Inglaterra

Por que Arteta se empolga com Gabriel Jesus ‘diferente’ após goleada do Arsenal sobre Leverkusen

Gunners venceram o atual campeão alemão por 4 a 1, e o atacante brasileiro, mais confiante, marcou mais um na pré-temporada

O Arsenal não se intimidou ao enfrentar o campeão alemão nesta quarta-feira (7) no Emirates Stadium. Em 40 minutos, o placar já tinha três a favor dos Gunners, que fecharam em 4 a 1 sobre o Bayer Leverkusen.

No último desafio antes de 2024/25 iniciar, o técnico Mikel Arteta viu Gabriel Jesus marcar mais uma vez, o segundo dele na pré-temporada.

Após fazer o segundo contra o Manchester United como um autêntico camisa 9 na última semana, hoje o atacante partiu de fora da área, limpou a marcação e bateu bonito rasteiro para colocar o terceiro no placar.

Esses gols fazem parte de uma nova postura do brasileiro, iniciada desde o término da última temporada, quando virou reserva para Kai Havertz.

Na coletiva pós-jogo, Arteta detalhou que tudo em Jesus está diferente, desde a energia até a maneira que se movimenta jogando. Ressaltou a necessidade de regularidade, no caso do atacante, seria física, visto os seguintes problemas nos últimos anos.

— Como eu disse desde o primeiro dia, a primeira sensação quando o vi [Jesus] depois de falar com ele no final da temporada foi algo diferente. Eu podia sentir isso. Sua energia era diferente, a maneira como ele parece é diferente, a maneira como se move é diferente e ele realmente quer isso. Agora é uma questão de encontrar a consistência e fazer isso em qualquer contexto, qualquer situação, qualquer dia, a cada três dias, por 90 minutos, por 30 minutos, por 70 minutos. OK – o que você é capaz de produzir nessas circunstâncias. Mas ele parece bem — elogiou o técnico do Arsenal.

Jogando todas da pré-temporada, titular em 3 de 4, o brasileiro passa bom recado, especialmente hoje por conseguir estar ao lado de Havertz, teoricamente o dono do centro do ataque.

Inclusive, no segundo gol contra o Leverkusen, Gabriel deu o passe para o alemão antes da assistência para Trossard.

Questionado sobre a movimentação da dupla, com Jesus abrindo espaço para Havertz correr, Arteta destacou que há uma boa conexão com a dupla pela similaridade em características.

— Sim, é algo que você pode ver acontecendo. É natural e flui. Há uma boa química entre eles e Leo [Leandro Trossard] também, porque todos esses três têm aquele perfil falso de nove. Eu realmente gostei do que vi hoje — analisou.

Claro que os jogos amigáveis não garantem que a temporada que se avizinha será perfeita ao ex-Palmeiras. Ainda mais em um time ainda parte reserva, com Bukayo Saka e Gabriel Martinelli saindo do banco no 2º tempo.

Arteta tenta dar confiança ao brasileiro

Na vitória sobre o Manchester United, Arteta aproveitou que Jesus marcou para exaltar a preparação do atacante, novamente passando confiança e acreditando na volta por cima.

— Ele (Jesus) parece muito bem, ele parece muito afiado. Ele mudou muitas coisas durante o verão e voltou em ótimas condições novamente. Quando você tem essa base, outras coisas podem ser construídas, mas sem essa base não temos um jogador e ele precisa estar nessa condição para tirar o melhor dele. A maneira como ele olha, a forma como ele se move. Dá para ver em seus olhos que há uma faísca ali. — disse.

Confiança é importante para Gabriel Jesus, que perdeu 33 jogos por lesão em 2 anos

Demonstrar uma diferença, marcar gols e receber elogios do técnico é o que o camisa 9 do Arsenal precisa para retomar a confiança após temporadas difíceis.

Contratado em 2022, Jesus conseguiu ser um complemento perfeito a Martinelli e Saka no ataque e marcou 11 gols na Premier League 22/23, além de seis assistências, em campanha que terminou com o vice.

Mesmo assim, sofreu com uma lesão no joelho que o tirou quase 100 dias dos gramados — ou 17 partidas.

Os problemas físicos marcariam ainda mais a temporada seguinte, quando teve três lesões no joelho e uma na coxa.

Gabriel Jesus sente lesão durante jogo do Arsenal
Gabriel Jesus sente lesão durante jogo do Arsenal (Foto: Icon Sport)

Foram 85 dias no departamento médico em 23/24 e 16 jogos perdidos, o que totalizou 33 duelos fora em dois anos.

Com isso, Gabriel viu Trossard, nos Gunners desde janeiro de 2023, e Havertz, contratado para última temporada, ganharem mais minutos e se consolidarem como uma opção ao centro do ataque.

Até por isso, teve momentos em 23/24, que mesmo saudável, o atacante não jogou por opção técnica de Arteta.

Minha última pré-temporada não foi boa porque eu estava sentindo meu joelho, então tive que fazer uma cirurgia e perdi toda a pré-temporada. Então, eu estava tentando forçar durante aquela pré-temporada, mas no final não consegui e fiz uma cirurgia — revelou o atacante.

Com contrato até 2027 com o clube londrino, Gabriel Jesus não deve mudar de time neste momento, apesar de especulações apontarem que a questão física pode fazer os Gunners o negociarem.

A estreia no Campeonato Inglês 24/25 acontece em 17 de agosto, quando recebe o Wolverhampton no Emirates.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo