Inglaterra
Tendência

Com reformulação a todo vapor, Chelsea faz uma aposta interessante em Nicolas Jackson

O atacante senegalês do Villarreal terminou La Liga voando, com nove gols em oito rodadas

Clube com a maior densidade demográfica do mundo, o Chelsea segue tocando a reformulação do elenco para tentar entregar algo mais coeso para Mauricio Pochettino. E não apenas de saídas vive o mercado dos Blues. A segunda contratação chegou nesta sexta-feira. Após Christopher Nkunku, do RB Leipzig, o jovem atacante senegalês Nicolas Jackson foi contratado do Villarreal, por aproximadamente £ 32 milhões. Ele assinou contrato por oito temporadas.

A duração do contrato nesse caso acaba sendo curiosa. O Chelsea estava usando esse artifício para amortizar o valor das suas transferências durante um tempo maior – como o jogador vira um ativo do clube, a taxa de compra é dividida pelos anos do acordo para fins contábeis. No entanto, na última quarta-feira, a Uefa mudou as regras para evitar essa manobra fiscal, e ainda assim Jackson ganhou um contrato de longuíssimo prazo.

Quem é Nicolas Jackson?

Por enquanto, é uma aposta para o futuro. O atacante de 22 anos chegou do Casa Sports, de Senegal, em 2019. Teve uma passagem por empréstimo ao Mirandés, da segunda divisão, e fez seus primeiros jogos no time principal na temporada anterior. Firmou-se de fato apenas nesta, e foi bem, com 12 gols em 26 rodadas de La Liga. A reta final foi especialmente impressionante porque Jackson marcou nove vezes em oito partidas do Campeonato Espanhol.

Atacante com habilidade e velocidade, além do faro goleador, Jackson estreou pela seleção senegalês na primeira rodada da Copa do Mundo contra a Holanda. Não entraria mais em campo no torneio do Catar, mas, neste mês de junho, deu assistência no empate por 1 a 1 com Benin pelas Eliminatórias da Copa Africana de Nações e sofreu o pênalti convertido por Sadio Mané na vitória por 4 a 2 sobre o Brasil, apenas alguns minutos depois de entrar no lugar de Habib Diallo.

Jackson melhora as opções de Pochettino para o comando de ataque porque Havertz, que terminou sua passagem por Stamford Bridge atuando como centroavante, foi vendido para o Arsenal. Romelu Lukaku retorna de empréstimo da Internazionale, mas não deve permanecer. Christian Pulisic e Pierre-Emerick Aubameyang seriam outras opções e provavelmente também serão negociados. O primeiro reforço desta janela, Christopher Nkunku, pode atuar como o jogador mais avançado, embora prefira ter companhia na frente. O jovem Armando Broja e Raheem Sterling, que já atuou algumas vezes como centroavante, também são opções.

A preocupação com o senegalês é física. Em janeiro, o Bournemouth chegou a fechar um acordo com o Villarreal por dois terços do valor pago pelo Chelsea, mas Jackson não passou pelos exames médicos. A lesão muscular que carregava era mais séria do que o clube inglês imaginava em um primeiro momento. Ele retornou ao Submarino amarelo apenas em meados de março.

Como anda a reformulação do Chelsea?

Mais um jogador se foi nesta sexta-feira, com a venda de Ruben Loftus-Cheek para o Milan. Outros estão perto da confirmação. O capitão César Azpilicueta foi liberado de seu contrato por serviços prestados e deve retornar à Espanha para defender o Atlético de Madrid. Mason Mount está em negociações com o Manchester United, e Hakim Ziyech simplesmente não consegue deixar o Chelsea. Depois da transferência ao PSG ser cancelada em janeiro por motivos burocráticos, ele teve problemas nos exames médicos e a transferência para o Al Nassr, clube saudita de Cristiano Ronaldo, foi cancelada por enquanto. Seis jogadores importantes, além de Tiemoué Bakayoko, que não teve contrato renovado após uma série de empréstimos, já foram embora.

  • Kai Havertz (Arsenal)
  • Mateo Kovacic (Manchester City)
  • Ruben Loftus-Cheek (Milan)
  • Édouard Mendy (Al-Ahli)
  • N’Golo Kanté (Al-Ittihad)
  • Kalidou Koulibaly (Al-Hilal)
  • Tiemoué Bakayoko (sem clube)

Lucro para o Villarreal

Jackson foi contratado por um valor insignificante e em pouco tempo rendeu um ótimo lucro ao Villarreal. Sua transferência, em £ 32 milhões, perde apenas para a saída de Cédric Bakambu para o futebol chinês e provavelmente também ficará atrás da venda de Pau Torres para o Aston Villa, que pode ser oficializada em breve. Quinto colocado do último Campeonato Espanhol, o Submarino Amarelo perdeu dois jogadores importantes, mas terá muito dinheiro para reinvestir.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo