Zagueiro do Arsenal se oferece para resolver crise no ataque de Arteta
O defensor já demonstrou que sabe fazer a função de camisa 9 na goleada sobre o PSV pela Champions League

Com a quantidade de atacantes lesionados, o técnico Mikel Arteta tem utilizado Mikel Merino como falso nove para completar a escalação ofensiva do Arsenal.
Em alguns momentos, a solução encontrada pelo treinador espanhol funcionou. Tanto que Merino marcou os dois gols da vitória sobre o Leicester em 15 de fevereiro e, além de estufar as redes, marcou na goleada do Arsenal sobre o PSV na última terça-feira (4).
Além de Merino, um zagueiro chegou a desempenhar o papel de atacante dos Gunners no triunfo sobre o time holandês pela Champions League. No final da partida, o zagueiro Riccardo Calafiori também jogou como homem de referência na área e marcou um gol típico de camisa 9.
Ele penetrou na área adversária fazendo o movimento exato para receber uma enfiada de bola de Martin Odegaard e tocou na saída do goleiro, num chute rasteiro e certeiro. O gol encerrou a goleada dos Gunners por 7 a 1.
Em entrevista à “Sky Sports”, da Itália, o camisa 33 deixou aberta a possibilidade de jogar como atacante no Arsenal.
— Como sempre disse e repito, sinto que posso jogar em qualquer função e, obviamente, estaria pronto para jogar. Então, honestamente, deveríamos falar mais sobre os aspectos técnicos e táticos, não seria fácil porque nunca fiz isso na minha vida. Obviamente, se ele (Mikel Arteta) me pedir, farei, mas não sei se realmente poderia ser uma alternativa — afirmou.
Calafiori substituiu Myles Lewis-Skelly na lateral-esquerda aos 35 minutos de jogo contra o PSV e acumulou bons números ofensivos. De acordo com a plataforma especializada em estatística Sofascore, ele tentou um drible, finalizou uma vez ao gol, criou uma grande chance, e acertou um passe decisivo.
Defensivamente, o italiano de 22 anos também não decepcionou. Foram dois cortes, duas interceptações e um desarme.
O zagueiro ainda deu uma assistência para Leandro Trossard marcar o quinto gol dos Gunners. Ele se tornou o primeiro defensor com um gol e uma assistência depois de entrar no banco em um jogo de Champions League desde 2003/04.
Em 24 partidas com a camisa vermelha, Calafiori marcou três gols e deu duas assistências. Veja mais números ofensivos do zagueiro na temporada:
- Frequência de gols em minutos: 435 na Premier League e 382 na Champions League
- 0,6 finalizações por jogo na Premier League e 0,8 na Champions League
- 0,4 chutes certos por jogo na Premier League e 0,3 na Champions League
- 0,4 passes decisivos por jogo na Premier League e 0,5 na Champions League
- 14,4 passes no meio campo adversário (84%) na Premier League e 12,3 na Champions League (83%)
Desfalques no ataque do Arsenal

Kai Havertz, Bukayo Saka, Jesus e Martinelli são os atacantes que estão no departamento médico do Arsenal. A expectativa é de que pelo menos dois deles retornem após a Data Fifa.
De acordo com o jornal britânico “Mirror”, Saka e Martinelli devem estar disponíveis para o jogo contra o Fulham no dia 1º de abril, no Emirates Stadium, em jogo válido pela 30ª rodada da Premier League.
Martinelli sofreu uma lesão no tendão na derrota para o Newcastle na semifinal da Copa da Liga Inglesa no último dia 5. Saka, por sua vez, passou por uma cirurgia no tendão na coxa em dezembro, mas já faz trabalho na academia.
Enquanto isso, Havertz, com uma grave lesão na coxa, está fora da temporada, e Gabriel Jesus, com uma rotura dos ligamentos cruzados, não tem previsão de retorno aos gramados.
Além dos atacantes, Arteta não conta com o lateral-direito Takehiro Tomiyasu, que passou por uma cirurgia no joelho e provavelmente também não jogará mais nesta temporada.