Inglaterra

A ‘arma secreta’ do Arsenal está de volta — e pode ser determinante para, enfim, ganhar a Premier League

Equipe londrina bateu o Lyon por 2 a 0 na tarde deste domingo em Londres com dois gols de bola parada

O torcedor do Arsenal acompanhou com euforia a vitória dos Gunners por 2 a 0 diante do Lyon, pela decisão da Emirates Cup, neste domingo (11).

Mais do que a vitória, os londrinos puderam testemunhar a efetividade daquela que pode ser uma das principais armas ofensivas da equipe nesta temporada. 

Assim como foi durante o ciclo 2023/24, a bola aérea do Arsenal se mostrou eficiente mais uma vez. Foi por meio dela que o time londrino marcou os dois gols diante do Lyon nesta tarde.

Logo aos nove minutos de jogo, Declan Rice cobrou escanteio no meio da pequena área, e Saliba subiu bonito para abrir o placar na capital inglesa.

Aos 26 minutos, Rice cobrou mais um escanteio pela esquerda. Desta vez, o goleiro brasileiro Lucas Perri falhou ao sair do gol, e Gabriel Magalhães aproveitou a meta vazia para anotar mais um, fechando o placar do jogo.

Duas provas do trunfo ofensivo que as bolas paradas — set pieces, em inglês — oferecem ao time de Mikel Arteta, o que também está longe de ser uma novidade.

Por que a bola aérea do Arsenal é tão decisiva?

Mikel Arteta conta com um auxílio especializado para fazer da bola parada ofensiva do Arsenal uma arma poderosa. O clube londrino conta com um treinador específico para este tipo de jogada, Nicolas Jover. 

Desde que chegou aos Gunners em 2021, o número de gols marcados em bolas aéreas aumentou substancialmente.

Para se ter uma ideia, o trabalho do ex-auxiliar de Guardiola no Manchester City culminou no recorde de gols marcados neste quesito na última temporada da Premier League.

Dos 91 gols marcados pelo Arsenal, 20 acabaram marcados após cobranças de bolas paradas, maior número entre todas as equipes da competição. Deste montante, 13 foram de escanteio.

O papel de Jover é criar padrões de movimentações na área, aproveitando as características de seus jogadores, e as fraquezas da defesa adversária.

Com isso, os times que enfrentam o Arsenal sentem uma enorme dificuldade para marcar este tipo de lance, já que não sabe o tipo de abordagem a ser utilizado pelos londrinos.

Torcida dos Gunners se anima com desempenho ofensivo da equipe

Na internet, o torcedor do Arsenal demonstrou imensa confiança de que este ano o time consiga quebrar finalmente o jejum de títulos da Premier League.

Boa parte dos adeptos dos Gunners demonstraram sua admiração com o jogo praticado pela equipe neste domingo.

O ‘Bolas Paradas FC' está de volta. Muito dominante, poderia ter marcado muito mais — disse um torcedor após o triunfo contra o Lyon.

Já outro torcedor acredita que Rice poderia ter sido mais utilizado por Gareth Southgate, então treinador da Inglaterra, durante a Eurocopa. A qualidade na batida de bola do meia é fundamental para que a bola aérea do Arsenal funcione corretamente.

Há uma semana do início da Premier League, o desempenho demonstrado pelo Arsenal animou seu torcedor, que aguarda ver muitos gols de sua equipe utilizando de sua força aérea.

O Arsenal perdeu apenas um jogo nesta pré-temporada, diante do Liverpool por 2 a 1. Os Gunners estreiam na Premier League frente ao Wolverhampton no próximo sábado (17), às 11h (horário de Brasília).

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo