Como é? Goleiro do Manchester United promete ‘mais riscos’ na próxima temporada
Camaronês prometeu se arriscar mais na saída de bola, característica que lhe rendeu prêmio de melhor do mundo
A primeira temporada de Onana no gol do Manchester United foi de altos e baixos. Contratado para substituir o espanhol David De Gea, o camaronês de 28 anos saiu de goleiro menos vazado da Champions League, com a Inter, para um jogador questionável em Manchester.
Com o United, Onana venceu apenas um jogo na fase classificatória da competição europeia, perdeu quatro e sofreu 15 gols, quatro a mais do que em toda a campanha do vice-campeonato com a Inter, um ano antes.
Uma das principais suas características, que chamaram a atenção do treinador holandês Erik ten Hag, era a capacidade de jogar com os pés e participar da construção do jogo. Porém, em Manchester, bastaram poucos meses para tudo isso desmoronar. Na Premier League, o time terminou na oitava colocação, com saldo 58 gols sofridos e saldo negativo.
A big save from @AndreyOnana 👏#MUFC || #MUTOUR24
— Manchester United (@ManUtd) July 28, 2024
Mas as atuações bem abaixo do esperado para o goleiro, que tinha acabado de receber o prêmio de melhor do mundo na posição, não tiraram a autoestima de Onana, que superou o início ruim e terminou a temporada com o título da FA Cup contra o Manchester City.
Onana, então, chega à sua segunda temporada no United mais confiante, e fez uma promessa que deixou os torcedores do United de cabelo em pé.
Onana promete mais 'emoção' aos torcedores do Manchester United
Para a temporada que está perto de começar, Onana quer voltar aos velhos tempos e mostrar porque foi eleito o melhor goleiro do mundo quando defendia as cores da Inter. Para isso, o camaronês sabe que precisa confiar em uma das suas principais qualidades: o jogo com os pés.
Em sua primeira entrevista antes do início da temporada, o goleiro prometeu aos fãs que vai se arriscar muito mais com a saída de bola e pediu para os torcedores “se prepararem”.
Tamanha confiança tem motivo: o Manchester United contratou Jelle ten Rouwelaar, ex-treinador de goleiros do Ajax. O principal objetivo do holandês é incentivar e ampliar a capacidade dos arqueiros do time inglês a aproveitar a qualidade do jogo com os pés para criar jogadas ofensivas.
Ao que tudo indica, Ten Hag deve usar Onana como um goleiro construtor, característica que quase todos os grandes clubes hoje possuem. Por mais que seja “perigoso” arriscar uma saída de bola errada bem perto da sua meta, Onana sabe que quanto maior o risco, maior a recompensa.
— O melhor time do mundo corre riscos. Construindo a partir de trás, reconhecendo coisas, situações, quando o oponente pula um contra um ou quando pressiona com três ou com quatro — disse o camaronês.
Onana foi escolhido para substituir David De Gea na meta de Manchester. O goleiro garante que superou os momentos ruins da temporada passada e admite que as expectativas devem ser altas em um clube com tamanho do United.
— Como o melhor clube do país, a perspectiva é sempre alta. Não acho que a temporada passada tenha sido boa o suficiente porque venho de uma final da Liga dos Campeões. A FA Cup é importante, mas não o suficiente para o Manchester United As metas têm que ser realmente altas e vamos atrás delas nesta temporada — disse o goleiro.
Na pré-temporada, que terminou no último sábado na derrota por 3 a 0 contra o Liverpool, o time de Manchester não teve vida fácil. Foram cinco amistosos e duas vitórias no tempo regulamentar, além de outra nos pênaltis, contra o Arsenal.
O United agora volta a campo no próximo sábado (10), contra o rival Manchester City, para a decisão da Supercopa Inglesa, a partir das 11h (horário de Brasília).