Inglaterra

Guardiola compara Rodri a Michael Jordan para explicar crise no Manchester City

Após vencer a Bola de Ouro, Rodri foi apontado por Guardiola como uma espécie de Michael Jordan do Manchester City

O Manchester City vive uma crise sem precedentes na era Pep Guardiola. Nos últimos 10 jogos, apenas uma vitória. Ciente da situação crítica, o treinador espanhol comparou Rodri a Michael Jordan para explicar a queda de rendimento dos Citizens.

Vencedor da última Bola de Ouro — deixando Vinicius Junior para trás –, o volante não entra em campo pelo Manchester City desde o dia 22 de setembro. À época, o craque espanhol sofreu uma grave lesão no joelho.

Como passou por cirurgia ligamentar, Rodri dificilmente deve voltar a jogar nesta temporada. E Guardiola explicou que a ausência do volante de 28 anos para os Citizens é como quando o Chicago Bulls não contou com a lenda do basquete na NBA:

— Estamos jogando sem o Bola de Ouro. Quantos anéis os Bulls ganharam sem Michael Jordan? Nenhuma equipe (competitiva) pode jogar sem seu melhor jogador.

Vale lembrar que Jordan é um dos maiores jogadores da história do basquete — para não dizer o melhor –, tendo construído seu legado no Bulls. Em Chicago, MJ foi hexacampeão da NBA (cujos títulos são representados por anéis): 1991, 1992, 1993, 1996, 1997 e 1998.

Em 1994, Michael Jordan se aventurou no beisebol e deixou o Chicago Bulls, que mesmo com Scottie Pippen e companhia, não manteve a hegemonia na NBA. Um ano depois, a lenda da bola laranja voltou para casa e iniciou outra sequência de títulos.

Curiosamente, o time de Chicago nunca mais foi campeão da liga de basquete dos Estados Unidos desde a saída de Jordan. E algo parecido está acontecendo no Manchester City sem Rodri.

Rodri é a alma do Manchester City

Rodri, volante do Manchester City - Foto: (Imago)
Rodri tem sido um desfalque de peso no Manchester City – Foto: (Imago)

Contratado em 2019 junto ao Atlético de Madrid, Rodri se tornou um dos principais jogadores dos Citizens sob o comando de Guardiola. O volante é o ponto de equilíbrio do Manchester City.

Além de ser o responsável por ligar o ataque com passes precisos, o astro espanhol também é um pivô defensivo, oferecendo proteção à defesa dos Citizens antes da bola sair do meio de campo.

Não à toa, Rodri foi destaque na conquista inédita da Champions League (2022/23) e no tetra da Premier League (2020/21, 2021/22, 2022/23 e 2023/24). Mais do que isso, o volante é dono de um recorde no futebol de clubes.

Em maio deste ano, o craque espanhol alcançou 74 partidas consecutivas de invencibilidade pelo Manchester City. Ou seja, todo vez que Rodri esteve em campo, os Citizens não perderam.

Quando o volante se machucou, o Manchester City virou de cabeça para baixo. Sem seu pilar, os Citizens estão apenas na 22ª posição da Liga dos Campeões e no 4º lugar do Campeonato Inglês — isso sem falar na recente sequência de cinco derrotas.

Manchester City sem Rodri

  • Jogos: 17
  • Vitórias: 7
  • Empates: 3
  • Derrotas: 7
  • Aproveitamento: 47%
  • Gols marcados: 30
  • Gols sofridos: 28
Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo