Copa da Inglaterra

O Bournemouth precisou de 45 minutos para massacrar o Swansea e ir às oitavas da Copa da Inglaterra

Apresentando o mesmo nível da sequência invicta no fim de 2023, o Bournemouth goleou o Swansea no primeiro tempo e se classificou na FA Cup

Foram necessários apenas 45 minutos para o Bournemouth ser o primeiro time classificado para as oitavas de final da Copa da Inglaterra (ou FA Cup). Na abertura da quarta rodada do torneio, a equipe comandada por Andoni Iraola goleou o Swansea por 5 a 0, no Vitality Stadium, nesta quinta-feira (25) e voltou a apresentar o alto nível de desempenho que marcou a sequência de sete jogos de invencibilidade na Premier League no fim do ano passado.

Forçando o Swansea a errar na saída de bola com uma pressão alta e bem-feita, acelerando as jogadas no campo de ataque com os pontas e ainda aproveitando a bola parada, o Bournemouth abriu 3 a 0 em menos de 14 minutos e foi para o intervalo já vencendo pelo elástico placar final. Lloyd Kelly, Alex Scott, Luis Sinisterra, David Brooks e Dominic Solanke marcaram os gols da partida no primeiro tempo.

O Swansea, por sua vez, só foi criar uma boa oportunidade no confronto quando já perdia por três gols de diferença e, ainda assim, parou na trave. O clube galês, que já havia sido eliminado pelo Bournemouth na fase de 16-avos de final da Copa da Liga Inglesa nesta temporada, figura na 16ª posição na Championship, com 33 pontos conquistados após 28 rodadas.

Com a goleada, os Cherries agora aguardam o fim da quarta rodada da Copa da Inglaterra e o sorteio dos classificados para saber quem enfrentarão nas oitavas de final. Enquanto isso, o Bournemouth volta seu foco para Premier League, onde está em 12º lugar com 25 pontos depois de 20 jogos e vem de duas derrotas seguidas.

Três gols em 14 minutos, cinco em 45

O primeiro tempo no Vitality Stadium terminou com o Swansea tendo mais posse de bola e finalizando tanto quanto o Bournemouth, mas a primeira metade da partida foi de completo domínio dos donos da casa. Logo aos seis minutos, David Brooks levantou na área em cobrança de falta pela esquerda e Lloyd Kelly apareceu sozinho na segunda trave para completar de pé esquerdo no ângulo direito do goleiro Andrew Fisher e abrir o placar.

Três minutos depois, Brooks apareceu novamente ao receber lançamento longo pela direita, vencer a corrida contra Bashir Humphreys e rolar para o meio da área, onde Alex Scott estava livre e só precisou bater de pé direito para ampliar o marcador. O próprio Scott ainda seria fundamental no terceiro gol, aos 13, pressionando a saída de bola adversária, roubando a bola na entrada da área e dando o passe para Luis Sinisterra dominar, cortar para direita e finalizar colocado e rasteiro no canto esquerdo de Fisher.

Já perdendo de 3 a 0, o Swansea criou sua melhor chance em toda a partida aos 28 minutos, quando Kyle Naughton ficou com a sobra na entrada da área, dominou e chutou com força na trave direita de Mark Travers. Na sequência, o goleiro dos Cherries precisou fazer grande defesa em finalização de muito perto de Nathan Wood-Gordon após cruzamento de Liam Cullen.

O quarto gol do Bournemouth também saiu de uma roubada de bola após erro visitante na saída de bola. David Brooks interceptou a tentativa de lançamento no meio-campo, disparou em velocidade e recebeu enfiada de bola na medida de Dominic Solanke para entrar na área com liberdade e tocar de canhota na saída de Andrew Fisher.

Só faltava mesmo o gol do goleador Solanke, que não demorou para sair. Aos 43, Sinisterra recebeu novamente com liberdade pela esquerda e encontrou o goleador do Bournemouth sozinho na entrada da pequena área e pronto para tocar de pé direito e marcar pela 14ª vez na temporada.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Swansea recua e evita uma goleada ainda maior

A segunda etapa já foi bem diferente. Sabendo que um empate era cada vez mais improvável (para não dizer impossível) e buscando evitar uma goleada ainda maior, o Swansea se fechou na defesa e entregou a bola para o Bournemouth. Com apenas 38% de posse de bola após o intervalo, o time galês não voltou a finalizar, mas também não foi mais vazado.

Já o Bournemouth diminuiu o ritmo com as saídas de alguns de seus melhores jogadores em campo, como Solanke, Kelly, Brooks e Alex Scott. Além disso, a equipe de Iraola encontrou dificuldade para superar a retranca visitante e não conseguiu mais chutar no alvo, sendo bloqueados em nove das 11 tentativas de finalização que tiveram no segundo tempo. Sendo assim, o placar de 5 a 0 persistiu até o fim e foi mais do que suficiente para os Cherries avançarem às oitavas de final da Copa da Liga Inglesa.

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo