‘Marta fez uma grande diferença’: Liverpool revela inspirações de Diogo Jota
Reds compartilham entrevista em que atacante português destaca impacto de figuras femininas em sua vida e no esporte

Em meio às homenagens do Liverpool a Diogo Jota, que faleceu na última quinta-feira (3) devido a um acidente de carro, a equipe feminina dos Reds destacou as inspirações do camisa 20, que exaltou a figura de Marta.
Os ingleses postaram uma entrevista do atacante português sobre as mulheres que tiveram impacto em sua vida pessoal e profissional. Além de valorizar a mãe, a avó e a esposa, Diogo Jota citou com carinho a Rainha do Futebol.
— Obviamente, no futebol, temos a Marta no Brasil. Ela a maior jogadora de todos os tempos, que conquistou muitos títulos e fez uma grande diferença na ascensão feminina ao futebol.
A brilliant footballer on the pitch, but most importantly an unbelievable person and family man off it ❤️
— Liverpool FC Women (@LiverpoolFCW) July 4, 2025
Diogo had a number of inspirational women in his life, both personally and professionally, that helped shape him and was a fantastic advocate of Women’s sport.
Rest in… pic.twitter.com/6BMLbxWwZY
No universo do esporte, o eterno camisa 20 do Liverpool também citou a portuguesa Rosa Mota, maratonista que foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Seoul, em 1988, além da americana Serena Williams, uma das maiores tenistas de todos os tempos.

Apoio ao esporte feminino
Conhecido por seu carisma, dedicação familiar e exemplo de profissionalismo, Diogo Jota também foi um defensor de causas sociais. O atacante português era uma voz ativa pelo desenvolvimento do futebol feminino.
A “Her Sport”, entidade que divulga modalidades femininas e trabalha pela valorização das atletas, compartilhou o apoio de Diogo Jota em iniciativas de suporte às mulheres no futebol.
— No Liverpool, sempre que havia alguma campanha sobre mulheres ou sobre a manutenção das meninas no esporte, Diogo Jota aparecia. Não porque precisava. Porque ele entendia POR QUE isso importava –, escreveu a Her Sport.
Outro exemplo aconteceu em 2024, quando o camisa 20 dos Reds sentou-se ao lado da irlandesa Leanne Kiernan durante evento no Dia Internacional da Mulher e “emprestou sua voz a uma mensagem maior que o futebol”
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Acidente de Diogo Jota e seu irmão André Silva
O acidente aconteceu na região de Cernadilla, em Zamora, no norte da Espanha. Segundo as autoridades locais, o veículo, uma Lamborghini, pegou fogo após colidir por volta de 00h (horário local), vitimando Diogo Jota (28) e seu irmão André Silva (25), que também era jogador e estava no Penafiel, da segunda divisão portuguesa.

No mesmo documento, afirmou-se que o carro em que os portugueses estavam teve o pneu arrebentado durante uma ultrapassagem, o que teria causado o acidente. Depois disso, a Lamborghini teria pegado fogo.
Segundo a “CNN Portugal”, o atacante do Liverpool foi desaconselhado a viajar de avião devido a uma cirurgia que fez no pulmão. Por isso ele estaria indo de carro até Santander, no litoral espanhol, antes de rumar à Inglaterra de barco.
A operação poderia ter risco de complicações causadas pela pressão interna da exercida pelo avião durante o voo — esse é o motivo pelo qual os profissionais sugeriram outro método de transporte.