Chelsea reacende interesse em titular do Barcelona para repor lacuna de Thiago Silva
Blues precisam de um defensor de 'elite' para atuar na zaga e na lateral e já tem dois nomes na lista

Desde a saída de Thiago Silva, no meio de 2024, o lado direito da zaga do Chelsea não teve mais “uma cara”. Mesmo que o setor seja superior agora com o treinador Enzo Maresca do que era com Mauricio Pochettino na última temporada, são vários os nomes que se revezam: Badiashile, Fofana ou Adarabioyo, quase sempre ao lado do canhoto Colwill.
Os Blues, então, definiram que sua prioridade será trazer um “nome de elite” para a defesa na próxima janela de transferências e miram em um velho conhecido. Jules Koundé, do Barcelona, zagueiro de origem, mas que tem atuado como lateral-direito na Catalunha. As informações são do jornal catalão “Sport”.
O francês foi alvo do time londrino em 2022, mas ele optou por fechar com o Barça a pedido de Xavi Hernández. No Camp Nou, o defensor até se consolidou, só que na lateral, posição que já afirmou no passado que não é sua favorita — na atual temporada, atuou apenas por lá e tem sido um dos melhores em toda Europa.
Apesar do interesse inglês e ter contrato apenas até 2026, Koundé quer ficar nos Culés por “muitos anos” e está feliz na equipe. Neste momento, ele já trabalha na renovação do vínculo com o Barcelona, que está ciente do interesse do Chelsea e quer blindá-lo no mercado.
🚨 Chelsea have made Barcelona defender Jules Koundé their primary target for the summer window.
— Transfer News Live (@DeadlineDayLive) March 30, 2025
(Source: @SPORT) pic.twitter.com/uwk4KKJcea
Chelsea tem dois ‘trunfos' para tentar tirar Koundé do Barcelona
O “Sport”, no entanto, ressalta que há dois pontos que podem pesar para que o jogador de 26 anos se convença a mudar-se para Stamford Bridge. O primeiro seria a valorização salarial que receberia se fosse aos Blues, algo muito improvável no clube catalão por conta das limitações financeiras do fair play de LaLiga.
Outra questão seria Koundé poder jogar mais de zagueiro (mesmo sendo visto como uma opção para lateral na Inglaterra, a posição tem Malo Gusto e Reece James como opções), o que também tem poucas chances de acontecer no Barça porque Iñigo Martínez e Pau Cubarsí estão consolidados como dupla de zaga e Jonathan Tah, do Bayer Leverkusen, parece um reforço certo para 2025/26.
A gestão dos Culés avalia o francês com muita satisfação e o trata como indiscutível na equipe. Inclusive, eles querem trazer outro lateral-direito para poder descansar o francês, quem atuou em simplesmente todos as partidas de Flick nesta temporada (45), sendo 35 vezes jogando por 90 minutos.

O defensor chegou ao Barça há quase três anos por 50 milhões de euros (à época R$ 276 milhões) e possui multa de 100 milhões de euros (R$ 623 milhões na cotação atual).
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Blues têm outro nome para defesa além do francês
Ao lado de Koundé na prioridade para defesa londrina está Dean Huijsen, do Bournemouth, um dos jogadores mais valorizados no mercado. O Chelsea quer “apostar alto”, seja em um ou no outro nome.
O zagueiro espanhol, de apenas 19 anos, fatalmente deixará o modesto time inglês e poderá escolher por qual clube jogará na próxima temporada. No momento, o Real Madrid desponta como um favorito para a contratação.