Espanha

Lenda do Real Madrid se derrete por Yamal: ‘Não vi Messi fazer isso. É referência do Barcelona’

Jovem craque dos Culés brilha na temporada e é apontado como um dos melhores do mundo

Lamine Yamal, com apenas 17 anos, já se consolidou como um dos melhores do mundo. Decisivo na seleção da Espanha no título da Eurocopa 2024, o atacante também é o protagonista do Barcelona nesta temporada ao lado de Raphinha. O nível da joia é tão alto que rende elogios até de uma lenda do maior rival dos catalães.

O ex-meio-campista Guti, que venceu tudo pelo Real Madrid entre 1996 e 2010, tratou o jovem craque como muito melhor do que ele foi e rechaçou as críticas de que Lamine não marca tanto gols (como fez o ex-atleta Francesco Totti).

— Ele está anos-luz à frente do que eu fiz. O melhor? O que é o melhor? Ser o melhor significa ser o melhor em todas as partidas, e em todas as partidas ele não é. Acontece com ele como com Kylian [Mbappé], como Vinicius [Júnior]… Ele tem um talento brutal, e muitas vezes falamos sobre ele não marcar gols, mas é que com os passes que ele faz, ele decide o jogo. Ele é um jogador que decide o jogo com uma jogada — elogiou o ídolo madridista.

Guti ainda fez a clássica comparação com Lionel Messi, o maior craque da história dos Culés e formado em La Masia como Yamal, porque o atual camisa 19 é muito novo para o talento que mostra.

Não vi Messi fazer isso com essa idade. Ele está na primeira divisão e é um jogador juvenil do segundo ano. É um garoto que atualmente é a referência do Barcelona — completou.

Lamine Yamal está entre os cotados para Bola de Ouro

Raphinha abraça Lamine Yamal em Barcelona x Real Valladolid por La Liga, em agosto de 2024. Foto: Icon Sport
Raphinha abraça Lamine Yamal em Barcelona x Real Valladolid por La Liga, em agosto de 2024. Foto: Icon Sport

Com 13 gols e 18 assistências em 42 partidas na atual temporada, Lamine Yamal é colocado por imprensa e torcedores como um dos candidatos a ser o melhor do mundo em 2024/25. Dependerá, claro, do sucesso esportivo do Barcelona, atualmente líder de LaLiga com quatro pontos a mais que o vice Real Madrid, finalista da Copa do Rei (pega justamente os Merengues) e nas quartas de final da Champions League (Borussia Dortmund).

O impacto do ponta espanhol, já quinto melhor do mundo no The Best e oitavo na Bola de Ouro no ano passado, se mostra além dos números no time treinado por Hansi Flick. Ele, bem aberto à direita, gera muito jogo aos catalães, seja com dribles, passes mágicos ou finalizações de fora da área. O craque até se aventura por dentro em alguns momentos e continua desequilibrando.

Ainda há o fator que Yamal tem um concorrente aos prêmios individuais no próprio elenco: Raphinha, com números superiores em participações (27 gols e 20 assistências), é tratado como o principal favorito às premiações após a eliminação de Salah, do Liverpool, na Champions.

Só que, como acontece todo ano, a reta final da principal competição de clubes faz a diferença e quem brilhar mais em quartas, semis e final pode ficar com os prêmios.

— [Eu e Raphinha] Não falamos sobre prêmio de melhor do mundo. Se ganharmos os títulos que temos pela frente, um de nós vai ganhar, seja quem for. Estou muito feliz por Raphinha, sempre digo a ele que sua mudança foi incrível e ele está se divertindo muito. A Bola de Ouro não me preocupa — disse Yamal ao jornal catalão “Sport”.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo