Copa da Liga Inglesa
Tendência

Joelinton jogou demais e liderou o Newcastle de volta a uma semifinal de copa nacional após 18 anos

O Newcastle bateu o Leicester por 2 a 0 e voltará a jogar uma semifinal de Copa da Liga pela primeira vez desde 1976 - na FA Cup, a seca vem desde 2005

Não é de hoje que Joelinton se transformou no Newcastle e deixou para trás a imagem como um centroavante que fazia poucos gols. Um dos maiores méritos de Eddie Howe foi redescobrir o brasileiro como meia ou ponta, e ele continua rendendo em máximo nível. Voltou inspirado na retomada dos trabalhos após a Copa do Mundo e, nesta terça-feira, carregou os Magpies às semifinais da Copa da Liga Inglesa. Foi uma partidaça de Joelinton no St. James’ Park, com gol e assistência nos 2 a 0 sobre o Leicester. Pela primeira vez desde 2004/05, o Newcastle terá a chance de disputar uma semifinal de copa nacional.

O Newcastle bombardeou o Leicester durante os 90 minutos. Foi muito mais agressivo e mereceu o resultado. Joelinton era onipresente para liderar a pressão. Jogando na ponta esquerda, o camisa 7 criou algumas das melhores jogadas da equipe e dava muito vigor nas investidas. Isso sem deixar de se desdobrar no trabalho sem a bola, sempre muito firme na marcação. O gol, todavia, demorou a sair. Os Magpies passaram em branco no primeiro tempo, mesmo sobrando. Já na volta à segunda etapa, Joelinton acertou a trave logo de cara e ainda parou no goleiro Danny Ward depois.

A vitória se consolidou ao Newcastle a partir dos 15 minutos. Com a participação de Joelinton, claro. O atacante deu o passe para a infiltração de Dan Burn, que passou no meio de três e finalizou rasteiro para marcar o primeiro. O merecido gol de Joelinton saiu aos 27. Num contra-ataque, o atacante escapou pela esquerda e recebeu um ótimo passe de Sergio Almirón. Diante de Ward, o brasileiro tocou no contrapé do goleiro. Bruno Guimarães também foi titular no meio e teve boa atuação – mas não no nível do compatriota.

Joelinton já tinha feito um gol nessa retomada da temporada – curiosamente, contra o próprio Leicester no Boxing Day. O momento favorece o atacante, muito querido pela torcida alvinegra também por sua entrega dentro de campo. E num momento em que os Magpies indicam ter condições de brigar pelo G-4 na Premier League, a Copa da Liga também surge como uma chance de título.

É a primeira vez desde 2004/05 que o clube chega a uma semifinal das copas nacionais, quando ficou entre os quatro primeiros da FA Cup. O Newcastle não sabe o que é uma final desde a Copa da Inglaterra de 1998/99 e não joga a decisão da Copa da Liga desde 1975/76 – na única ocasião até então em que ficou entre os quatro melhores do torneio. Já o título mais recente nas copas nacionais é o da FA Cup de 1954/55, enquanto o último troféu faturado pelos alvinegros veio na longínqua Copa das Feiras (a precursora da atual Liga Europa) em 1969. O jejum é enorme, mas com perspectivas de se encerrar nos próximos anos.

Além do Newcastle, o Manchester United também avançou às semifinais da Copa da Liga. Os Red Devils anotaram 3 a 0 sobre o Charlton, com um gol de Antony e outros dois de Marcus Rashford. As outras partidas das quartas de final acontecem nesta quarta, entre Nottingham Forest x Wolverhampton e Southampton x Manchester City. Os confrontos das semifinais serão definidos por sorteio.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo