Karlsruhe, ele tem nacionalidade bósnia e defende a seleção dos bálcãs e já fez 35 jogos pela seleção nacional.

O Schalke 04 vive uma situação dramática na Bundesliga. Com apenas quatro pontos depois de 13 jogos, a equipe de Gelsenkirchen é lanterna do Campeonato Alemão. A chegada de Kolasinac é uma tentativa desesperada de tentar sair dessa posição e evitar um rebaixamento que, neste momento, parece muito provável.

Arteta: “Alguns jogadores serão emprestados e outros irão sair”

A situação do Arsenal é ruim e o técnico Mikel Arteta quer começar a mexer no elenco já em janeiro, no meio da temporada. Ele considera que o time tem alguns jogadores sobrando, que não serão usados. “Nós não podemos sustentar os números que nós temos em certas posições”, disse o técnico em entrevista nesta quinta-feira.

“Há alguns jogadores que serão emprestados e outros irão sair”, declarou Arteta. “Esta é a prioridade. Então iremos ver se nó temos a oportunidade certa nas posições que nós precisamos de mais ajuda”.

“Sead precisa jogar regularmente, então decidimos que uma transferência de volta à Alemanha com o Schalke iria o beneficiar neste momento”, justificou o diretor técnico do Arsenal, o brasileiro Edu Gaspar.

Outros jogadores que estão na lista para deixar o Arsenal ainda em janeiro incluem o zagueiro Shkodran Mustafi, que mal jogou na temporada, e o meio-campista Mesut Özil, que sequer foi inscrito e tem contrato até junho de 2021. O Arsenal deve liberá-lo a baixo custo, ou talvez nenhum custo, para quem se interessar. 

O Arsenal está só em 13º na tabela de classificação, com 20 pontos. Nos dois últimos jogos, o time conseguiu vitórias sobre Brighton e Chelsea, que encerraram uma série de sete partidas sem vencer. No sábado, dia 2 de janeiro, os Gunners voltam a campo para jogar contra o West Bromwich.

Standings provided by SofaScore LiveScore