Inglaterra

Tímido na janela de transferências, Liverpool aposta em Chiesa, que busca redenção

Atacante, chega por 13 milhões de euros e terá quatro anos de contrato em Anfield Road

Após negociar a compra do goleiro georgiano Mamardashvili com o Valencia, o Liverpool fechou o primeiro reforço que estará disponível nesta temporada – Federico Chiesa, contratado pelos Reds junto a Juventus, por 13 milhões de euros (R$ 79,7 milhões).

O jogador assinará um contrato de quatro anos, e já viaja nesta terça-feira (28) para acertar detalhes do contrato na Inglaterra.

Fora dos planos do técnico Thiago Motta, Chiesa decidiu rapidamente quando soube do interesse do Liverpool em seu futebol.

Revelado nas categorias de base da Fiorentina, o atacante gerou grande expectativa na imprensa italiana, principalmente após o título da Eurocopa em 2020.

No entanto, a última temporada pela Juventus foi traumática para o jogador, muitas vezes escalado fora de posição por Massimiliano Allegri.

Sacrificado em um esquema defensivo e de pouca criação, Chiesa chegou em baixa para esta temporada na Vecchia Signora.

Apesar do carinho da diretoria com o jogador, o novo técnico decidiu pela sua dispensa neste ciclo.

Estilo de jogo de Slot pode potencializar futebol de Chiesa

Chiesa sofreu com lesões nos últimos anos, e somou apenas 18 gols marcados nas últimas três temporadas. Este baixo rendimento pesou para que Thiago Motta fosse transparente com o jogador e o informasse rapidamente sobre sua decisão.

— Nossa posição sobre Federico Chiesa não mudou. Ele não faz parte dos nossos planos. Nós conversamos. É uma demonstração do respeito que tenho por todos. Transparência, clareza, é assim que me comunico com meus jogadores — disse Thiago Motta em entrevista recente.

Chiesa rompeu o ligamento cruzado em janeiro de 2022, e a lesão o afastou por 10 meses dos gramados. No retorno, não lembrou em nada o jogador insinuante e habilidoso que o credenciou como um dos maiores talentos do futebol italiano.

Chiesa terá a chance de reencontrar o melhor de seu futebol no Liverpool
Chiesa terá a chance de reencontrar o melhor de seu futebol no Liverpool. Foto: Imago

No Liverpool, Chiesa terá a concorrência de Luis Díaz no ataque. Contudo, não há dúvidas de que o atacante italiano irá agregar muito aos Reds, seja como titular, ou entrando durante os jogos.

O estilo de jogo rápido implementado por Slot pode beneficiar uma das principais características de Chiesa: sua capacidade de drible.

Sua velocidade na transição ofensiva e nos contra-ataques casam com o que o novo técnico do Liverpool vem implementando neste começo de Premier League.

Porém, o jogador precisa melhorar sua tomada de decisão, e aproveitar melhor as chances que tem em seus pés para servir seus companheiros, ou marcar mais gols.

Durante seu período na Fiorentina, Chiesa liderou a estatística de chutes, gols, assistências e dribles nas quatro últimas temporadas em que defendeu a Viola. No esquema de Slot, que gosta de pressão incessante no ataque e linhas altas, o italiano se encaixaria bem.

Liverpool está de olho em vice-campeão olímpico

Além de Chiesa, o jornal francês L'Equipe informou nesta quarta-feira que o Liverpool também monitora a situação do francês Rayan Cherki, do Lyon.

O meia de 21 anos ficou com a prata nos Jogos de Paris, e na última temporada disputou 39 jogos pelo time francês, marcando três gols e contribuindo com nove assistências.

Avaliado em 25 milhões de euros (R$ 153,6 milhões de reais), o jogador é acompanhado de perto pela diretoria dos Reds, que ainda buscam por reforços neste final de janela.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo