Inglaterra

‘Impossível não gostar dele’: entenda o amor de Arteta por Jorginho no Arsenal

Mesmo não sendo titular absoluto do Arsenal, Jorginho é muito admirado por Mikel Arteta, que explica o porquê

O Arsenal segue firme e forte na sua luta pelo título da Premier League. Na vice-liderança do campeonato com 83 pontos, os Gunners estão somente dois pontos atrás do Manchester City. E o bom trabalho de Mikel Arteta pode ser explicado pela qualidade do elenco, incluindo os jogadores que não são titulares absolutos, mas têm um papel fundamental dentro e fora de campo. Esse é o caso de Jorginho.

O volante é o 12º jogador do Arsenal nesta temporada, saindo quase sempre do banco de reservas para ajudar o time com sua liderança e sua qualidade com e sem a bola. Em 2023/24, Jorginho disputou 35 jogos pelos Gunners em todas as competições, sendo 19 como titular. Ao todo, tem um gol e duas assistências. Por mais que os números sejam modestos, o técnico espanhol exigiu a permanência do jogador de 32 anos.

Por conta disso, o Arsenal estendeu o contrato do ítalo-brasileiro por mais uma temporada, cujo vínculo terminava no final desta temporada. E isso foi motivo suficiente para Arteta comemorar. Jorginho chegou aos Gunners em janeiro de 2023 após brilhar com a camisa do Chelsea. Agora, o volante conquistou o técnico espanhol. E ele mesmo explica seu amor pelo atleta:

– É impossível não gostar dele. Primeiro de tudo, como jogador dentro de campo, porque ele é fenomenal e nos dá muito. Depois, o resto das qualidades que ele tem para trazer para a equipe, para o elenco, para a nossa cultura, para o nosso clube. Estamos felizes por tê-lo, disse Mikel Arteta em entrevista coletiva.

Jorginho, o homem de confiança de Arteta no Arsenal

No total, Jorginho tem 51 partidas com a camisa do Arsenal. Mesmo com sondagens do Barcelona, o volante não pensou duas vezes em aceitar a oferta de renovação dos Gunners, até porque ele e sua família estão bem adaptados à Inglaterra e felizes com a chance de estar em um dos gigantes da Premier League. Mikel Arteta, por sua vez, também está bastante satisfeito com o ítalo-brasileiro:

– Ele é uma pessoa super especial. Um grande homem de família com muita experiência. Ele sabe conversar com as pessoas e conduzir uma equipe, e sabe muito bem como inspirar pessoas e fazer parte de uma equipe realmente importante, finalizou Arteta.

Além de tudo o que Jorginho é capaz quando está em ação pelo Arsenal, ele também exerce o papel de homem de confiança do treinador espanhol. Nos bastidores, o volante nunca criou problemas por não ser o dono da posição no meio-campo dos Gunners. Pelo contrário. O ítalo-brasileiro é visto como um modelo para os mais jovens, e Arteta espera que isso sirva de exemplo.

No futebol europeu, Jorginho ganhou praticamente de tudo na carreira. Campeão da Eurocopa 2020 com a Itália, o volante também ergueu a taça da Champions League e do Mundial de Clubes com os Blues em 2021. O que falta para o ítalo-brasileiro é o título inglês, e ele pode vir muito em breve no Arsenal. Caso isso não aconteça, o técnico espanhol sabe que tem um líder comprometido com os Gunners para tentar novamente em 2024/25.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo