Inglaterra

Com Barcelona de olho, Jorginho toma decisão no Arsenal

Jorginho tem contrato com o Arsenal até o final desta temporada e atrai o interesse do Barcelona no mercado

Na briga pelo título da Premier League, o Arsenal aposta no fôlego de seu elenco para desbancar o Manchester City. O estilo de jogo de Mikel Arteta não poderia dar tantos frutos dentro de campo se não fosse pela rodagem entre os jogadores. E quem pode ser considerado o 12º jogador dos Gunners nesta temporada é Jorginho, que sai do banco de reservas com frequência para reger o meio-campo.

Aos 32 anos, o volante usa toda sua experiência para aprimorar ainda mais a saída de bola do Arsenal. Não à toa, Jorginho chama a atenção do mercado, principalmente porque tem contrato apenas até junho. Entre os principais interessados no ítalo-brasileiro está o Barcelona, que ainda procura por um substituto para Sergio Busquets. Em meio a esse cenário, ele tomou uma decisão nos Gunners.

Segundo o The Athletic, o Arsenal ofereceu uma renovação para Jorginho, e a tendência é que o novo vínculo seja assinado. Ou seja, o volante não deve ir embora. O empresário do atleta já tinha adiantado que a intenção era permanecer nos Gunners. Vale ressaltar que o ítalo-brasileiro é muito elogiado pelo treinador espanhol, que não esconde o desejo de contar com ele para 2024/25.

Nesta temporada, Jorginho já disputou 35 partidas pelo Arsenal entre todas as competições, tendo marcado um gol e distribuído duas assistências. Os Gunners resolveram fazer uma oferta ao volante para ter uma opção à altura para Declan Rice. Quando o ítalo-brasileiro está em campo, o inglês costuma atuar um pouco mais adiante, quase como um segundo volante.

A importância de Jorginho para o Arsenal

Jorginho foi contratado pelo Arsenal em janeiro de 2023 junto ao Chelsea por £ 12 milhões (cerca de R$ 75,8 milhões à época). Até a metade daquela temporada, o volante tinha jogado 25 jogos pelos Blues, sendo 20 como titular. Entretanto, a diretoria não fez proposta para estender seu vínculo. O ítalo-brasileiro então optou por se aventurar no rival de Londres graças a influência de Arteta nos Gunners.

Em sua apresentação, Jorginho deixou claro que o treinador já tinha tentado sua contratação no passado, porém, sem sucesso. E o carinho de Arteta pelo volante foi reforçado em coletivas recentes. O espanhol exalta o comprometimento do ítalo-brasileiro no dia a dia, mesmo quando não entra em campo. E, quando acionado, sua técnica e inteligência fazem a diferença para os Gunners:

– Ele (Jorginho) ganhou tudo, mas você pede para ele não jogar ou jogar um minuto, ele está feliz por ir para lá. Peça para ele jogar 90 minutos nesse ritmo e ele consegue fazer isso. Tenho muita sorte de ter jogadores assim. Eu estava imaginando o quanto precisaríamos dele. Ele é um jogador muito inteligente, sua maior qualidade é melhorar as pessoas ao seu redor. Ele conecta todo mundo, disse Mikel Arteta em uma coletiva em fevereiro.

Outro detalhe que pesou para Jorginho receber uma oferta de renovação no Arsenal é a indefinição do futuro de Thomas Partey. Mesmo com contrato até meados de 2025, o ganês perdeu boa parte desta temporada devido a uma lesão na coxa. Ele até voltou bem, mas os Gunners não queriam uma carência no grupo para esse setor. Portanto, a continuidade do ítalo-brasileiro deve ser confirmada oficialmente em breve.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo