Pressionado? Que nada… o Chelsea destruiu o Middlesbrough em Stamford Bridge e está na final da Copa da Liga
Chelsea resolve jogo no primeiro tempo, manda vantagem do Boro para o espaço e aguarda adversário da decisão
Só um time entrou em campo no Stamford Bridge nesta terça-feira (23), e esse time foi o próprio dono da casa: o Chelsea. Pressionado após ter perdido o jogo de ida por 1 a 0, os Blues não tomaram conhecimento do Middlesbrough, passaram por cima do adversário e garantiram vaga na final da Copa da Liga Inglesa. Enzo Fernández, Disasi, Cole Palmer (2x), Madueke e Jonny Howson marcaram os gols da goleada por 6 a 1.
Agora, a equipe de Mauricio Pochettino aguarda o adversário da grande decisão. Na outra semifinal, Fulham x Liverpool duelam pela segunda vaga. Os times medem forças nesta quarta-feira (24), a partir das 17h (horário de Brasília), no Craven Cottage. Vale lembrar que no embate de ida, disputado em Anfield, os Reds levaram a melhor e venceram por 2 a 1.
The #CarabaoCup final awaits. ?#CFC pic.twitter.com/EBPgjHOkLG
— Chelsea FC (@ChelseaFC) January 23, 2024
4 a 0 fora o baile: Chelsea decide a parada ainda no primeiro tempo
Por ter perdido o jogo de ida, o Chelsea sabia que teria de tomar as rédeas em Stamford Bridge e pressionar o Middlesbrough. E foi o que a equipe de Mauricio Pochettino fez nos primeiros minutos. Ou ao menos tentou… Após muitos lançamentos precipitados, os Blues enfim conseguiram colocar a bola no chão e chegar com perigo aos 9′. Mudryk fez bonita jogada individual pelo lado direito, tabelou com Enzo Fernández e apareceu na intermediária para finalizar. O chute, no entanto, desviou na marcação e saiu em escanteio.
Logo na sequência, Thiago Silva descolou lançamento preciso para Chilwell, que dividiu com o goleiro Glover e cabeceou por cima. Ao cair, o lateral-esquerdo pediu pênalti, mas o juiz mandou o jogo seguir e sequer cogitou consultar o VAR. A pressão continuou e o Chelsea não demorou para abrir o placar. Em jogada pelo meio, Chilwell driblou dois marcadores e acionou Sterling no lado direito. O atacante inglês invadiu a área, levantou a cabeça e deixou Broja na boa. Com o gol praticamente escancarado, o albanês decidiu dominar e, por sorte, contou com desvio acidental de Jonny Howson, que acabou jogando contra a própria meta.
O Middlesbrough sentiu o gol e isso soou como música para o Chelsea, que aumentou o ritmo e acelerou as ações ofensivas em busca do segundo tento. E conseguiu. Aos 29′, em excelente trama pelo lado direito, Disasi recebeu passe magistral (de calcanhar) de Sterling, pisou na área e tentou servir Broja. No momento do arremate, o camisa 19 dividiu com o defensor do Boro e, sem querer, descolou assistência para Enzo Fernández. A bola espirrada sobrou limpa e o meia argentino só teve o trabalho de empurra-la: 2 a 0.
Com 35′ no relógio, Disasi fez o terceiro. Em erro de saída de bola do Middlesbrough, o zagueiro francês retomou a posse e deixou Cole Palmer dar prosseguimento ao contra-ataque. O meio-campista inglês enxergou bem a passagem de Sterling no lado direito (mais uma vez) e deu passe açucarado. Frio e calculista, o camisa 7 serviu Disasi, que na cara de Glover, não perdoou. E não é que cabia mais? Aos 41′, virou passeio em Stamford Bridge. Palmer se aproveitou de falha terrível de Daniel Barlaser, roubou a bola na intermediária e tocou na saída do goleiro: 4 a 0 e era só o primeiro tempo…
Palmer e Madueke se aproveitam de novos erros do Boro e fecham o recital dos Blues
Veio o segundo tempo e o domínio absoluto do Chelsea permaneceu. Engano de quem achou que a equipe de Pochettino voltaria morosa e relaxada do intervalo. Pelo contrário. Os donos da casa mantiveram o foco em campo e praticamente não sofreram sustos ao longo da etapa complementar. Aos seis minutos, Colwill reiniciou os trabalhos. O zagueiro arriscou finalização colocada, de fora da área, e tirou tinta da trave. Completamente perdido e apático, o Middlesbrough mal pegava na bola, e quando ameaçava armar um ataque, rapidamente era neutralizado pela forte marcação dos Blues.
Aos 32′, a defesa do Middlesbrough vacilou de novo. Palmer não tinha nada com isso e marcou o quinto do Chelsea – e seu segundo na partida. Gallagher encarou dois marcadores, foi até a linha de fundo e cruzou para trás. O camisa 20 estava lá e, de primeira, venceu Glover. Quase que no lance seguinte, os Blues chegaram ao sexto tento. E pasmem, em mais um erro crasso do sistema defensivo do Boro… Madueke foi acionado na área, chutou cruzado, contou com desvio no meio do caminho e balançou as redes.
Ao menos, deu tempo dos visitantes marcarem um golzinho de honra. Em contra-ataque rápido, Morgan Rogers recebeu pelo lado esquerdo, ‘esnobou a marcação de Disasi', trouxe para o meio e arrematou no cantinho de Petrovic, que até saltou, mas nada pôde fazer: 6 a 1 e Chelsea na final da Copa da Liga Inglesa.
Estatísticas de Chelsea 6 x 1 Middlesbrough – Copa da Liga Inglesa 2023/24
- Posse de bola: 62% x 38%
- Faltas: 5 x 5
- Finalizações: 13 x 4
- Finalizações no gol: 6 x 2