A norma inglesa que impede o Arsenal de ter seu próprio Lamine Yamal
Jovem de 15 anos treina com o time principal, mas fica impedido de jogar a Premier League desta temporada por norma de idade

Nos últimos anos, o Arsenal tem se notabilizado por sua capacidade de revelar jogadores de alto nível. No entanto, o clube está precisando ser paciente antes de usufruir do talento de seu novo prodígio da base em seu time principal.
O nome da vez nos bastidores do Emirates Stadium é Max Robert Dowman, de apenas 15 anos. Nascido em 31 de dezembro de 2009, o jovem atacante não pôde jogar nesta temporada da Premier League em decorrência de uma norma da liga inglesa.
Segundo o regulamento, um jogador deve ter 15 anos completos até 31 de agosto da temporada atual para ser utilizado na competição. Dowman, naturalmente, completou essa idade no último dia de 2024. Por isso, mesmo treinando com o time principal, o atacante só deve estrear no time principal dos Gunners a partir do meio deste ano.
O prodígio londrino disputou 18 partidas nesta temporada pelo time sub-18 do Arsenal, marcando nove gols e concedendo três assistências. A joia também faz parte da seleção sub-17 da Inglaterra e recebeu diversos elogios do técnico Mikel Arteta. Apesar da pouca idade, Dowman tem se mostrado um driblador nato, aoresentando muita velocidade e coragem para enfrentar os zagueiros.
— Algumas coisas que ele faz nos treinos são incríveis. Toda vez que o testamos, ele dá grandes passos — disse o treinador do Arsenal.

Joia do Arsenal seria boa opção em ataque desfalcado por lesões
A comparação entre Max Dowman com Lamine Yamal, do Barcelona, é inevitável. O jogador culé estreou pelo time Blaugrana com 15 anos e 290 dias em 2023, no dia 29 de abril daquele ano.
O craque do Barça também subiu ao time principal naquela época em um momento de transição. Com Xavi ainda no comando, o time catalão viveu momentos de instabilidade, terminou LaLiga com 10 pontos a menos que o campeão Real Madrid, mas lançou ao futebol um dos jovens mais promissores do mundo.
No caso de Dowman, o ataque do Arsenal, esfacelado por lesões, poderia conceder chances ao garoto de conseguir alguns minutos e ganhar experiência em alto nível.
Nesta temporada, Arteta precisou improvisar Mikel Merino como referência no ataque pela falta de um homem de referência na área e sofreu com ausências de Bukayo Saka, Gabriel Jesus e Kai Havertz.
Não fosse pela regra que impede Dowman de jogar nesta temporada, o time londrino poderia já ter testado seu novo prodígio que, quem sabe, pode seguir os passos de Lamine Yamal na elite futebol nos próximos anos.