Quem era André Silva, também jogador e irmão de Diogo Jota que morreu em tragédia
André tinha 25 anos e defendia o Penafiel, da segunda divisão portuguesa

O acidente de carro que causou a morte do atacante Diogo Jota, do Liverpool e da seleção de Portugal, nesta quinta-feira (3), também vitimou o irmão do atleta, André Silva, que também era jogador de futebol e atuava pelo Penafiel, clube que atualmente disputa a segunda divisão do futebol português.
André tinha 25 anos e também atuava como atacante . Ao todo, disputou 32 jogos, marcou dois gols e deu duas assistências na temporada passada. O jogador estava se encaminhando para a sua terceira temporada no clube português e tinha contrato com o clube até 30 de junho de 2026.
Ao longo de toda a carreira, Silva somou 143 jogos oficiais, 21 gols e quatro assistências. No Penafiel estava desde a temporada 2023/2024. De acordo com o treinador do Penafiel, Hélder Cristóvão, em entrevista ao “SporTV, de Portugal”, o atleta possuía bastante velocidade e capacidade ofensiva, além de se destacar fora de campo, mantendo uma postura exemplar e conciliando o esporte com a vida acadêmica e empresarial.
Relembre a trajetória de André Silva, jogador do Penafiel
Nascido em 28 de abril de 2000, André começou no mundo do futebol logo cedo, seguindo os passos do irmão três anos mais velho, Diogo. Ambos começaram suas carreiras no Paços de Ferreira, de Portugal. Depois, enquanto o irmão seguiu para o Atlético de Madrid, Silva seguiu fazendo as categorias de base no Gondomar, Porto, Famalicão e Boavista.
Como profissional, André Silva defendeu o Gondomar, em 2021, antes de chegar ao Penafiel, na temporada 2023/24.

Nas categorias de base do Porto, conheceu o colega Vitinha, que hoje defende o PSG. Na época, os dois se tornaram grandes amigos e mantinham a amizade até os dias atuais, mesmo com a distância.
Além de atuar como jogador de futebol, André também havia concluído uma graduação em administração, e chegou a criar uma empresa área junto com o irmão.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Entenda o acidente que vitimou Diogo Jota
Diogo Jota e André Silva trafegavam na região de Cernadilla, em Zamora, na comunidade autônoma de Castela e Leão, na Espanha, quando o carro em que estavam estourou o pneu durante uma ultrapassagem e saiu da pista. Com o impacto, o veículo pegou fogo e ambos os ocupantes faleceram.
O acidente aconteceu na madrugada desta quinta-feira (3). Os dois se encaminhavam até Santander, litoral espanhol, para depois seguirem até a Inglaterra de barco, onde Jota se reapresentaria ao Liverpool nos próximos dias.
Segundo a “CNN Portugal”, o atacante foi não foi aconselhado a fazer o percurso de avião devido a uma cirurgia que fez no pulmão recentemente. A cirurgia poderia ter complicações devido a pressão exercida pela aeronave. Por isso, o atleta optou por fazer a viagem de carro.