‘Jamais será esquecido’: Mundo do futebol reage à trágica morte de Diogo Jota
Aos 28 anos, atacante campeão com Liverpool e Portugal na temporada sofreu acidente de carro fatal

O futebol mundial amanheceu em choque nesta quinta-feira (3). Diogo Jota, atacante do Liverpool e da seleção portuguesa, morreu aos 28 anos em um acidente de carro no norte da Espanha.
A tragédia também vitimou seu irmão, André Silva, de 26 anos. O acidente aconteceu na região de Cernadilla, em Zamora, na comunidade autônoma de Castela e Leão. Segundo as autoridades locais, o veículo, uma Lamborghini, pegou fogo após colidir por volta da meia-noite (horário local).
O jogador havia se casado com Rute Cardoso, mãe de seus três filhos, há apenas duas semanas. Jota também foi campeão da Premier League com o Liverpool e da Nations League com Portugal nesta temporada. A confirmação da morte abalou não só o Liverpool, mas toda a comunidade do futebol europeu.
Comunicado de autoridades, Liverpool e Portugal
Houve um comunicado oficial dos serviços de emergência da região que relataram o ocorrido na madrugada:
“A sala de operações 1-1-2 Castilla y León recebeu diversas chamadas informando sobre um acidente no Km 65 da A-52. O veículo estava em chamas. Foram mobilizados a Polícia de Trânsito de Zamora, o Corpo de Bombeiros da Deputação Provincial de Zamora, além de unidades médicas. No local, foram confirmadas as mortes de duas pessoas.”
No mesmo documento, afirmou-se que o carro em que Jota estava teve o pneu arrebentado durante uma ultrapassagem, o que teria causado o acidente. Depois disso, a Lamborghini teria pegado fogo.
O Liverpool também emitiu um comunicado oficial, se mostrando devastado com a situação e afirmando que prestará apoio total à família do jogador, que ainda tinha contrato com os Reds até 2027.
Liverpool Football Club are devastated by the tragic passing of Diogo Jota.
— Liverpool FC (@LFC) July 3, 2025
“O Liverpool Football Club está devastado com o trágico falecimento de Diogo Jota.
O clube foi informado de que o jogador de 28 anos faleceu após um acidente de trânsito na Espanha, juntamente com seu irmão, André.
O Liverpool FC não fará mais comentários neste momento e solicita que a privacidade da família, amigos, companheiros de equipe e funcionários do clube de Diogo e André seja respeitada enquanto tentam lidar com uma perda inimaginável.
Continuaremos a fornecer todo o nosso apoio a eles“.
A seleção portuguesa também emitiu um comunicado oficial lamentando a perda do jogador, exaltando seus feitos e dizendo que já pediu à Uefa um minuto de silêncio antes do jogo entre Portugal e Espanha, na Eurocopa Feminina, desta quinta.
— Portugal (@selecaoportugal) July 3, 2025
Segundo a “CNN Portugal”, o atacante foi desaconselhado a viajar de avião devido a uma cirurgia que fez no pulmão. Por isso ele estaria indo de carro até Santander, no litoral espanhol, antes de rumar à Inglaterra de barco.
A operação poderia ter risco de complicações causadas pela pressão interna da exercida pelo avião durante o voo — esse é o motivo pelo qual os profissionais sugeriram outro método de transporte.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Repercussão e luto de rivais na Premier League e no mundo
Diversos clubes e jogadores pelo mundo reagiram à morte do atacante. Cristiano Ronaldo, seu companheiro de seleção, compartilhou uma mensagem incrédulo com a situação: “Não faz sentido. Ainda agora estávamos juntos na Seleção, ainda agora tinhas casado”, começou o craque.
Não faz sentido. Ainda agora estávamos juntos na Seleção, ainda agora tinhas casado. À tua familia, à tua mulher e aos teus filhos, envio os meus sentimentos e desejo-lhes toda a força do mundo. Sei que estarás sempre com eles. Descansem em Paz, Diogo e André. Vamos todos sentir… pic.twitter.com/H1qSTvPoQs
— Cristiano Ronaldo (@Cristiano) July 3, 2025
O perfil oficial da Premier League também prestou homenagem, assim como rivais do Liverpool, como Manchester United, Chelsea e Manchester City, além do Wolverhampton, ex-clube de Jota, e outros clubes da liga.
Everyone at the Premier League is shocked and devastated to learn of the tragic passing of Diogo Jota and his brother Andre. Our sincerest condolences go to Diogo’s family, friends, Liverpool FC, and all their supporters at this heartbreaking time. Football has lost a champion… pic.twitter.com/KG4coUHY1P
— Premier League (@premierleague) July 3, 2025
Everyone at Manchester City is shocked and saddened to learn about the devastating news regarding the passing of Diogo Jota.
We send our heartfelt condolences to his family and friends and everyone at Liverpool Football Club at this difficult time.
Rest in peace, Diogo. pic.twitter.com/gDZChUlRw0
— Manchester City (@ManCity) July 3, 2025
Our deepest condolences are with the loved ones of Diogo Jota and his brother, Andre, and everyone connected with Liverpool FC following today’s heartbreaking news.
— Manchester United (@ManUtd) July 3, 2025
Everyone at Chelsea FC is devastated to learn of the tragic passing of Diogo Jota and his brother, Andre.
Our thoughts go out to their family, friends and all at Liverpool FC at this incredibly difficult time. 💙 pic.twitter.com/MSKcRHLmMk
— Chelsea FC (@ChelseaFC) July 3, 2025
Fora da Inglaterra também houve homenagens. Em Portugal, o Porto, seu ex-clube, também não foi o único a homenagear Jota. Até mesmo rivais, como o Sporting, emitiram notas de pesar. Clubes e ligas franceses, espanhóis e italianos também estiveram presentes.
O Futebol Clube do Porto está de luto.
É com choque e profundo pesar que enviamos as sentidas condolências à família e amigos do Diogo Jota e irmão André Silva, que também foi nosso atleta nos escalões de formação.
Descansem em paz.#FCPorto pic.twitter.com/BXlR8v7y7Z
— FC Porto (@FCPorto) July 3, 2025
On behalf of the European football community, we are deeply saddened to learn of the tragic passing of Diogo Jota, Portugal international and Liverpool FC forward, along with his brother André Silva.
Our thoughts are with their family, friends, teammates and all those affected… pic.twitter.com/kYCJiZMcX0
— UEFA (@UEFA) July 3, 2025
El Atlético de Madrid está conmocionado por la trágica noticia del fallecimiento de Diogo Jota, ex jugador del club, y su hermano André.
Enviamos nuestro más sincero pésame a su familia y seres queridos.
Descansen en paz. pic.twitter.com/MQaelutaFh— Atlético de Madrid (@Atleti) July 3, 2025
O mundo do futebol ficou mais pobre.
O Sporting CP manifesta o seu pesar pelo falecimento do internacional português Diogo Jota e do seu irmão André Silva.
As mais sentidas condolências a toda a família nesta hora difícil. pic.twitter.com/0zTHryk5rq
— Sporting CP (@SportingCP) July 3, 2025
Jürgen Klopp, treinador que o contratou quando estava no Liverpool, e LeBron James, astro do basquete e acionista dos Reds, também prestaram homenagem. A Adidas, marca que patrocinava o atleta, foi um empresa a falar do assunto.
My prayers goes out to his loved ones during this time! May you all be guided and protected! YNWA JOTA!! 🙏🏾🙏🏾🙏🏾❤️ https://t.co/B3tYVJJxkA
— LeBron James (@KingJames) July 3, 2025
The adidas family is deeply saddened by the loss of Diogo Jota and his brother Andre Silva.
