Inglaterra

Por que Arteta insistiu tanto para ter Mikel Merino no Arsenal

Merino chega como a cereja do bolo do Arsenal de Arteta, que teve papel fundamental para convencer o jogador a assinar com a equipe

O casamento entre Mikel Merino e Arsenal era apenas questão de tempo. “Dono” do meio-campo da Real Sociedad, o espanhol de 28 anos era, talvez, o principal desejo do seu xará Arteta, técnico da equipe londrina, na atual janela.

O namoro entre as duas partes acontecia desde meados de julho, durante a vitoriosa campanha da seleção espanhola na Eurocopa. Naquela altura, Merino era um dos principais destaques do elenco que terminou campeão.

Ingleses e espanhóis, então, selaram nesta quinta-feira (22) o acordo para transferência do meio campista, que vai custar 37 milhões de euros (cerca de R$ 230 milhões), em um contrato de cinco anos.

O desempenho do jogador na competição internacional — usado por Luis de la Fuente como um reserva de luxo —, aliado ao seu histórico de liderança e qualidade na Real Sociedad, foi o suficiente para convencer Arteta de que Merino é a peça que faltava em sua engrenagem rumo ao título da Premier League.

Arteta teve papel fundamental na transferência de Merino para o Arsenal

Arteta, então, passou a investir na contratação do jogador. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, o treinador teve papel fundamental para que a transferência tivesse um final feliz tanto para o volante, quanto para o clube. O espanhol agiu da mesma forma com Riccardo Calafiori, um dos principais reforços do clube.

Merino já havia informado a diretoria do time do País Basco que não iria renovar o seu contrato, que se encerrava ao fim desta temporada. A partir daí, o match foi sincronizado: Merino queria o Arsenal e o Arsenal queria Merino.

Além do Arsenal, Merino tinha outras propostas em mãos, mas optou pelo Arsenal, talvez convencido pelo seu novo treinador, que fez um caminho parecido em sua carreira. Quando ainda atuava com as cores da Real Sociedad, Arteta também deixou o futebol espanhol e partiu para a Inglaterra.

Números de Mikel Merino pela Real Sociedad em 2023-24

  • Jogos: 45
  • Gols: 8
  • Assistências: 5
  • Duelos vencidos: 326

Naquele ano, em 2005, optou pelo transferência ao Everton, onde ficou seis temporadas até assinar com o Arsenal, clube da sua aposentadoria. Merino, por sua vez, dará um salto maior: vai direto ao Arsenal para ser a peça chave do esquema já consolidado de Arteta. E com merecimento.

Merino é destaque na Real Sociedad desde que chegou, em 2018. Suas atuações e estilo de jogo rapidamente conquistaram o carisma do torcedor, da mesma forma que conquistou Arteta.

Merino é a cereja do bolo do Arsenal de Mikel Arteta

Na temporada passada, Merino foi o líder em disputas vencidas nas cinco principais ligas da Europa (Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha e França). Na Champions League, classificou sua equipe na liderança do grupo D de forma invicta, enquanto na La Liga ajudou a garantir uma vaga na Liga Europa.

Merino, então, deixa a Real Sociedad como o jogador que mais entrou em campo desde 2018, com 242 partidas disputadas. Nelas, somou 27 gols e 30 assistências.

Jogadores com mais partidas pela Real Sociedad desde 2018

  • Mikel Merino: 242
  • Mikel Oyarzabal: 233
  • Igor Zubeldia: 225
  • Robin Le Normand/Álex Remiro: 221

Merino chega ao Arsenal como possível substituto de Granit Xhaka, que deixou a equipe para assinar com o Bayer Leverkusen na temporada passada. Uma das suas principais características é, justamente, aquela que o Arsenal mais precisa.

O meio-campista costuma ser um destaque nos duelos, tanto pelo alto quanto pelo chão, além de ser muito consistente na recuperação defensiva no campo do adversário, peça que o Arsenal vem sentindo falta. Na La Liga, foi o jogador que mais recuperou bolas neste setor de campo.

Além disso, Merino gosta de aproximar na área e sabe aproveitar os seus quase 1,90 m para finalizar de cabeça. Foi assim, inclusive, que marcou o gol da Espanha na prorrogação das quartas da Euro, contra a Alemanha.

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo