Inglaterra

Beckham: “Torcida do Manchester United ajudou a superar a expulsão na Copa 1998”

Beckham sofreu com críticas por expulsão pela Inglaterra na Copa 1998, mas diz que a torcida do United o ajudou a superar aquele momento – e terminar com a tríplice coroa

Um dos momentos marcantes da Copa do Mundo de 1998 é a expulsão de David Beckham nas oitavas de final. Após ser provocado por Diego Simeone, o Spice Boy foi expulso e a Argentina venceu nos pênaltis. Aquele é o momento que Beckham mais se arrepende na carreira e ele sofreu muitas críticas na Inglaterra pelo episódio. Em entrevista, ele contou que só conseguiu superar aquele momento graças ao apoio que teve no Manchester United, do técnico até especialmente as arquibancadas de Old Trafford.

Beckham se tornaria um dos mais importantes jogadores da seleção inglesa na história, chegando a 115 jogos com a camisa dos Three Lions, o terceiro com mais jogos. Foi capitão do time por um período e esteve em algumas das gerações inglesas mais badaladas da história. Antes de tudo isso, porém, em sua primeira Copa do Mundo, em 1998, viveu um momento que ele lembra com lamentação, justamente a expulsão diante da Argentina.

Em entrevista ao podcast The Overlap, do seu ex-companheiro de Manchester United Gary Neville, o ex-meia contou sobre como foi aquele momento, especialmente ao voltar das férias. As críticas na imprensa e na rua eram pesadas.

“Na manhã seguinte, ele [Sir Alex Ferguson, técnico do Manchester United] me telefonou de manhã e disse: ‘Você está bem, filho?’. Eu disse ‘Sim, estou’, e acho que fiquei emocionado com ele, acredite. O técnico me disse: ‘Não se preocupe sobre isso. Vá para longe algumas semanas e volte ao clube. Você tem a nós’. Era tudo que eu precisava ouvir”, contou Beckham.

“Lembro de voltar [da Copa do Mundo] e andando pelo aeroporto e ser absolutamente abusado por um repórter de TV na época dizendo como decepcionei meus pais, meus avós. Isso foi no Heathrow [aeroporto de Londres] quando aterrissei. Então fui para Nova York ver Victoria [sua esposa]”.

“Todos os jogos naquela temporada, exceto claro quando jogávamos em Old Trafford, foram horrendos. Todos os programas de debate, em qualquer lugar que eu ia, cada vez que colocava gasolina no meu carro, eu sofria um abuso. Fosse em Manchester, fosse em Londres, não importava”, afirmou. “Mas o que me fez aguentar aquela temporada em particular foram os torcedores do United”.

O primeiro jogo do Manchester United naquela temporada de 1998/99 foi um jogo classificatório para a Champions League contra o LKS Lodz. Beckham conta que o apoio da torcida, gritando o seu nome, significou muito para ele. “No primeiro jogo, eu estava nervoso, de qualquer forma, porque eu não sabia como seria a reação, mas no primeiro escanteio, eu andei com a bola e olhei para cima e toda arquibancada se levantou. Foi assim que eu consegui passar por aquela temporada”, contou.

“Quando olho para a minha carreira e falo sobre arrependimentos, eu queria que aquele cartão vermelho nunca tivesse acontecido. Mas então eu olho para o outro lado. Se não tivesse acontecido, talvez eu não tivesse a carreira que tive. Talvez eu não ficasse tão forte depois daquele período por passar por algumas coisas que passei ao longo da minha carreira”, declarou.

“Então eu tornei isso em algo positivo, mas foi um desses momentos. É claro que você nunca quer que aquilo aconteça no jogo”, continuou o Beckham.

A história não poderia ter terminado melhor naquela temporada 1998/99. O Manchester United terminou com os três principais títulos da temporada: Premier League, Copa da Inglaterra e Champions League, com a épica vitória no Camp Nou contra o Bayern de Munique.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo