Liverpool: como meia de R$ 364 milhões saiu de protagonista com Klopp a problema com Slot
Meia húngaro joga em função diferente com técnico holandês, e sofre para se adaptar
O Liverpool começou muito bem a temporada 2024/25. No entanto, Arne Slot promoveu uma mudança tática na equipe, o que interferiu diretamente no estilo de jogo de Dominik Szoboszlai, titular absoluto na era Jürgen Klopp.
> Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
O meia húngaro era peça fundamental no esquema do técnico alemão, atuando como um meia central no 4-3-3 implementado pelo ex-treinador.
Com Arne Slot, Szoboszlai atua mais avançado, à frente de Mac Allister e Ryan Gravenberch, e mais próximo do gol.
Isso faz com que o jogador precise tomar decisões melhores, ditando o ritmo do jogo, e encontrando assistências para seus companheiros.
Porém, o húngaro ainda não se habituou a esta função, e é um dos poucos pontos negativos do Liverpool neste começo de ciclo.
Sem a bola, Szoboszlai é pró-ativo, intenso, e se impõe fisicamente para recuperar a posse ainda no ataque. O grande problema é que o jogador erra alguns passes importantes, ou segura a bola em momentos indevidos.
Contra o Wolverhampton, no último sábado (28), o meia deu lugar a Curtis Jones, e balançou a cabeça negativamente ao ser substituído.
Visivelmente desconfortável com a função de armador, Szoboszlai se tornou um problema para Slot, e pode perder seu lugar como titular do time.
O técnico holandês espera que o húngaro seja mais efetivo nas finalizações e assistências. Caso o meia não consiga, Slot pode considerar utilizar Jones como armador nos próximos jogos.
Torcida do Liverpool critica atuações de Szoboszlai como armador
O site da BBC abriu espaço para alguns torcedores do Liverpool comentarem suas opiniões em relação ao desempenho de Szoboszlai como armador.
Boa parte dos fãs dos Reds entende a importância do húngaro para o time. Porém, criticaram as recentes atuações do jogador, principalmente sua tomada de decisão em momentos ofensivos.
Alguns torcedores inclusive deram opções ao técnico Arne Slot, caso o treinador holandês opte pela troca do meia titular.
Uma delas é utilizar Curtis Jones na vaga de armador, e posteriormente colocar Harvey Elliot na função assim que retornar de lesão.
Outros consideram a entrada de Chiesa na posição de dez um possível caminho para melhorar a qualidade da armação do time.
— Seu ritmo de trabalho é fantástico e ele tem a habilidade, mas sua tomada de decisão é onde ele está devendo. Por 70 milhões de euros, eu esperaria mais de um gol e uma assistência até agora nesta temporada, especialmente quando ele está em uma posição mais avançada do que a anterior — disse um torcedor na publicação da BBC.
— Eu veria Chiesa entrar na posição número 10 ou em uma formação 4-4-2 no topo — afirmou outro torcedor na página.
Nas redes sociais, a interpretação da torcida é parecida, pedindo para que Slot troque Szoboszlai por Curtis Jones, e em seguida coloque Harvey Elliot na posição.
Em sete jogos disputados na temporada, o meia húngaro marcou um gol e contribuiu com duas assistências. Na temporada passada, marcou sete gols e quatro assistências em 45 jogos.
O Liverpool encara o Bologna nesta quarta-feira, pela segunda rodada da fase de liga da Champions League, e Szoboszlai terá mais uma chance como titular.
Se o húngaro não convencer, é possível que Slot planeje mudanças na formação titular dos Reds para os próximos jogos da temporada.