Chelsea acerta saída de atacante e chega a 15 jogadores emprestados; veja a lista
Blues dão sequência à 'limpeza' do elenco mesmo após fechamento da janela nas principais ligas
A janela para as principais ligas europeias fechou, mas o Chelsea, ainda com o plano de desinchar seu elenco, segue se desfazendo de jogadores. O próximo da fila, inclusive, já está definido: David Datro Fofana.
✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky
Segundo Fabrizio Romano, jornalista especializado em transferências do futebol, os Blues acertaram a saída do atacante marfinense por empréstimo até o final da temporada 2024/2025.
O destino? Göztepe SK, da Turquia. O acordo também inclui uma opção de compra e uma cláusula de recall (Chelsea chamar Fofana) em janeiro
Em um primeiro momento, Datro Fofana se juntaria ao AEK Atenas. No entanto, o negócio com o clube grego melou nos últimos instantes da janela aberta no país e a operação acabou cancelada.
A ida de Fofana para o futebol turco representa o 15º empréstimo do Chelsea. Em alguns casos, como o de Mike Penders (goleiro belga) e Aarón Anselmino (zagueiro argentino) — o time londrino acertou a compra do jogador e o emprestou para o clube que o vendeu.
Fofana foi de atacante promissor a peça descartável no Chelsea
Formado pelo Abidjan City FC, da Costa do Marfim, Datro Fofana foi emprestado ao AFAD Djékanou, também de seu país natal, em 2019. Procurado por clubes franceses, belgas e noruegueses, o jovem marfinense chegou ao futebol europeu inicialmente para atuar no Molde, da Noruega.
Com 23 gols e três assistências em 39 jogos, ele se destacou pela equipe norueguesa e chamou a atenção do Chelsea, que o comprou por 12 milhões de euros (cerca de R$ 66 milhões na ocasião) no início de 2023.
O atacante tem como grande inspiração o ex-jogador Didier Drogba, que nasceu em Abidjan e se tornou um dos maiores ídolos do Chelsea. Ao chegar nos Blues, Fofana, que na época recebeu o apelido de “novo Drogba”, se declarou ao clube de Stamford Bridge.
— O Chelsea é meu clube favorito desde que eu era pequeno. Drogba jogou lá, então eles sempre foram meu clube. Então é meu sonho — disse o marfinense.
Apesar de toda essa expectativa, Fofana, diferente do que viveu no Molde, não teve sequência no Chelsea. Primeira contratação da ‘era Graham Potter‘ no comando dos Blues, ele fez apenas três jogos, um deles como titular, e não marcou nenhum gol.
Sem espaço nos Blues, Fofana acabou emprestado ao Union Berlin em julho de 2023. O atacante ficou até janeiro deste ano no futebol alemão, quando então partiu para um novo empréstimo, dessa vez para defender o Burnley. Ao todo, disputou 15 partidas na Premier League pelos Clarets e anotou quatro gols.
Lista dos jogadores emprestados pelo Chelsea
Como citado acima, 15 jogadores que pertencem ao Chelsea estão emprestados no momento. De Sterling ao desconhecido Eddie Beach, confira a lista:
- Raheem Sterling (atacante) — emprestado ao Arsenal
- Lesley Ugochukwu (meio-campista) — emprestado ao Southampton
- Armando Broja (atacante) — emprestado ao Everton
- Datro Fofana (atacante) — emprestado ao AEK Atenas
- Djordje Petrovic (goleiro) — emprestado ao Strasbourg
- Andrey Santos (meio-campista) — emprestado ao Strasbourg
- Trevoh Chalobah (zagueiro) — emprestado ao Crystal Palace
- Kepa Arrizabalaga (goleiro) — emprestado ao Bournemouth
- Alfie Gilchrist (zagueiro/lateral-direito) — emprestado ao Sheffield United
- Caleb Wiley (lateral-esquerdo) — emprestado ao Strasbourg
- Bashir Humphreys (zagueiro) — emprestado ao Burnley
- Gabriel Slonina (goleiro) — emprestado ao Barnsley
- Aarón Anselmino (zagueiro) — emprestado ao Boca Junios
- Mike Penders (goleiro) — emprestado ao Genk
- Eddie Beach (goleiro) — emprestado ao Crawley Town