A solução inovadora de Arteta que ameaça o Real Madrid na Champions
Improvisação curiosa do treinador dos Gunners anima equipe londrina para a sequência da competição continental

Um dos principais problemas do Arsenal nesta temporada está no setor ofensivo da equipe. As lesões de Havertz, Saka e Gabriel Jesus limitaram as escolhas do técnico Mikel Arteta, que recorreu a uma solução nada comum para amenizar a falta de opções dos Gunners.
Diante da impossibilidade de contar com seus atacantes “de ofício”, o treinador testou Mikel Merino como um falso nove nos últimos jogos e descobriu uma nova função para espanhol, originalmente um meio-campista.
Desde que estreou na nova função, o jogador marcou quatro gols. Dois diante do Leicester, um na goleada por 7 a 1 diante do PSV na Champions League e um na vitória do Arsenal no clássico por 1 a 0 sobre o Chelsea. Em uma situação emergencial, Merino surge como uma esperança para a equipe londrina, que terá o Real Madrid pela frente nas quartas de final do torneio continental.
Após a vitória diante do Chelsea, Arteta concedeu entrevista e se disse surpreso diante do desempenho de Merino como homem de referência de ataque. O comandante elogiou o comprometimento do jogador, que aceitou o desafio de jogar em outra posição, tendo em vista a necessidade da equipe.
— É incrível que ele esteja marcando. Nunca antes, em toda a sua vida, ele (Merino) havia jogado nessa posição. Estamos em uma emergência e a maneira como eles abordam isso é incrível. Ele quer entender tudo, quer aprender com isso e é muito crítico consigo mesmo — elogiou Arteta.
Solução de Arteta é trunfo do Arsenal contra o Real Madrid na Champions
Nos últimos sete jogos, período em que Merino passou a atuar como um atacante, o espanhol marcou mais gols do que grandes nomes do cenário europeu. A título de comparação, o camisa 23 do Arsenal fez mais gols do que Vinicius Junior, Raphinha, Haaland e Harry Kane.
Os números impressionam e podem ser uma arma importante para o Arsenal diante do Real Madrid nas quartas de final da Champions League. Tal como o ataque londrinho, a defesa madrilenha passa por muitos problemas nesta temporada devido às lesões e falta de opções para o setor.

Mesmo improvisado em outra função, Merino provou que consegue fazer gols e pode aproveitar da fragilidade espanhola para marcar e ajudar os londrinos a passar de fase na competição.
Em entrevista ao ”Stadium Astro” o meia disse que é divertido jogar como um centroavante, mas ressaltou que continua se adaptando a nova função, já que não toca tantas vezes na bola e precisa criar espaços e estar no lugar certo para finalizar.
— Este novo papel de atacante é diferente. É difícil, mas é divertido para mim. Isso me fez apreciar mais o trabalho dos atacantes. Eu sei o que tenho que fazer: às vezes você não toca na bola, mas tem que estar no lugar certo, criar espaço para os outros, pressionar o máximo possível. Estou tentando me adaptar o mais rápido possível, mas acho que fiz um bom trabalho até agora — concluiu Merino.
As partidas de ida das quartas de final da Champions League ocorrerão nos dias 8 e 9 de abril. As de volta estão marcadas para os dias 15 e 16 do mesmo mês.