Inglaterra

Foi Beckham quem ajudou Maguire a lidar com xingamentos, abusos e ameaças

Beckham teve papel fundamental para que o zagueiro Maguire, muito perseguido por torcedores ingleses, colocasse sua cabeça no lugar

A carreira de Harry Maguire tem sido difícil nos últimos anos. Contratado como zagueiro mais caro do mundo 2019, quando custou 80 milhões de libras para o Manchester United tirá-lo do Leicester, seu desempenho caiu muito e passou a receber muitas críticas. Para além das críticas, há um comportamento abusivo de torcedores contra o jogador, com xingamentos e ameaças. Maguire contou como David Beckham, ídolo histórico do Manchester United, o ajudou a lidar com isso.

Com o desempenho caindo, ele se tornou reserva e passou a ser menos utilizado no Manchester United. Pela seleção inglesa, ele manteve a posição durante muito tempo com um desempenho razoável, mas perdeu espaço recentemente. Em setembro, foi reserva, entrou no duelo contra a Escócia e teve o azar de marcar um gol contra na vitória dos ingleses por 3 a 1. Ironicamente, ele foi aplaudido e celebrado pelos torcedores escoceses, seus rivais na partida.

Isso já aconteceu em outros jogos, como na partida diante do Arsenal, quando a torcida dos Gunners também comemorava a presença do jogador. Constantemente, Maguire tem que lidar com muitos xingamentos e comportamento abusivo de torcedores nas redes sociais depois de ter perdido seu espaço no Manchester United sob o comando do técnico Erik Ten Hag.

O comportamento dos críticos na imprensa e dos torcedores fez com que o técnico Gareth Southgate viesse a público defender o jogador: “Nunca soube de um jogador tratada como ele”. Maguire contou que David Beckham, um ídolo histórico, ligou para ele para conversar e ofereceu apoio.

Beckham sofreu abusos de torcedores após a Copa 1998

David Beckham, da Inglaterra, se enrosca com Simeone na Copa 1998 (GERARD CERLES/AFP via Getty Images)

Beckham se tornou um jogador consagrado, mas teve um momento bastante difícil com os torcedores ingleses após uma expulsão na eliminação da Inglaterra na Copa do Mundo de 1998, a sua primeira. A Inglaterra perdeu para a Argentina e o camisa 7 foi expulso naquela partida, prejudicando o time. Ele foi muito criticado por ter caído na provocação do então volante argentino Diego Simeone.

Um documentário na Netflix mostrou que o pai de Beckham, Ted, recebeu balas de arma de fogo pelo correio, uma imagem de Beckham pendurado pelo pescoço foi mostrado em um pub no sul de Londres e, além disso tudo, David e sua esposa Victoria receberam mensagens ameaçando sequestrar o primeiro filho do casal, Brooklin, depois do seu nascimento, em março de 1999. Uma situação pesada para enfrentar e que passa muito das críticas.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Maguire: Ele foi um grande modelo para os jogadores”

Falar com alguém que passou por isso ajudou Maguire. Ele contou sobre a ligação de Beckham, atualmente com 48 anos. “Significou tudo. Falei ao longo da minha carreira sobre David Beckham ser alguém que eu sempre me espelhei e assisti desde que era garoto”.

“Infelizmente, eu não acabei na ponta direita marcando gols e dando assistências para tantos gols como ele fez. Mas eu tive um grande modelo de comportamento quando eu estava crescendo. Mostra o quanto ele tem classe ao chegar até mim e me mandar mensagem. Foi algo que eu apreciei muito. Foi emocionante, de verdade”, contou Maguire.

“Não quero entrar muito na conversa, mas o principal é que ele me lembrou da carreira que eu tive até hoje e dos grandes momentos que tive na minha carreira. Acho que quando estamos passando por momentos difíceis, você precisa passar por suas experiências passadas e memórias e do que você fez na sua carreira e pelo que você passou”, disse.

“Toda carreira tem seus altos e baixos, especialmente quando você chega onde eu cheguei, em termos de ser o capitão do maior clube do mundo por três anos e meio. Ele esteve nessa posição e sabe como é”.

“Obviamente, tendo assistido ao documentário, eu não conseguia acreditar no que ele teve que passar naquela época. No documentário, Gary Neville fala sobre o quanto ele é resiliente como pessoa. Acho que ele foi um grande modelo para muitos jogadores, especialmente na minha geração”.

“Você joga futebol por memórias, pelos bons tempos para mim e também pela minha família e meus amigos. Os torneios que eu estive, provavelmente você irá falar para ele s e eles vão dizer que foram os melhores momentos que eles tiveram e os melhores momentos das suas vidas”.

“Obviamente, o último ano foi um pouco mais difícil para eles. Diria que eles tiveram momentos que eles provavelmente não foram a tantos jogos como eles faziam antes, especialmente os jogos fora de casa. Mas eu tenho certeza que na minha carreira eles tiveram momentos incríveis e eles falarão muito disso. Tenho certeza que no futuro, eu ainda tenho muitos anos pela frente, eles terão alguns momentos incríveis também”.

Pouco tempo em campo como titular no Manchester United

Na última temporada, 2022/23, Harry Maguire jogou 31 partidas, mas apenas 16 delas como titular. Na Premier League, foram apenas oito jogos como titular. O jogador fica atrás de Lisandro Martínez, Raphaël Varane e Victor Lindelöf.

Nesta temporada, ainda ganhou uma outra concorrência, de Jonny Evans, veterano que voltou ao clube. Até aqui, Maguire fez apenas quatro jogos, de 11 do United até aqui, e apenas dois deles como titular.

Maguire recebeu proposta do West Ham, que ofereceu 30 milhões de libras por ele na última janela de transferências. O jogador, porém, negou que tenha recusado a proposta. “Tempo de jogo regular é muito importante para mim. A oportunidade de ir para o West Ham, não havia realmente um acordo entre os dois clubes e eu”, contou o zagueiro.

“Não foi apenas minha chance de dizer ‘Sim, eu vou’. Não havia acordo entre os dois clubes, então a verdadeira oportunidade não estava lá, porque não chegamos a esse ponto para isso. O West Ham é um clube enorme. Mas meu foco integral está no Manchester United, quero lutar por meu lugar, mas é claro que tempo de jogo é realmente importante para mim”.

A atitude de Beckham com Maguire mostra a grandeza do ser humano que está ali. Beckham viveu o Manchester United e se tornou ídolo do clube e sabe que esses momentos podem pesar muito para o jogador. O seu apoio é certamente algo importante e marcante para Maguire, que tenta recuperar a sua forma.

Harry Maguire, de 30 anos, está com a seleção inglesa comandada por Gareth Southgate, que fará dois jogos nesta data Fifa. Nesta sexta, 13, o time fará um amistoso contra a Austrália. Na próxima terça, 17, enfrentará a Itália. Os dois jogos serão no Estádio de Wembley, em Londres.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo