Premier League

Ansu Fati continua seu calvário de lesões e desfalcará Brighton por um longo tempo

Aos 21 anos, Ansu Fati sofre mais uma lesão que o afastará por um longo tempo e pode comprometer sua passagem pelo Brighton

O atacante Ansu Fati surgiu como uma grande promessa, recebeu a camisa 10 do Barcelona quando Lionel Messi saiu do clube e parecia ter um grande futuro pela frente. Ele chegou à seleção espanhol ainda adolescente, em 2020, sinais de um fenômeno em surgimento. Desde 2021, porém, o jogador tem sofrido com uma série de lesões que o afastaram do time e o fizeram perder espaço. A ponto de ter sido emprestado ao Brighton nesta temporada. E, novamente, o jogador sofreu uma lesão grave e deve perder um longo período.

O técnico do Brighton, Roberto De Zerbi, confirmou que tanto Ansu Fati quanto Tariq Lamptey estarão ausentes “por um longo tempo” por lesões. Os dois jogadores se lesionaram na partida contra o Nottingham Forest, no fim de semana, pela Premier League. A informação foi dada na quarta-feira (29), na coletiva de imprensa do técnico antes do jogo pela Liga Europa contra o AEK Atenas, nesta quinta (30).

“Igor (Julio) pode jogar. Ansu (Fati) e (Tariq) Lampdey estão ambos machucados. Nós os perdemos por um longo tempo, eu acho. Mas o foco está nos jogadores que podem jogar. Teremos que competir. Eu não sei se iremos ganhar, mas iremos lutar para ganhar o jogo, com certeza”.

O Brighton ainda luta por classificação no torneio europeu. Precisa de apenas um empate diante do AEK para se classificar em segundo lugar. Se quiser ser primeiro, precisa vencer o AEK, em Atenas, e torcer para o Ajax ao menos conseguir o empate diante do Olympique de Marseille. O primeiro colocado avança direto às oitavas de final, enquanto os segundos colocados passam por um playoff com os terceiros colocados da fase de grupos da Champions League.

Série de lesões compromete carreira de Ansu Fati

A primeira grande lesão de Ansu Fati aconteceu em novembro de 2020, quando ele rompeu o menisco no joelho esquerdo. O atacante ficou fora de ação por 11 meses antes de conseguir, enfim, retornar. Pouco depois de voltar, ele sofreu uma nova lesão muscular que o deixou mais de quatro meses fora da equipe.

A lesão no Brighton compromete a sua passagem por empréstimo. O jogador atuou em nove partidas de Premier League esta temporada, mas só em duas delas foi titular. O espanhol é normalmente reserva de Evan Ferguson, João Pedro e Danny Welbeck.

Ainda não se sabe qual é a lesão e qual é o seu tempo de afastamento, mas as perspectivas não são boas. A expectativa é que ele o jogador fique fora por ao menos dois meses. Embora não se saiba detalhes, a lesão foi muscular na parte posterior da perna direita.

O jogador irá se recuperar em Barcelona. Com isso, os médicos do clube, com quem ele ainda tem contrato, poderão avaliar com atenção o caso do atacante. Ansu Fati, aos 21 anos, tem muito tempo de futebol pela frente, mas há uma preocupação que essa série de lesões possa comprometer o seu desempenho. O Barcelona quer garantir que o jogador tenha a melhor recuperação possível, até para uma possível negociação, caso ele não fique no Brighton.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo