Treinador do Burnley se manifesta sobre chegada de filho de Ronaldinho: ‘Entendo a empolgação’
Após deixar o Barcelona -- onde Ronaldinho Gaúcho se tornou ídolo --, João Mendes fechou com o Burnley até 2026
Após deixar o Barcelona, João Mendes — filho de Ronaldinho Gaúcho — chegou ao Burnley blindado pelo técnico Scott Parker, que pediu paciência com o jogador de 19 anos.
Em coletiva, Parker avisou que João Mendes não fará parte da equipe principal dos Clarets em um primeiro momento. A ideia do Burnley é desenvolver o atacante longe dos holofotes gerados pelo pai:
— Vemos como um jogador em desenvolvimento e é um projeto nesse sentido. Até agora a papelada não foi assinada, mas definitivamente há algo. Entendo a empolgação em torno disso. Mas ele (João Mendes) sabe por que está vindo para cá em termos de desenvolvimento, então eu não gostaria de colocar mais pressão do que a que já existe sobre ele.
João Mendes desembarcou no Reino Unido na última semana, quando fez exames médicos e fechou com os Clarets até 2026. O negócio foi intermediado pelos agentes Marcelo Sander e Marcelo Marchese.
Vale lembrar que o Burnley terminou a última temporada da Premier League na vice-lanterna. Apesar disso, o técnico Vincent Kompany acabou sendo contratado pelo Bayern de Munique.
Em 2024/25, os Clarets disputam a Championship com o objetivo de retornar à elite inglesa. Já o filho de Ronaldinho tentará conquistar seu espaço nas categorias de base para enfim ter uma chance entre os profissionais.
Conheça a carreira de João Mendes antes da chegada ao Burnley
Filho de Ronaldinho Gaúcho e a ex-bailarina Janaína Natielle Mendes, João iniciou sua carreira como jogador na base do Cruzeiro. Curiosamente, o pai deixou o nome marcado na história do rival Atlético-MG, onde foi campeão da Libertadores em 2013.
Na época em que fez teste na Toca da Raposa, o jovem atacante foi incentivado pela mãe. Aprovado, João Mendes se juntou à Raposa em maio de 2018, quando tinha 13 anos.
Quando completou 14 anos, o atacante firmou um acordo com o Cruzeiro para treinar no sub-14 celeste. João participou de competições de base da Raposa e também foi campeão nas categorias que disputou.
Já em 2023, o atacante foi levado por Ronaldinho para fazer testes no Barcelona. Após passar, João Mendes assinou um contrato de uma temporada com o sub-19 do Barça.
Canhoto que atua nas duas pontas, o atacante ficou no Barcelona até junho deste ano. Como seu vínculo não foi renovado, João abraçou a possibilidade de despontar no Burnley.
Cinegrafista nas horas vagas?
Durante sua passagem pelo Barcelona, João Mendes viveu uma situação no mínimo inusitada. Não relacionado para um jogo do sub-19, o filho de Ronaldinho Gaúcho trabalhou como cinegrafista na partida.
Em abril de 2024, o atacante brasileiro ficou responsável por gravar o jogo dos Blaugranas contra o Sabadell a pedido da comissão técnica. A ideia era que as imagens fossem utilizadas para identificar possíveis erros e então corrigí-los.
Por mais curioso que pareça, essa prática era comum sob o comando do treinador Óscar López, do sub-19 do Barcelona. Além de João Mendes, outros atletas já foram encarregados de manusear a câmera para as filmagens.
João Mendes, filho de Ronaldinho, não foi convocado para o jogo de hoje do Barça Sub-19. A comissão técnica o encaminhou para gravar a partida para que pudessem analisá-la posteriormente — escreveu um perfil nas redes sociais.