Com reformulação a todo vapor, Chelsea faz uma aposta interessante em Nicolas Jackson
O atacante senegalês do Villarreal terminou La Liga voando, com nove gols em oito rodadas
Clube com a maior densidade demográfica do mundo, o Chelsea segue tocando a reformulação do elenco para tentar entregar algo mais coeso para Mauricio Pochettino. E não apenas de saídas vive o mercado dos Blues. A segunda contratação chegou nesta sexta-feira. Após Christopher Nkunku, do RB Leipzig, o jovem atacante senegalês Nicolas Jackson foi contratado do Villarreal, por aproximadamente £ 32 milhões. Ele assinou contrato por oito temporadas.
A duração do contrato nesse caso acaba sendo curiosa. O Chelsea estava usando esse artifício para amortizar o valor das suas transferências durante um tempo maior – como o jogador vira um ativo do clube, a taxa de compra é dividida pelos anos do acordo para fins contábeis. No entanto, na última quarta-feira, a Uefa mudou as regras para evitar essa manobra fiscal, e ainda assim Jackson ganhou um contrato de longuíssimo prazo.
Quem é Nicolas Jackson?
Por enquanto, é uma aposta para o futuro. O atacante de 22 anos chegou do Casa Sports, de Senegal, em 2019. Teve uma passagem por empréstimo ao Mirandés, da segunda divisão, e fez seus primeiros jogos no time principal na temporada anterior. Firmou-se de fato apenas nesta, e foi bem, com 12 gols em 26 rodadas de La Liga. A reta final foi especialmente impressionante porque Jackson marcou nove vezes em oito partidas do Campeonato Espanhol.
Atacante com habilidade e velocidade, além do faro goleador, Jackson estreou pela seleção senegalês na primeira rodada da Copa do Mundo contra a Holanda. Não entraria mais em campo no torneio do Catar, mas, neste mês de junho, deu assistência no empate por 1 a 1 com Benin pelas Eliminatórias da Copa Africana de Nações e sofreu o pênalti convertido por Sadio Mané na vitória por 4 a 2 sobre o Brasil, apenas alguns minutos depois de entrar no lugar de Habib Diallo.
Jackson melhora as opções de Pochettino para o comando de ataque porque Havertz, que terminou sua passagem por Stamford Bridge atuando como centroavante, foi vendido para o Arsenal. Romelu Lukaku retorna de empréstimo da Internazionale, mas não deve permanecer. Christian Pulisic e Pierre-Emerick Aubameyang seriam outras opções e provavelmente também serão negociados. O primeiro reforço desta janela, Christopher Nkunku, pode atuar como o jogador mais avançado, embora prefira ter companhia na frente. O jovem Armando Broja e Raheem Sterling, que já atuou algumas vezes como centroavante, também são opções.
A preocupação com o senegalês é física. Em janeiro, o Bournemouth chegou a fechar um acordo com o Villarreal por dois terços do valor pago pelo Chelsea, mas Jackson não passou pelos exames médicos. A lesão muscular que carregava era mais séria do que o clube inglês imaginava em um primeiro momento. Ele retornou ao Submarino amarelo apenas em meados de março.
… Nic Jackson! 💙 pic.twitter.com/IRFcrXnXf6
— Chelsea FC (@ChelseaFC) June 30, 2023
Como anda a reformulação do Chelsea?
Mais um jogador se foi nesta sexta-feira, com a venda de Ruben Loftus-Cheek para o Milan. Outros estão perto da confirmação. O capitão César Azpilicueta foi liberado de seu contrato por serviços prestados e deve retornar à Espanha para defender o Atlético de Madrid. Mason Mount está em negociações com o Manchester United, e Hakim Ziyech simplesmente não consegue deixar o Chelsea. Depois da transferência ao PSG ser cancelada em janeiro por motivos burocráticos, ele teve problemas nos exames médicos e a transferência para o Al Nassr, clube saudita de Cristiano Ronaldo, foi cancelada por enquanto. Seis jogadores importantes, além de Tiemoué Bakayoko, que não teve contrato renovado após uma série de empréstimos, já foram embora.
- Kai Havertz (Arsenal)
- Mateo Kovacic (Manchester City)
- Ruben Loftus-Cheek (Milan)
- Édouard Mendy (Al-Ahli)
- N’Golo Kanté (Al-Ittihad)
- Kalidou Koulibaly (Al-Hilal)
- Tiemoué Bakayoko (sem clube)
Lucro para o Villarreal
Jackson foi contratado por um valor insignificante e em pouco tempo rendeu um ótimo lucro ao Villarreal. Sua transferência, em £ 32 milhões, perde apenas para a saída de Cédric Bakambu para o futebol chinês e provavelmente também ficará atrás da venda de Pau Torres para o Aston Villa, que pode ser oficializada em breve. Quinto colocado do último Campeonato Espanhol, o Submarino Amarelo perdeu dois jogadores importantes, mas terá muito dinheiro para reinvestir.