Our thoughts and deepest condolences go to their family, friends, and all who know and love them.
Diogo will be remembered as a Champion on and off the football pitch. pic.twitter.com/2m4oEJfIUk
— adidas Football (@adidasfootball) July 3, 2025
O futebol brasileiro também se mobilizou. Diversos clubes nacionais publicaram em suas contas oficiais mensagens de pesar sobre a morte de Jota, incluindo gigantes da Série A como Corinthians, São Paulo, Internacional, Flamengo e Palmeiras.
O Sport Club Internacional lamenta profundamente o falecimento dos atletas Diogo Jota (Liverpool) e André Silva (Penafiel), em um acidente de carro na Espanha. Nossa solidariedade a familiares, amigos e fãs neste momento de dor. 🖤 pic.twitter.com/NAFogACkEa
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) July 3, 2025
A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta, com profundo pesar, a morte do atacante português Diogo Jota, do Liverpool-ING, e do seu irmão André Silva, jogador do Penafiel-POR, vítimas de um acidente de carro na madrugada desta quinta-feira (3) em Zamora, na Espanha.
Que os… pic.twitter.com/i79oMjJD09
— SE Palmeiras (@Palmeiras) July 3, 2025
O Sport Club Corinthians Paulista lamenta o falecimento do atacante português do Liverpool Diogo Jota e de seu irmão André Silva, jogador do Penafiel de Portugal, após um acidente de carro na cidade de Zamora, na Espanha.
O Corinthians deseja os mais sinceros sentimentos aos… pic.twitter.com/uQVljYVpTE
— Corinthians (@Corinthians) July 3, 2025
O Santos Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento do atacante português Diogo Jota e de seu irmão, também futebolista, André Silva, vítimas de um acidente de carro nesta quinta-feira, na cidade espanhola de Zamora.
Um dia muito triste para o esporte. Nossos sentimentos… pic.twitter.com/lzM6vCL1PF
— Santos FC (@SantosFC) July 3, 2025
Um dia de muita tristeza para o futebol.
Recebemos com pesar a notícia do falecimento dos irmãos e atletas Diogo Jota, do Liverpool, e André Silva, do Penafiel, vítimas de um trágico acidente de carro.
Nossos sinceros sentimentos aos familiares, amigos e fãs neste momento de… pic.twitter.com/qY8SR1FaXb
— Atlético (@Atletico) July 3, 2025
Um dia triste para o mundo do futebol. O São Paulo Futebol Clube lamenta profundamente as mortes de Diogo Jota, atacante do Liverpool-ING, e do irmão dele, André Silva, que defendia o Penafiel-POR, vítimas de um trágico acidente de carro.
Nossos mais sinceros sentimentos e… pic.twitter.com/j6GmRsjMgR
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) July 3, 2025
Homenagens de ex-companheiros de Jota no Liverpool
Jota também recebeu homenagens de seus antigos companheiros na Inglaterra. Roberto Firmino nomeou alguns dos familiares do português em palavras de conforto, enquanto Darwin Núñez e Harvey Elliott foram alguns dos primeiros atuais atletas do Liverpool a prestar homenagem. Steven Gerrard, lenda do clube, também publicou fotos do jogador.
Trajetória e conquistas de Jota
Formado no Paços de Ferreira, Jota ganhou projeção nacional rapidamente, o que o levou a assinar com o Atlético de Madrid em 2016. Após empréstimos de destaque por Porto e Wolverhampton, foi comprado em definitivo pelos Wolves, onde explodiu na Premier League.
Em 2020, chegou ao Liverpool, onde viveu a melhor fase da carreira sob o comando de Jürgen Klopp. Pelo clube inglês, marcou 65 gols e deu 26 assistências em 182 partidas, conquistando títulos importantes, como a Premier League 2024/25, a FA Cup e a Community Shield. Também disputou 50 partidas pela seleção portuguesa principal, com 14 gols e 12 assistências.