Chelsea se movimenta para construção de novo estádio
Diretoria dos Blues abre conversas com a prefeitura de Londres e define localização 'ideal' da nova casa
Não é de hoje que o Chelsea discute a construção de um novo estádio. Apesar de muito querido entre os torcedores, o Stamford Bridge, no entendimento da direção do clube, ficou pequeno e antigo para a equipe. Por isso, o plano de mudança voltou a ser pauta nos bastidores dos Blues.
Segundo o The Guardian, o Chelsea abriu conversas com a prefeitura de Londres para tratar de uma possível saída de Stamford Bridge. A ideia do clube é construir um novo estádio de maior capacidade em Earls Court, bairro que fica a 2km de distância da atual casa do time.
Juntamente com a Transport For London (TFL), órgão responsável pela gestão de serviços de transporte em toda a capital inglesa, a alta cúpula dos Blues está engajada na missão de viabilizar o projeto de sua nova arena.
Ficar em Stamford Bridge é uma opção?
A prioridade dos proprietários do Chelsea era aumentar a capacidade de Stamford Bridge, que atualmente comporta até 42 mil espectadores.
No entanto, diante das dificuldades encontradas para uma reforma — como a proximidade do estádio com uma linha de metrô — o clube se viu obrigado a mudar o pensamento. Assim, começou a procurar um novo local no oeste de Londres.
Em resumo, o Chelsea não descartou permanecer em Stamford Bridge. Entretanto, até o momento, não houve progresso algum nos planos para reformar a casa dos Blues, inaugurada em 1877.
Os planos do Chelsea para construção do novo estádio
Sem avanço nas tratativas com o Stamford Bridge, o Chelsea parece ter sido agraciado com uma boa oportunidade no mercado imobiliário de Londres.
Isso porque, o Cômite de Desenvolvimento de Earls Court (ECDC) planeja lançar um novo empreendimento de uso misto e deseja atrair um possível investimento dos Blues na região.
A seu favor, o Chelsea tem o alto preço do projeto da ECDC, que acaba afastando concorrentes numa eventual disputa pelo espaço. Com ‘caminho livre', o clube goza de poder aquisitivo suficiente para investir pesado no estádio de futebol multiuso. Segundo a imprensa local, este é o maior desejo da Earls Court.
Jason Gannon, presidente-executivo dos Blues, é quem está à frente das conversas com a Transport For London (TFL).
Vale destacar, entretanto, que antes de qualquer movimento, o próprio Chelsea precisaria de um acordo com a Chelsea Pitch Owners — companhia que detém os direitos de Stamford Bridge. Afinal, caso as partes não cheguem a um denominador comum, o clube fica impossibilitado de mudar de estádio.
Apesar da notícia divulgada pelo The Guardian, um porta-voz do ECDC negou a ida do Chelsea para a região.
— Não há nenhum plano para o Chelsea se mudar para o local. Temos um projeto totalmente detalhado, que em breve será registrado com as duas autoridades locais. Ele prioriza a entrega de milhares de casas e empregos, cultura e espaço aberto por meio de um plano diretor bem projetado, que evoluiu ao longo de quatro anos de engajamento. Este é, e continuará sendo, nosso foco principal.
Próximos jogos do Chelsea
- Bournemouth x Chelsea — Premier League — 14/09
- West Ham x Chelsea — Premier League — 21/09
- Chelsea x Barrow AFC — Copa da Liga Inglesa — 24/09