Premier League

O Arsenal sabe que vencer o Burnley é obrigação pensando em ‘caça’ ao Manchester City

Quarto colocado da Premier League, Arsenal tem três pontos a menos que o City, líder da competição

O Arsenal começou bem a Premier League, mas não o suficiente para liderar o campeonato. Como de praxe nas últimas temporadas, o Manchester City é quem ocupa tal posto. Após 11 rodadas, o time de Pep Guardiola tem 27 pontos conquistados, três a mais que os Gunners, que ocupam a quarta colocação. Neste sábado (11), a equipe de Mikel Arteta tem uma ‘carne assada’ pela frente, já que recebe o vice-lanterna Burnley, no Emirates.

Apesar do extremo favoritismo, o Arsenal não pode dar sopa para o azar. Pensando em perseguição ao Manchester City, é dever dos Gunners somar os três pontos diante dos comandados de Vicent Kompany. Na edição passada da Premier League, Arteta e o elenco testemunharam o quão nocivo é tropeçar em jogos considerados ‘simples’ e factíveis de vitória. O clube londrino chegou a abrir oito de vantagem em relação aos Citizens. Não foi o bastante. O aproveitamento despencou na segunda metade do torneio e tudo ruiu. No fim, troféu para Guardiola e frustração no lado vermelho de Londres.

Buscando o título inglês da atual temporada, o Arsenal investiu e trouxe quatro jogadores, são eles: Kai Havertz (atacante do Chelsea), Declan Rice (volante do West Ham), Jurrien Timber (zagueiro do Ajax) e David Raya (goleiro do Brentford). Como citado, o início é positivo. Entretanto, se quiser bater o City nessa insana corrida, será preciso mais. E tenho dito: vencer o Burnley nesta 12ª rodada é obrigação.

Campanha do Arsenal até o momento

O Arsenal não vem de um bom resultado na última rodada da Premier League. Diante do Newcastle, adversário direto na briga pelas primeiras colocações, os Gunners sucumbiram e foram derrotados por 1 a 0, no St. James' Park. Apesar do revés para os Magpies, o time de Arteta já registrou boas apresentações neste começo de temporada e é apontado como um dos postulantes ao título, junto de Tottenham e Liverpool. Líder, o Manchester City é, novamente, o grande favorito para levantar o troféu.

Com exceção do Liverpool, o Arsenal já enfrentou todos os times do Big Six da Premier League neste primeiro turno de competição. No Emirates, não tomou conhecimento do Manchester United e venceu os Red Devils por 3 a 1. Contra o Manchester City, também em casa, a equipe de Arteta mostrou o quão competitiva e lutadora é e bateu os atuais tricampeões por 1 a 0, em uma atuação de encher os olhos.

Nos dérbis londrinos, a história foi diferente: 2 a 2 diante do Tottenham, no Emirates, e do Chelsea, em Stamford Bridge. No primeiro, um duelo de tirar o fôlego, com reviravoltas e alternâncias. Os Gunners estiveram à frente do marcador duas vezes, mas os Spurs foram buscar em ambas, graças a um tal de Heung-Min Son. Já na casa dos Blues, Arteta e companhia viram Cole Palmer e Mudryk colocarem os mandantes em vantagem. Quando tudo parecia se encaminhar para uma vitória da equipe de Mauricio Pochettino, Declan Rice e Trossard trouxeram o Arsenal de volta ao clássico e garantiram o empate.

Mikel Arteta, técnico do Arsenal (Foto: Icon Sport)

Números da campanha do Arsenal na Premier League

  • 11 jogos
  • 7 vitórias
  • 3 empates
  • 1 derrota
  • 24 pontos conquistados
  • 23 gols marcados
  • 9 gols sofridos
  • Artilheiro: Eddie Nketiah – 5 gols

Retrospecto animador contra o Burnley

Mais do que o favoritismo em si, o Arsenal conta com outro ‘aliado' para vencer o Burnley neste fim de semana: o retrospecto histórico. Os números são favoráveis aos Gunners, que perderam apenas uma vez nos últimos 18 jogos contra o rival em questão.

Ao todo, Arsenal e Burnley se enfrentaram 113 vezes em partidas oficiais ao longo da história. O time londrino venceu 55 enquanto a equipe do condado de Lancashire triunfou em 34 oportunidades. Houveram ainda 24 empates. Nos dois últimos encontros entre eles, ambos válidos pela Premier League 2021/2022, uma vitória dos Gunners (1 a 0) e uma igualdade sem gols.

Números gerais de Arsenal x Burnley

  • 113 jogos
  • 55 vitórias do Arsenal
  • 34 vitórias do Burnley
  • 24 empates
  • 196 gols marcados pelo Arsenal
  • 138 gols marcados pelo Burnley
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo