‘É claro que queria ficar’, Endo confessa misto de emoções com ausência no Liverpool por Copa Asiática
Capitão do Japão, Wataru Endo vivia boa fase com a camisa do Liverpool, mas será desfalque por um mês devido á Copa Asiática

Contratado em agosto de 2023 por € 19 milhões (cerca de R$ 103 milhões à época) junto ao Stuttgart, Wataru Endo sofreu em seu início no Liverpool. A troca da Bundesliga pela Premier League foi um desafio para o meia, que começou a provar seu valor nos últimos jogos dos Reds, ganhando sequência com Jürgen Klopp. Contudo, o jogador de 30 anos terá que se despedir da Inglaterra neste início de 2024.
Isso porque Endo estará a serviço do Japão na Copa Asiática, cujo início será no próximo dia 12. Só que o capitão de sua seleção pode ficar um mês longe do Liverpool, a depender da campanha do país na competição, cuja final acontece no dia 10 de fevereiro. Em meio a esse cenário, o meia confessou um misto de emoções com sua partida dos Reds rumo à Copa da Ásia.
Wataru Endo foi titular de Klopp nas últimas seis partidas do Liverpool na temporada devido à lesão de Alexis MacAllister, o que foi fundamental para o japonês mostrar seu melhor futebol. Não à toa, o meia foi escolhido como melhor jogador do mês de dezembro em votação dos torcedores dos Reds.
Wataru Endo in December ?
The best of our @StanChart Player of the Month ?? #ad pic.twitter.com/jMzP8qSVjA
— Liverpool FC (@LFC) January 4, 2024
Mesmo em alta na Premier League, o atleta de 30 anos reforçou seu desejo de conquistar o título da Copa Asiática em entrevista ao jornal britânico The Guardian. Às vésperas de sua viagem ao Qatar, sede desta edição do torneio, Endo explicou a importância de ser o capitão da Seleção Japonesa enquanto também busca seu espaço no Liverpool:
“É claro que queria ficar aqui (no Liverpool), mas como jogador da seleção isso (Copa da Ásia) é importante para mim, pois sou capitão. Eu estou
focado no Japão e em apenas dar o meu melhor. Quero ter bons resultados na Copa Asiática, mas isso significa que terei que ficar mais tempo no Qatar. Só que Macca (MacAllister) voltou agora, então eu posso apenas manter o foco na seleção. Tenho certeza que nós (Reds) vamos jogar bem. Quero voltar com o título da Copa Asiática. Estou confiante de que o Liverpool pode se sair bem na minha ausência e de Mo (Salah)”.
A passagem de Wataru Endo pelo Liverpool até aqui
A chegada de Wataru Endo em meados de agosto atrapalhou sua adaptação ao Liverpool, tanto que suas primeiras chances dentro de campo aconteceram somente na Carabao Cup e na Europa League. Entretanto, tudo mudou após a lesão do camisa 10 argentino e o calendário apertado no final de 2023, o que obrigou o treinador alemão a acelerar o processo de integração do meia japonês.
E as atuações semanais fizeram a diferença para Endo nos Reds, já que seu entrosamento com o restante dos jogadores cresceu exponencialmente, assim como seu futebol de alto nível. Não à toa, o time de Klopp só perdeu um jogo das oito partidas em que o meia esteve em campo em dezembro.
After the Newcastle game it'll be Egypt and Japan next up for Mo Salah and Wataru Endo.
Hope they both come back sound ? pic.twitter.com/cLD9NXWnTj— LFC?Kloppite…? (@terry65919713) December 30, 2023
Vale ressaltar que a única derrota foi para o USG na 6ª rodada da Liga Europa, quando o Liverpool entrou em campo com uma escalação alternativa por já ter se classificado com antecedência. Aliás, Wataru Endo reconheceu que as partidas pelos Reds nas datas festivas do último final do ano foram intensas:
“Foi o Natal e o Ano Novo mais difíceis da minha vida, mas jogar futebol é incrível, então também aproveitei. É um calendário muito difícil, mas eu precisava continuar jogando. Jogar é a maneira mais importante de melhorar. Eu estava pensando: ‘sou um jogador muito importante em campo', então precisava mostrar porque vim aqui”.
Com a confiança de Klopp, Endo ajudou os Reds assegurarem a liderança da Premier League. Agora, o capitão do Japão espera auxiliar seu país a deixar o Qatar como campeão da Copa da Ásia. Até lá, MacAllister irá recuperar seu espaço entre os titulares. Contudo, o Liverpool está ciente que fez uma baita contratação e pode contar com o jogador de 30 anos sempre que precisar,.