Manchester United pode ter avançado na Copa da Inglaterra, mas provou que ataque é medíocre com Antony
Com gol do volante Casemiro, Manchester United venceu o Nottingham Forest por 1 a 0 e confirmou vaga nas quartas de final da Copa da Inglaterra
O Manchester United manteve a bola nos pés durante boa parte do confronto contra o Nottingham Forest, mas o ataque da equipe de Erik Ten Hag por vezes não sabia muito bem o que fazer com ela. Faltou pontaria, qualidade e, principalmente, coragem. E quem marcou o gol da classificação para as quartas de final da Copa da Inglaterra? Isso mesmo, o volante Casemiro — ele que havia levado cinco pontos na cabeça após se lesionar na derrota para Fullham, pela Premier League.
Into the #FACup quarter-finals! ?#MUFC
— Manchester United (@ManUtd) February 28, 2024
Essa situação é um resumo de que, mesmo que os Red Devils tenham engatado uma sequência de cinco vitórias recentemente, a equipe tem um ataque que beira a mediocridade, apesar dos nomes de peso, e Antony continua sendo a maior decepção do sistema ofensivo. Na coletiva pré-jogo, Ten Hag já tinha falado sobre a fase complicada que vive o jogador brasileiro.
— Ele tem que dar um passo atrás, tem que mostrar alguma resiliência. Ele passou por um momento difícil, não teve as melhores atuações, mas pode fazer muito melhor. Nos últimos treinos, temos tido algumas coisas boas. Mas, como eu disse, é o jogo, é preciso provar isso (em campo) — disse o técnico holandês.
Nesta quarta-feira (28), no City Ground, Antony teve novamente uma atuação mediana e mostrou que não merece ser titular. Aos 28 minutos, o brasileiro saiu para dar espaço a Amad Diallo e, pasmem, o ataque melhorou muito. A necessidade por um jogo mais lateral favorecia o posicionamento do camisa 21 que, quando tinha a bola, não conseguia finalizar com qualidade.
Diante da equipe com a 3ª pior posse de bola da Premier League, o United teve 10% a mais do controle total, (55% contra 45% dos adversários), mas acertou o alvo apenas sete vezes, sendo que apenas duas delas realmente assustaram o goleiro Matt Turner, além do gol de Casemiro.
É justo comentar que uma das chances perigosas do United saiu dos pés de Antony, em uma bola na trave logo nos primeiros minutos de partida. Porém, a pobreza de criatividade do jogador é assustadora nos últimos tempos. Talvez, seja a hora de Ten Hag colocar o atacante para sentar no banco de reservas permanentemente.
Com a vitória, o Manchester United avança às quartas da Copa da Inglaterra, onde vai enfrentar o Liverpool. Manchester City x Newcastle, Chelsea x Leicester e Wolverhampton x Coventry City são os outros confrontos da fase.
Casemiro era dúvida após sofrer corte na cabeça
Na derrota por 2 a 1 para o Fullham, no último sábado (24), Casemiro sofreu um pancada, aos 7 minutos do segundo tempo, e precisou levar cinco pontos na cabeça. Ele era dúvida para o confronto contra o Forest nesta quarta-feira. No e
Ten Hag revelou em sua última coletiva antes do embate das oitavas, que o jogador de 32 anos seria avaliado assim que possível. A confirmação de que ele entraria em campo só aconteceu horas antes da escalação ser divulgada. Por fim, houve grande surpresa quando o nome do meia apareceu na lista de titulares.
A estrela do brasileiro brilhou aos 44 minutos da segunda etapa, quando o jogo ia se encaminhando para a prorrogação. Curiosamente, o jogador marcou o gol da classificação de cabeça.