Entenda por que ten Hag quer usar Bruno Fernandes como atacante no Manchester United
Em busca de um artifício, ten Hag escolheu a opção mais inusitada para escalar Bruno Fernandes no Manchester United
A pré-temporada é essencial para qualquer clube fazer testes antes dos reais desafios que o reservam. Nesse cenário, Erik ten Hag surpreendeu ao declarar que pretende usar Bruno Fernandes como atacante no Manchester United.
Meia de origem, o português pode integrar o sistema ofensivo dos Red Devils por necessidade. Em coletiva, o técnico holandês explicou que, pela falta de opção para o ataque, Bruno Fernandes pode ser testado na função.
Na derrota por 3 a 0 para o Liverpool durante a turnê nos Estados Unidos, o Manchester United criou inúmeras jogadas de gol. Entretanto, não conseguiu atingir o objetivo pela ausência de um finalizador de origem.
The highlights from the game at Columbia last night as Liverpool beat Manchester United 3-0 🇺🇸pic.twitter.com/cwdmFLv2Po
— The Anfield Wrap (@TheAnfieldWrap) August 4, 2024
Além do meia português, ten Hag acredita que Jadon Sancho também é capaz de desempenhar esse papel. Vale lembrar que o ponta inglês se desentendeu com o treinador e acabou emprestado ao Borussia Dortmund:
– É claro que Jadon pode jogar como centroavante. Ele também pode jogar em áreas amplas, mas pode ser uma boa opção. Também temos Bruno Fernandes como atacante – disse o técnico dos Red Devils em coletiva.
Por que Manchester United está sem centroavantes?
Obviamente, Sancho e Bruno Fernandes não são centroavantes de origem. Então, onde estão os jogadores dessa posição no elenco do Manchester United?
Rasmus Hojlund, que foi titular em 2023/24, sofreu uma lesão muscular e deve perder o início da temporada nos Red Devils. Só que o dinamarquês não é o único camisa 9 à disposição de Erik ten Hag.
Nesta janela de transferências, o Manchester United contratou Joshua Zirkzee, que foi um dos destaques do Bologna na classificação histórica à próxima Champions League.
Comprado por 42,5 milhões de euros (cerca de R$ 265,5 milhões), o centroavante holandês começou a treinar com o restante do grupo dos Red Devils há poucos dias.
Sem Hojlund e com Zirkzee ainda em processo de adaptação, o Manchester United se vê sem atacantes de área para o jogo contra o Manchester City no próxima sábado (10), em Wembley, pela Supercopa da Inglaterra.
It's so good to have you back at base, lads — let's get it 👊❤️#MUFC pic.twitter.com/f8i062zvjl
— Manchester United (@ManUtd) August 4, 2024
Quem também poderia jogar como centroavante é Marcus Rashford, que está habituado à função. Contudo, o técnico dos Red Devils acredita que o inglês tem melhor rendimento quando é escalado na ponta:
– Acho que Marcus (Rashford) já fez isso antes e é definitivamente uma opção. Mas eu acho que ele é mais produtivo do lado esquerdo para dentro, quando ele está entrando, então quando ele consegue chegar lá ele é mais eficaz.
Bruno Fernandes é mais garçom do que matador
Bruno Fernandes desembarcou no Manchester United em 2020 e, de lá para cá, se tornou a referência técnica do time. Entretanto, o meia está mais para garçom do que matador nos Red Devils.
Com liberdade para percorrer o meio-campo, o português é aquele jogador do último passe, com toque refinado e excelente visão de jogo. Mesmo assim, Bruno Fernandes se destaca pela ótima capacidade de finalização.
Bruno Fernandes pelo Manchester United em 2023/24
- Jogos: 48
- Gols: 15
- Assistências: 13
- Grandes chances criadas na Premier League: 21 – melhor da equipe
- Passes decisivos por jogo na Premier League: 3,3 – melhor da equipe
- Finalizações por jogo na Premier League: 2,7 – 2º melhor da equipe
Agora, resta esperar para ver como o meia de 29 anos se sairá como atacante no Manchester United.
How has Bruno Fernandes seen Kobbie Mainoo here!? 🤯#EmiratesFACup pic.twitter.com/0Kc6ky3quZ
— Emirates FA Cup (@EmiratesFACup) May 26, 2024