Europa

‘Jamais será esquecido’: Mundo do futebol reage à trágica morte de Diogo Jota

Aos 28 anos, atacante campeão com Liverpool e Portugal na temporada sofreu acidente de carro fatal

O futebol mundial amanheceu em choque nesta quinta-feira (3). Diogo Jota, atacante do Liverpool e da seleção portuguesa, morreu aos 28 anos em um acidente de carro no norte da Espanha.

A tragédia também vitimou seu irmão, André Silva, de 26 anos. O acidente aconteceu na região de Cernadilla, em Zamora, na comunidade autônoma de Castela e Leão. Segundo as autoridades locais, o veículo, uma Lamborghini, pegou fogo após colidir por volta da meia-noite (horário local).

O jogador havia se casado com Rute Cardoso, mãe de seus três filhos, há apenas duas semanas. Jota também foi campeão da Premier League com o Liverpool e da Nations League com Portugal nesta temporada. A confirmação da morte abalou não só o Liverpool, mas toda a comunidade do futebol europeu.

Comunicado de autoridades, Liverpool e Portugal

Houve um comunicado oficial dos serviços de emergência da região que relataram o ocorrido na madrugada:

“A sala de operações 1-1-2 Castilla y León recebeu diversas chamadas informando sobre um acidente no Km 65 da A-52. O veículo estava em chamas. Foram mobilizados a Polícia de Trânsito de Zamora, o Corpo de Bombeiros da Deputação Provincial de Zamora, além de unidades médicas. No local, foram confirmadas as mortes de duas pessoas.”

No mesmo documento, afirmou-se que o carro em que Jota estava teve o pneu arrebentado durante uma ultrapassagem, o que teria causado o acidente. Depois disso, a Lamborghini teria pegado fogo.

O Liverpool também emitiu um comunicado oficial, se mostrando devastado com a situação e afirmando que prestará apoio total à família do jogador, que ainda tinha contrato com os Reds até 2027.

O Liverpool Football Club está devastado com o trágico falecimento de Diogo Jota.

O clube foi informado de que o jogador de 28 anos faleceu após um acidente de trânsito na Espanha, juntamente com seu irmão, André.

O Liverpool FC não fará mais comentários neste momento e solicita que a privacidade da família, amigos, companheiros de equipe e funcionários do clube de Diogo e André seja respeitada enquanto tentam lidar com uma perda inimaginável.

Continuaremos a fornecer todo o nosso apoio a eles“.

A seleção portuguesa também emitiu um comunicado oficial lamentando a perda do jogador, exaltando seus feitos e dizendo que já pediu à Uefa um minuto de silêncio antes do jogo entre Portugal e Espanha, na Eurocopa Feminina, desta quinta.

Segundo a “CNN Portugal”, o atacante foi desaconselhado a viajar de avião devido a uma cirurgia que fez no pulmão. Por isso ele estaria indo de carro até Santander, no litoral espanhol, antes de rumar à Inglaterra de barco.

A operação poderia ter risco de complicações causadas pela pressão interna da exercida pelo avião durante o voo — esse é o motivo pelo qual os profissionais sugeriram outro método de transporte.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Repercussão e luto de rivais na Premier League e no mundo

Diversos clubes e jogadores pelo mundo reagiram à morte do atacante. Cristiano Ronaldo, seu companheiro de seleção, compartilhou uma mensagem incrédulo com a situação: “Não faz sentido. Ainda agora estávamos juntos na Seleção, ainda agora tinhas casado”, começou o craque.

O perfil oficial da Premier League também prestou homenagem, assim como rivais do Liverpool, como Manchester United, Chelsea e Manchester City, além do Wolverhampton, ex-clube de Jota, e outros clubes da liga.

Fora da Inglaterra também houve homenagens. Em Portugal, o Porto, seu ex-clube, também não foi o único a homenagear Jota. Até mesmo rivais, como o Sporting, emitiram notas de pesar. Clubes e ligas franceses, espanhóis e italianos também estiveram presentes.

Jürgen Klopp, treinador que o contratou quando estava no Liverpool, e LeBron James, astro do basquete e acionista dos Reds, também prestaram homenagem. A Adidas, marca que patrocinava o atleta, foi um empresa a falar do assunto.

O futebol brasileiro também se mobilizou. Diversos clubes nacionais publicaram em suas contas oficiais mensagens de pesar sobre a morte de Jota, incluindo gigantes da Série A como Corinthians, São Paulo, Internacional, Flamengo e Palmeiras.

Homenagens de ex-companheiros de Jota no Liverpool

Jota também recebeu homenagens de seus antigos companheiros na Inglaterra. Roberto Firmino nomeou alguns dos familiares do português em palavras de conforto, enquanto Darwin Núñez e Harvey Elliott foram alguns dos primeiros atuais atletas do Liverpool a prestar homenagem. Steven Gerrard, lenda do clube, também publicou fotos do jogador.

Trajetória e conquistas de Jota

Formado no Paços de Ferreira, Jota ganhou projeção nacional rapidamente, o que o levou a assinar com o Atlético de Madrid em 2016. Após empréstimos de destaque por Porto e Wolverhampton, foi comprado em definitivo pelos Wolves, onde explodiu na Premier League.

Em 2020, chegou ao Liverpool, onde viveu a melhor fase da carreira sob o comando de Jürgen Klopp. Pelo clube inglês, marcou 65 gols e deu 26 assistências em 182 partidas, conquistando títulos importantes, como a Premier League 2024/25, a FA Cup e a Community Shield. Também disputou 50 partidas pela seleção portuguesa principal, com 14 gols e 12 assistências.

Foto de Guilherme Ramos

Guilherme RamosRedator

Jornalista pela UNESP. Escreveu um livro sobre tática no futebol e, na Trivela, escreve sobre futebol nacional, internacional e de seleções. Passagens por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e Premier League Brasil.
Botão Voltar ao topo