Inglaterra

Entenda por que ten Hag quer usar Bruno Fernandes como atacante no Manchester United

Em busca de um artifício, ten Hag escolheu a opção mais inusitada para escalar Bruno Fernandes no Manchester United

A pré-temporada é essencial para qualquer clube fazer testes antes dos reais desafios que o reservam. Nesse cenário, Erik ten Hag surpreendeu ao declarar que pretende usar Bruno Fernandes como atacante no Manchester United.

Meia de origem, o português pode integrar o sistema ofensivo dos Red Devils por necessidade. Em coletiva, o técnico holandês explicou que, pela falta de opção para o ataque, Bruno Fernandes pode ser testado na função.

Na derrota por 3 a 0 para o Liverpool durante a turnê nos Estados Unidos, o Manchester United criou inúmeras jogadas de gol. Entretanto, não conseguiu atingir o objetivo pela ausência de um finalizador de origem.

Além do meia português, ten Hag acredita que Jadon Sancho também é capaz de desempenhar esse papel. Vale lembrar que o ponta inglês se desentendeu com o treinador e acabou emprestado ao Borussia Dortmund:

– É claro que Jadon pode jogar como centroavante. Ele também pode jogar em áreas amplas, mas pode ser uma boa opção. Também temos Bruno Fernandes como atacante – disse o técnico dos Red Devils em coletiva.

Por que Manchester United está sem centroavantes?

Obviamente, Sancho e Bruno Fernandes não são centroavantes de origem. Então, onde estão os jogadores dessa posição no elenco do Manchester United?

Rasmus Hojlund, que foi titular em 2023/24, sofreu uma lesão muscular e deve perder o início da temporada nos Red Devils. Só que o dinamarquês não é o único camisa 9 à disposição de Erik ten Hag.

Nesta janela de transferências, o Manchester United contratou Joshua Zirkzee, que foi um dos destaques do Bologna na classificação histórica à próxima Champions League.

Comprado por 42,5 milhões de euros (cerca de R$ 265,5 milhões), o centroavante holandês começou a treinar com o restante do grupo dos Red Devils há poucos dias.

Sem Hojlund e com Zirkzee ainda em processo de adaptação, o Manchester United se vê sem atacantes de área para o jogo contra o Manchester City no próxima sábado (10), em Wembley, pela Supercopa da Inglaterra.

Quem também poderia jogar como centroavante é Marcus Rashford, que está habituado à função. Contudo, o técnico dos Red Devils acredita que o inglês tem melhor rendimento quando é escalado na ponta:

– Acho que Marcus (Rashford) já fez isso antes e é definitivamente uma opção. Mas eu acho que ele é mais produtivo do lado esquerdo para dentro, quando ele está entrando, então quando ele consegue chegar lá ele é mais eficaz.

Bruno Fernandes é mais garçom do que matador

Bruno Fernandes desembarcou no Manchester United em 2020 e, de lá para cá, se tornou a referência técnica do time. Entretanto, o meia está mais para garçom do que matador nos Red Devils.

Com liberdade para percorrer o meio-campo, o português é aquele jogador do último passe, com toque refinado e excelente visão de jogo. Mesmo assim, Bruno Fernandes se destaca pela ótima capacidade de finalização.

Bruno Fernandes pelo Manchester United em 2023/24

  • Jogos: 48
  • Gols: 15
  • Assistências: 13
  • Grandes chances criadas na Premier League: 21 – melhor da equipe
  • Passes decisivos por jogo na Premier League: 3,3 – melhor da equipe
  • Finalizações por jogo na Premier League: 2,7 – 2º melhor da equipe

Agora, resta esperar para ver como o meia de 29 anos se sairá como atacante no Manchester United.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo