Inglaterra

‘Marta fez uma grande diferença’: Liverpool revela inspirações de Diogo Jota

Reds compartilham entrevista em que atacante português destaca impacto de figuras femininas em sua vida e no esporte

Em meio às homenagens do Liverpool a Diogo Jota, que faleceu na última quinta-feira (3) devido a um acidente de carro, a equipe feminina dos Reds destacou as inspirações do camisa 20, que exaltou a figura de Marta.

Os ingleses postaram uma entrevista do atacante português sobre as mulheres que tiveram impacto em sua vida pessoal e profissional. Além de valorizar a mãe, a avó e a esposa, Diogo Jota citou com carinho a Rainha do Futebol.

— Obviamente, no futebol, temos a Marta no Brasil. Ela a maior jogadora de todos os tempos, que conquistou muitos títulos e fez uma grande diferença na ascensão feminina ao futebol.

No universo do esporte, o eterno camisa 20 do Liverpool também citou a portuguesa Rosa Mota, maratonista que foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Seoul, em 1988, além da americana Serena Williams, uma das maiores tenistas de todos os tempos.

Foto: (IconSport) - Marta, um ícone do futebol feminino
Foto: (IconSport) – Marta, um ícone do futebol feminino

Apoio ao esporte feminino

Conhecido por seu carisma, dedicação familiar e exemplo de profissionalismo, Diogo Jota também foi um defensor de causas sociais. O atacante português era uma voz ativa pelo desenvolvimento do futebol feminino.

A “Her Sport”, entidade que divulga modalidades femininas e trabalha pela valorização das atletas, compartilhou o apoio de Diogo Jota em iniciativas de suporte às mulheres no futebol.

— No Liverpool, sempre que havia alguma campanha sobre mulheres ou sobre a manutenção das meninas no esporte, Diogo Jota aparecia. Não porque precisava. Porque ele entendia POR QUE isso importava –, escreveu a Her Sport.

Outro exemplo aconteceu em 2024, quando o camisa 20 dos Reds sentou-se ao lado da irlandesa Leanne Kiernan durante evento no Dia Internacional da Mulher e “emprestou sua voz a uma mensagem maior que o futebol”

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Acidente de Diogo Jota e seu irmão André Silva

O acidente aconteceu na região de Cernadilla, em Zamora, no norte da Espanha. Segundo as autoridades locais, o veículo, uma Lamborghini, pegou fogo após colidir por volta de 00h (horário local), vitimando Diogo Jota (28) e seu irmão André Silva (25), que também era jogador e estava no Penafiel, da segunda divisão portuguesa.

André Silva e Diogo Jota na época de Porto Foto: (Divulgação/Porto)
André Silva e Diogo Jota na época de Porto Foto: (Divulgação/Porto)

No mesmo documento, afirmou-se que o carro em que os portugueses estavam teve o pneu arrebentado durante uma ultrapassagem, o que teria causado o acidente. Depois disso, a Lamborghini teria pegado fogo.

Segundo a “CNN Portugal”, o atacante do Liverpool foi desaconselhado a viajar de avião devido a uma cirurgia que fez no pulmão. Por isso ele estaria indo de carro até Santander, no litoral espanhol, antes de rumar à Inglaterra de barco.

A operação poderia ter risco de complicações causadas pela pressão interna da exercida pelo avião durante o voo — esse é o motivo pelo qual os profissionais sugeriram outro método de transporte.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo