Inglaterra

Quem é a mente brilhante da NBA que o Chelsea contratou para o futebol

Conheça Sachin Gupta, referência analítica do basquete norte-americano que chega aos Blues

O Chelsea está prestes a contratar uma das mentes mais inovadoras da NBA nos últimos anos para trabalhar no seu departamento de análise de dados.

Segundo o The Athletic, Sachin Gupta, vice-presidente de basquete do Minnesota Timberwolves, deixará a franquia americana para assumir um cargo no clube de Londres.

A informação foi confirmada por representantes tanto da equipe de futebol quanto da franquia de basquete, procurados pelo portal inglês.

Avaliado como uma dos principais analíticos do basquete nos últimos anos, Gupta entre agora no mercado do futebol e é uma das apostas de peso do Clearlake Capital, grupo empresarial proprietário do Chelsea.

Quem é Sachin Gupta, a nova contratação do Chelsea?

Sachin Gupta enquanto vice-presidente do Minnesota Timberwolves. Foto: Imago
Sachin Gupta enquanto vice-presidente do Minnesota Timberwolves. Foto: Imago

Sachin Gupta é uma das principais figuras da análise de dados da NBA nos últimos anos. Formado em ciência da computação, ele trouxe ao basquete norte-americano todo o seu repertório no conhecimento de dados.

Em 2006, quando trabalhava na ESPN, Gupta desenvolveu o NBA Trade Machine, uma ferramenta que permite aos fãs simularem trocas de jogadores e se essas propostas respeitam as regras exigidas pela NBA.

Esse projeto visionário chamou a atenção de Daryl Morey, então gerente do Houston Rockets, que o contratou para o departamento de operações da franquia.

Morey foi um dos pioneiros no uso de dados e estatísticas avançadas no basquete, moldando uma nova era no esporte, e Gupta desempenhou um papel central nesse processo.

Antes de chegar ao Timberwolves, Gupta passou pelo Philadelphia 76ers e pelo Detroit Pistons, mas foi em Minnesota que ele se consolidou como uma referência na análise de dados.

Na franquia, Gupta ajudou a reestruturar completamente o elenco da equipe, contratando peças fundamentais como o técnico Chris Finch e o jogador Anthony Edwards.

Durante seu período como vice-presidente, viu os Timberwolves chegarem aos playoffs da NBA e reforçou o departamento de análise da franquia, considerado um dos mais sofisticados da liga até hoje.

Os desafios de Gupta no futebol do Chelsea

Todd Boehly, proprietário do Chelsea. Foto: Imago
Todd Boehly, proprietário do Chelsea. Foto: Imago

O Chelsea vive uma turbulência administrativa. Desde que foi adquirido por Todd Boehly em maio de 2022, o clube é alvo de críticas da imprensa britânica pela sua abordagem no mercado.

Com a contratação recente de diversos jovens talentos, os Blues construíram um elenco inchado e enfrentam dificuldades para definir uma direção no projeto de futebol, comandado hoje por Paul Winstanley.

A diretoria é criticada pela desatenção com a base e pela política de salários elevados e contratos longos – o caso recente de Sterling é um exemplo disso.

Gupta tem a missão de organizar esse sistema. Sua experiência em gerenciamento e análise de dados deve ajudar o Chelsea com os desafios de um elenco inflado e um plano de contratações sem definições objetivas.

A abordagem analítica que ele implementou na NBA pode ajudar os Blues, que, apesar de ser o clube que mais gastou no mundo desde 2015, ainda não conquistou um título sob a nova administração.

Foto de Lucas Gervazio

Lucas GervazioRedator de esportes

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, contribuiu para os portais Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo