A volta dos que não foram: Chelsea reintegra ex-capitão após fracassar nos bastidores
Enzo Maresca confirmou que o Chelsea mudou de ideia em relação a seu ex-capitão, que estava treinando separado do elenco
Com a janela de transferências fechada nas principais ligas do mundo, o Chelsea se viu obrigado a reintegrar seu ex-capitão após fracassar nos bastidores à procura de um clube para fazer negócio.
Trata-se de Ben Chilwell, que estava treinando separado do restante do elenco dos Blues por ordem de Enzo Maresca. Antes do início da temporada, o treinador deixou claro que o lateral-esquerdo não estava em seus planos.
Não à toa, o inglês de 27 anos foi afastado da preparação do Chelsea para 2024/25 enquanto a diretoria tentava encontrar um novo destino para ele.
O problema é que nenhuma proposta interessante chegou à mesa dos Blues, que tiveram que voltar atrás e utilizar Chilwell. Segundo o The Athletic, o lateral foi inscrito pelo Chelsea para a sequência da Premier League.
Com isso, o ex-capitão dos Blues treinará com os demais atletas nos próximos dias. Em coletiva, Maresca confirmou a reintegração do jogador inglês, que deve ganhar alguns minutos em breve no Chelsea:
— Vamos sentar com ele (Ben Chilwell) e encontrar soluções, provavelmente estará de volta conosco (nos treinamentos). Vamos ver. No momento ele não está treinando conosco. A razão pela qual ele treinava separado é porque a ideia era que ele fosse embora.
Por que Chilwell estava na lista de transferências do Chelsea?
Revelado pelo Leicester, Chilwell foi contratado pelo Chelsea em agosto de 2020, cuja transferência custou 50 milhões de libras (cerca de R$ 364,4 milhões na cotação atual). De lá para cá, o lateral-esquerdo foi conquistando seu espaço em Stamford Bridge.
Em 2020/21, o inglês fez parte da conquista da Champions League com os Blues sob o comando de Frank Lampard e Thomas Tuchel. Contudo, no começo da temporada seguinte, Ben Chilwell sofreu um rompimento do ligamento cruzado anterior.
Como consequência, o lateral disputou apenas 13 jogos em 2021/22. Aliás, as frequentes lesões musculares interromperam qualquer tipo de sequência do jogador inglês no Chelsea.
Ben Chilwell pelo Chelsea
- Jogos: 106
- Gols: 9
- Assistências: 11
Apesar disso, Chilwell recebeu a braçadeira de capitão com Mauricio Pochettino em 2023/24 por ser uma das lideranças do vestiário dos Blues. Entretanto, seu status mudou com a chegada do técnico italiano.
O lateral-esquerdo passou a ser visto como um atleta excedentário para a posição, tanto que foi oferecido publicamente no mercado nas últimas semanas. Vale lembrar que o Chelsea tem contratado diversos reforços, e na última janela isso não foi diferente.
Além de Ben Chilwell, Raheem Sterling chegou a ser afastado por Maresca antes de ser emprestado pelos Blues ao Arsenal até o final de 2024/25. Como isso não foi possível com o lateral, o ex-capitão ganhou uma nova chance para provar seu valor ao Chelsea.