Inglaterra

Kompany está de volta à Inglaterra: foi anunciado como técnico do Burney na 2ª divisão

Aos 36 anos, Kompany terá a missão de subir novamente o Burnley à Premier League, depois de dois ambos trabalhando no Anderlecht

O belga Vincent Kompany está de volta à Inglaterra. Aos 36 anos, o ex-zagueiro foi anunciado pelo Burnley como seu novo técnico. Ele já tinha acertado a sua saída do Anderlecht em maio, seu primeiro trabalho como treinador e onde ficou dois anos no cargo.

O Burnley demitiu Sean Dyche em abril, depois de quase 10 anos. Embora tenha havido uma recuperação ainda naquele mês, no final da temporada o Burnley acabou rebaixado. Isso fez com que o clube precisasse de uma reformulação e perderá vários dos seus principais jogadores, que ficam sem contrato. Entre eles os ótimos zagueiros Ben Mee e James Tarkowski, alvos de times maiores.

Kompany estava no Anderlecht desde julho de 2019. Na primeira temporada, foi jogador-treinador, algo raro. Foram só cinco partidas em campo e ele decidiu se deixar a posição de técnico para se concentrar em ser jogador. Decidiu se aposentar ao final da temporada e, assim, assumiu de vez a posição de técnico da equipe.

Nas duas temporadas com Kompany no comando, o Anderlecht terminou em quarto na primeira e terceiro na segunda. Nas duas temporadas, o campeão acabou sendo o Club Brugge. O Anderlecht se classificou à Conference League nas duas edições. Nesta última temporada, ainda foi até a final da Copa da Bélgica, mas foi derrotado pelo Gent, nos pênaltis.

O executivo-chefe do Anderlecht, Peter Verbeke, foi só elogios ao trabalho do ex-zagueiro ao dizer que ele foi parte essencial na reconstrução do clube. “Ele trouxe profissionalismo e expertise e também foi importante para desenvolver jogadores jovens”, afirmou.

Como jogador, Kompany carrega uma grande experiência, tanto como capitão da sua seleção na Copa do Mundo 2018, quanto como capitão do Manchester City, com a conquista de quatro títulos da Premier League, duas Copas da Inglaterra e quatro Copas da Liga.

“O Burnley Football Club é um clube inglês verdadeiramente histórico e é uma honra ser nomeado treinador do time principal”, afirmou Kompany ao site do clube. “Estou animado pelo desafio pela frente”.

“Estou ansioso para trabalhar com os jogadores e criar um time positivo e vencedor para nossos torcedores quando voltarmos ao Turf Moor. Fiquei impressionado com pela visão da diretoria para o clube que se alinha com a minha e estou ansioso para fazer a minha parte ao entrarmos em uma temporada importante”, continuou Kompany.

“Estamos absolutamente encantados em dar as boas-vindas a Vincent ao Burnley Football Club. Vincent é um líder comprovado e eu estou muito impressionado com suas ideias para o Burnley Football Club, seu apetite para ter sucesso e seu foco em liderar o clube de volta à Premier League”, afirmou o presidente do Burnley, Alan Pace.

“Vincent mostrou credenciais impressionantes em liderar um dos grandes times da Bélgica para uma vaga europeia e uma final de Copa na temporada passada e estamos empolgados pela sua filosofia, sua abordagem e sua ambição para o clube”.

A temporada da Championship 2022/23 começa no dia 30 de julho de 2022 e vai até o dia 7 de maio de 2023.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo