Quase lá! Martinelli e Saka ganham data para retorno ao Arsenal
Com quatro lesões, Mikel Arteta tem tido dificuldades para escalar o ataque dos Gunners na temporada

Lesionados, Bukayo Saka e Gabriel Martinelli fazem falta ao técnico Mikel Arteta, que tem se desdobrado para conseguir escalar o ataque do Arsenal. O treinador espanhol também não conta com Gabriel Jesus e Kai Havertz, que estão no departamento médico.
Mas, de acordo com o jornal britânico “Mirror”, Saka e Martinelli já têm data dia voltar a atuar. Arteta espera tê-los de volta a após a próxima data Fifa, podendo enfrentar o Fulham no dia 1º de abril, no Emirates Stadium, em jogo válido pela 30ª rodada da Premier League.
Isso significa que o Arsenal ficará sem Martinelli e Saka pelos próximos seis jogos, dois da Champions League e quatro da Premier League:
- West Ham no sábado (22), 12h (horário de Brasília), no Emirates Stadium.
- Nottingham Forest no dia 26, às 16h30 (horário de Brasília), no City Ground.
- Manchester United no dia 9 de março, às 13h30 (horário de Brasília), no Old Trafford.
- Contra o Chelsea no dia 16 de março, às 10h30 (horário de Brasília), no Emirates Stadium.
Martinelli sofreu uma lesão no tendão na derrota para o Newcastle na semifinal da Copa da Liga Inglesa no último dia 5, mas foi para Dubai na última semana, o que pode ser um bom sinal.
Saka passou por uma cirurgia no tendão na coxa em dezembro, mas já faz trabalho na academia. O prognóstico inicial era que ele tentaria treinar até o final de fevereiro para estar apto a jogar em março.
Caso se recuperem no tempo previsto, Martinelli e Saka deverão estar disponíveis na Champions League apenas a partir das quartas de final.
Os dois atacantes são titulares da equipe comandada por Arteta e, mesmo prejudicados por lesões, se destacam na temporada. Saka é o jogador de maior nota do Arsenal na Premier League 2024/25 na plataforma especializada em estatística Sofascore: 7,93, além de ser o líder em assistências (10) e em participações em gols (15).
Martinelli é o vice-artilheiro do Arsenal na Premier League, com seis gols, seguido de Saka, com cinco.
Mais números de Saka pelo Arsenal na Premier League desta temporada:
- 1º em finalizações: média de 2,9 por jogo
- 1º em finalizações no gol: média de 1,1 por jogo
- 1º em grandes chances criadas: 19
- 1º em passes decisivos: média de 2,7 por jogo
- 1º em dribles certos: média de 2,1 por jogo (aproveitamento de 53%)
Lesionados no Arsenal

- Takehiro Tomiyasu: lesão no joelho — fora desde 6 de outubro de 2024 (perdeu 29 jogos)
- Gabriel Jesus: rotura dos ligamentos cruzados — fora desde 13 de janeiro de 2025 (perdeu 21 jogos)
- Bukayo Saka: lesão na coxa — fora desde 22 de dezembro de 2024 (perdeu 18 jogos)
- Kai Havertz: lesão na coxa — fora desde 11 de fevereiro (perdeu 14 jogos)
- Gabriel Martinelli: lesão na coxa — fora desde 6 de fevereiro (perdeu um jogo)
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Arsenal na Premier League
O próximo compromisso do Arsenal será no próximo sábado (22), quando enfrentará o West Ham 12h (horário de Brasília), no Emirates Stadium em jogo válido pela 26 rodada da Premier League.
Para o clássico londrino, Arteta terá apenas Leandro Trossard, Raheem Sterling e Ethan Nwaneri como opções ofensivas. Na última partida, contra o Leicester King Power Stadium, pela 25ª rodada da Premier League, o meia Mikel Merino precisou ser improvisado como camisa 9 em determinado momento e acabou marcando os dois gols da vitória do Arsenal.
O Arsenal ocupa a segunda posição da tabela de classificação da Premier League, com 53 pontos, sete a menos que o líder Liverpool.