Para jogar pressão no Liverpool antes de clássico, Arsenal recebe um Brighton que ainda oscila
Pela 17ª rodada da Premier League, o Arsenal quer a vitória sobre o Brighton no Emirates Stadium para jogar pressão no Liverpool e retomar a liderança
Neste domingo (17), Arsenal e Brighton se enfrentam às 11h (de Brasília) no Emirates Stadium, pela 17ª rodada da Premier League. De um lado, os Gunners tentam se recuperar da derrota para o Aston Villa no último sábado (9) e buscar uma vitória para não só retomar a liderança, mas também jogar pressão no Liverpool, que atualmente é o primeiro colocado e vai ter o clássico contra o Manchester United pela frente às 13h30 (também de Brasília), em Anfield.
Já do outro, o Brighton tenta ter uma consistência que até aqui não teve na temporada 2023/24. Tendo sofrido e marcado ao menos um gol em todas as 16 partidas que disputou nesta Premier League, a equipe comandada por Roberto de Zerbi quer sua primeira sequência de três jogos invicta com pelo menos duas vitórias na competição desde setembro, além de se manter na briga por uma vaga em um torneio continental.
Who impressed you most in Matchweek 16? pic.twitter.com/ebA5i8kGsM
— Premier League (@premierleague) December 10, 2023
Como vem o Arsenal
Até o início da 16ª rodada, o Arsenal era líder da Premier League. Com a derrota fora de casa para o Aston Villa e a vitória do Liverpool de virada sobre o Crystal Palace, no Selhurst Park, os Gunners seguiram com 36 pontos e caíram para a segunda posição. Quem ocupa o primeiro lugar são os Reds, com 37. Já na terça-feira, o time de Mikel Arteta cumpriu tabela por já estar classificado na liderança do Grupo B e empatou em 1 a 1 com o PSV pela última rodada da fase de grupos da Champions League, em Eindhoven.
Diante do Brighton, o Arsenal quer a vitória para provar que o revés no último final de semana foi apenas um acidente de percurso, assumir a ponta da tabela mesmo que momentaneamente e ainda jogar pressão no Liverpool, que minutos depois enfrentará o Manchester United em Anfield. Caso o clube londrino vença, a equipe de Jürgen Klopp precisará bater os Red Devils para seguir em primeiro lugar.
💬 “They are really good – they have really good players and their way of playing is very specific and causes you problems. They were very efficient.”
Mikel looks back at our last meeting with Brighton at Emirates Stadium👇
— Arsenal (@Arsenal) December 15, 2023
Os Gunners ainda querem acabar com a sequência de três derrotas consecutivas em casa em duelos contra o Brighton. O último triunfo como mandante diante dos Seagulls foi na última rodada da Premier League 2020/21, por 2 a 0. Para isso, o Arsenal aposta em sua boa campanha no Emirates no Campeonato Inglês. Até aqui, foram seis vitórias, dois empates, 20 gols marcados e oito sofridos.
Como vem o Brighton
Já o Brighton vem de uma importante vitória por 1 a 0 sobre o Olympique de Marselha, na quinta-feira (14), pela última rodada da fase de grupos da Liga Europa. Com o resultado positivo obtido no Falmer Stadium, o clube do sul da Inglaterra garantiu a primeira colocação do Grupo B e a classificação direta para as oitavas de final logo em sua primeira participação em um torneio continental.
See you in the @EuropaLeague last 16. 🫡 pic.twitter.com/RbpCeiyWRs
— Brighton & Hove Albion (@OfficialBHAFC) December 16, 2023
Apesar da euforia pela grande campanha na Liga Europa, os Seagulls agora voltam suas atenções para a Premier League. Vindo de uma vitória sobre o Brentford e um empate com o Burnley em casa, o Brighton soma 26 pontos e atualmente está na oitava colocação. Caso derrote o Arsenal e o Manchester United não vença o Liverpool, o time alviazul assumirá o sétimo lugar e continuará a quatro pontos do Tottenham, que neste momento abre as zonas de classificação para torneios continentais da próxima temporada.
Para vencer o Arsenal, a equipe de Roberto de Zerbi aposta no brasileiro João Pedro. Em sua primeira temporada pelo clube, o atacante de 22 anos é o artilheiro com 11 gols em 23 jogos, sendo cinco deles na Premier League. Foi ele que marcou o tento da vitória sobre o Olympique de Marselha, já aos 43 minutos do segundo tempo.