Barcelona amarra campeão da Bundesliga antes mesmo de fechar contratação
À procura de reforços pontuais no mercado, o Barcelona bloqueou um de seus alvos a conversar com outros sem aviso prévio

Apesar das dificuldades financeiras, o Barcelona se organiza nos bastidores para reforçar o elenco de Hansi Flick dentro de sua realidade. E por mais que a janela de transferências já tenha fechado, o Barça amarrou um campeão da Bundesliga antes mesmo de fechar sua contratação.
Trata-se de Jonathan Tah, que tem vínculo com o Bayer Leverkusen até junho e já pode assinar um pré-contrato. Segundo o jornal “Marca”, o Barcelona “bloqueou” as ações do zagueiro, que se comprometeu a avisar os dirigentes espanhóis caso queira abrir conversas com outro clube interessado em seus serviços.
Esse acordo de cavalheiros foi acertado com o empresário do alemão de 29 anos, Pini Zahavi. O agente, aliás, também gere as carreiras do treinador dos Blaugranas e de Robert Lewandowski, mantendo uma boa relação na Catalunha.
A transferência de Tah para o Barcelona ainda não é certa, porém, o staff do atleta irá notificar a diretoria em caso de outra proposta. O defensor alemão é alvo antigo dos Culés, que cogitaram sua contratação no início da temporada.
Contudo, o Barcelona tinha um orçamento mais apertado no início de 2024/25, impossibilitando uma oferta satisfatória ao Leverkusen. Como o Barça se adequou à regra 1:1 do fair play financeiro de LaLiga, a margem de sua folha salarial foi aumentada.
Tah quer Barcelona, mas existe um empecilho

O jornal “Mundo Deportivo” informa que o destino preferido de Jonathan Tah é o Barcelona. Desde 2015 no Bayer Leverkusen, o zagueiro foi um dos responsáveis pela campanha quase perfeita de 2023/24, que terminou com o título inédito da Bundesliga e a conquista da Copa da Alemanha.
A única derrota da equipe de Xabi Alonso na última temporada foi justamente a final da Liga Europa, vencida pela Atalanta. Apesar da idolatria no Bayer, o jogador alemão enxerga os Blaugranas como um salto na carreira.
O problema é que o Barcelona já tem muitos zagueiros em seu elenco: Ronald Araujo, Íñigo Martínez, Andreas Christensen, Eric García e Pau Cubarsí — esse último renovou seu contrato até 2029 nesta quinta-feira (13).
Os Culés consideram se desfazer de um de seus defensores ao final da temporada, o que abriria espaço para a chegada de Tah. O defensor uruguaio, por exemplo, quase deixou o Barcelona em janeiro em meio ao interesse da Juventus.
Araujo acabou estendendo seu vínculo com o Barça até 2031, porém, com uma cláusula de “apenas” 70 milhões de euros (cerca de R$ 421,5 milhões) durante 10 dias de julho, podendo facilmente ser ativada.
Christensen tem contrato até 2026 e também é observado. Por fim, Martínez era alvo de Como e Girona, mas o treinador do Barcelona barrou sua saída na última janela. Isso pode mudar graças à possibilidade de contar com o alemão do Bayer Leverkusen sem custos de transferência.